Minicursos
GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
Maria Elaine dos Santos Soares, Vinicius Carvalho Beck |
Criptografia: Evolução histórica e aplicação na função afim e sua inversa | |
Lívia Azelman de Faria Abreu, Ramon Chagas Santos, Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO DO 1º GRAU | |
Helenara Souza, Fabricio Soares, Cátia Maria Nering |
Descomplicando Fórmulas Matemáticas Por Meio do Geoplano Tradicional e do Geoplano Digital | |
Marília do Amaral Dias, Maria Elaine dos Santos Soares |
JOGOS: UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHO DINÂMICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Cintia Schneider, Maiara Elis Lunkes |
A DIVISÃO EUCLIDIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL – E O RESTO? | |
Janete Jacinta Carrer Soppelsa, Luisa Rodrígues Doering, Cydara Cavedon Ripoll |
SERÁ QUE A VERIFICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS SÓ VALE PARA A SOMA DAS ÁREAS DOS QUADRADOS SOBRE OS CATETOS? | |
Josieli Duranti, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
UTILIZANDO O SOFTWARE SWEET HOME 3D PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO | |
Nícolas Giovani da Rosa, Thalis Peixoto, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
CONSTRUINDO E APRENDENDO COM O GEOPLANO | |
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto |
EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM | |
Eliamar Ceresoli Rizzon, Daniel Francisco Nichele, Jéssica Elisabeth Johann Dias, Maurício Ramos Sgarbi |
MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa |
PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA: LIVRO-JOGO COMO DESAFIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: ASPECTOS HISTÓRICOS E PROPOSTA DE ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS | |
Elenice de Souza Lodron Zuin, Célio Moacir dos Santos |
O SCRATCH COMO UMA POSSIBILIDADE NA SALA DE AULA | |
Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia |
TRABALHANDO COM APLICATIVOS NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO E APREDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Karina Nunes da Silva, Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. | |
Jorge Brandão, Denize Silveira, Elisângela Magalhães |
MINICURSO PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
Mauren Porciúncula, Karine Cunha Duarte Silva, Milena Ruas Marques, Gabriela Machado Moura |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Elion Souza da Silva, Fabiana Chagas Andrade, Jefferson Araujo Santos, Stephenson Luiz da Silva |
DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME | |
Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino |
Pôsteres
FORMAÇÃO CONTÍNUA: CURRÍCULO LATTES | |
Jéssica Sousa Santos, Rosimeyre Vieira da Silva, Cícero dos Santos Teixeira |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: MATEMÁTICA, ECONOMIA, SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Alisson Henrique dos Santos |
O ENSINO DE MATEMÁTICA MEDIADO PELOS JOGOS: BRINCANDO COM OS NÚMEROS | |
Paulo Jose Santos Pereira |
O TABULEIRO BHASKARA | |
Mélany Silva dos Santos, Makele Verônica Heidt |
ESTATÍSTICA APLICADA AO COTIDIANO DOS DISCENTES | |
Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima |
O CONHECIMENTO DE BIOLOGIA E MATEMÁTICA A PARTIR DE JOGOS | |
Luiz Silva Santos, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves |
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES NO NÍVEL SUPERIOR | |
Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO | |
Jorge André Silva Paiva, Márcia Roberta Santos Pires Silva |
CÓDIGOS NA SALA DE AULA | |
Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA Aprendendo através de jogos | |
Jane Cristina da Silva, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Ivo Antônio da Conceição Ribeiro |
DETERMINAÇÃO DA LEI DE UMA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º. GRAU POR MEIO DE SEU GRÁFICO EM MATRIZES DE ALTO RELEVO | |
Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Mylane dos Santos Barreto |
CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO CURSO DE GEOGEBRA OFERECIDO PELO SITE OGEOGRA EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) | |
André Luís Pereira Souza |
A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA INTERATIVA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA | |
Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Deusaguimar Divino da Silva |
APRESENTANDO A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HITÓRICO | |
Valeria Rosado Pinheiro, Gracielle Antunes de Araújo, Luciano de Oliveira Santos |
INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA | |
Carla Milena Spielmann, Géssica dos Santos, João Lucas da Silva Palma, Daniel Francisco Nichele |
GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio |
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA | |
Gracielle Antunes Araújo, Fabiana Ferreira Santana, Valéria Rosado Pinheiro |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS | |
Ariosvaldo Andrade dos Santos, Célio Moacir dos Santos, Thiago Campos Magalhães |
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Gracielle Antunes de Araújo, Valéria Rosado Pinheiro, Adelino José dos Santos |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES PRISIONAIS | |
Lucas Henrique dos Santos, Mayara Napoleana Martim Justo dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gustavo Fernando Bernardes da Silva, André Luiz Oliveira Capoano, Alessandra Querino da Silva, Rita Cassia de Oliveira |
CRUZADINHA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Alessandra Querino da Silva, Natiele de Almeida Gonzaga |
ENSINO DE ESTATISTICA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA | |
Aline Cafruni Gularte, Lisiane Priscila Roldão Selau |
EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE MONITORIA EM MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA | |
Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
FORMALIZAÇÃO E INTUIÇÃO NO APRENDIZADO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA, VERA LÚCIA RAGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
INVESTIGANDO O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM GEOMETRIA | |
Deusaguimar Divino Silva |
JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
MATEMÁTICA E JOGOS: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM | |
Pâmela Ceolin Pinto, Maurício Ramos Sgarbi, Claudiane Raquel Feltes, Rosí de Fatima Oliveira Portela |
MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL | |
Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
OBSTÁCULOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA | |
Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
PROCESSOS DE CONVERSÃO NA ESCRITA NUMÉRICA: Prova Brasil | |
Jeremias Stein Rodriguês |
Proposição de aplicações interativas em web para ensino de estatística EAD | |
Bruna Martini Dalmoro, Lisiane Priscila Roldão Selau |
RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA NOS LIVROS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COM BASE NO PNLD 2015 | |
Elisangela Brauner, Maria Cecilia Pereira Santarosa |
SERÁ QUE REALMENTE SÃO APENAS CINCO OS SÓLIDOS DE PLATÃO? | |
Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
UMA METODOLOGIA PARA UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO EM UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO BIMODAL: APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO EM AMBIENTES CONSTRUCIONISTAS | |
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
USO DE VIDEOAULAS PARA O ENSINO PRESENCIAL DE ESTATISTICA | PDF () |
Aline Cafruni Gularte, Lisiane Priscila Roldão Selau |
MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE | |
JAQUELINE SIMON, Luiz Henrique Ferraz Pereira |
MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: INTERLIGANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Graziela Macuglia Oyarzabal, Nádia Teresinha Schröder, Milena de Sá Almeida |
CAÇA COM CÓDIGOS | |
Ruana Maíra Schneider, Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
O número e de Euler | PDF () |
Robson Lucas Soares da Silva, Francisco Batista de Medeiros |
Possíveis articulações e contribuições da plataforma Moodle para a formação de professores de Matemática. | |
Liliane Oliveira Souza |
A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO JOGO “NUNCA DEZ” | |
Milena Stülp da Silva, Caroline Roesch, Gláucia Cabral Moraes |
DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS: SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Danielly Fraga Santana |
ABORDAGEM DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS: UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO ADMINISTRADOR | |
Fernanda Oliveira dos Santos, Suzi Samá |
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NO CONTEXTO DA VARIABILIDADE | |
Wanderley Moura Rezende, Tayná Lobo da Silva |
O VOLUME DA PIRÂMIDE EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA | |
Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Albérico Teixeira Canário de Souza, Antônio Roberto Silva |
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza |
MATEMÁTICA E OS ORIGAMIS MODULARES | |
Micael Silva dos Santos, Rafael Pereira de Melo, Emanuel Gomes Lourenço, Alberico Teixeira Canário de Souza |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: PROJETO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva, Mariângela Camba |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
A Sustentabilidade contemplada por meio da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
Isabelly Cristina Mottin, Polyanna Mondadori Santos |
AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE DISCUTEM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO | |
Janice Rubira Silva |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO: AS LENTES QUE O PERCEBEM | |
Janice Rubira Silva |
RELATO E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA: A MATEMÁTICA NO BRINCAR DE CONFECCIONAR ROUPAS | |
Dulce Stela Schramme, Thais Leonardo Rodrigues Silva, Neila Tonin Agranionih |
OPERAÇOES COM NUMEROS INTEIROS ASSOCIADA A METODOLOGIA DE JOGOS | |
Aline de Oliveira Sant Anna |
ESTRUTURAS ADITIVAS: PROBLEMAS DE TRANSFORMAÇÃO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ewellen Tenorio de Lima, Arlam Dielcio Pontes da Silva |
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA AULA DE MATEMÁTICA: construindo ambientes de aprendizagem | |
Arlam Dielcio Pontes da Silva, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
LIVRO-JOGO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: PROPOSTA DO PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA | |
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos, Ettiène Cordeiro Guérios |
MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA CULTURA DIGITAL | |
Rose Mary Kern Martins, Diva Souza Silva |
CONHECENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Luana Danelli Silva |
BARALHO DE FRAÇÕES: UMA ALTERNATIVA DIFERENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maiara Bernardino da Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Rosângela Araújo da Silva |
O TRABALHO EM GRUPO POTENCIALIZANDO A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Paola Reyer Marques, João Silva, Letícia Maffei |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UMA COMBINAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Jonata Souza Santos, Rosana Pinheiro Fiuza, Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA: CONCEITOS E INTERVENÇÕES | |
ZENAR PEDRO SCHEIN |
JUROS SIMPLES E COMPOSTOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS | |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Marlene Alves Dias, Míriam do Rocio Guadagnini |
A APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DUM PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A geometria euclidiana presente no Forte do Castelo. | |
Ivo Antônio da Conceição Ribeiro, Jane Cristina da Silva, Rita Sidmar Alencar Gil, José Luis Magalhães da Silva |
PIBID/CAPES/UPF 2016: JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
JAQUELINE SIMON, Rafael Andrioli da Rosa, Adrieli Rejane Daronch |
AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA | |
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood |
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1°. GRAU COM UMA INCÓGNITA. | |
Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida |
MATEMÁTICA PAI D’ÉGUA: DESFRUTANDO DE CONCEITOS CULTURAIS DO ESTADO PARAENSE | |
Caio de Siqueira Bendelak dos Santos, José Luís Magalhães da Silva, Matheus dos Santos Martins, Rita Sidmar Alencar Gil |
Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula | |
Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Jonas Miranda Vilamar de Souza, Ana Paula Rangel de Andrade |
UM OLHAR PARA OS ERROS APRESENTADOS POR ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO DESENVOLVIDAS EM JOGOS LÚDICOS | |
Dionatan de Oliveira Nadalon, Gabriel de Oliveira Soares, Sabrina Londero da Silva Rossato |
O ESTUDO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
Wilma Pereira Santos Faria, Maísa Gonçalves da Silva |
ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS COMO FACILITADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA VIVÊNCIA DO PIBID | |
Adriano dos Santos, Daniela Miotte, Carolina Bruski Gonçalves, Elizangela Weber |
A CONCEPÇÃO DE ÂNGULO EM ALUNOS DOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ESTUDAREM CINEMÁTICA | |
Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
ALTAS HABILIDADES EM MATEMÁTICA: INCENTIVANDO POTENCIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Karin Ritter Jelinek, Patrícia Lima da Silva |
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO -MATEMÁTICA-7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Leticia Lima de Almeida, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio |
AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | PDF () |
Gerson Scherdien Altenburg, Cristina Franz Strelow, André Luis Andrejew Ferreira |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL | |
Lisiane Santos Flores, Adriana Dietze Weber, Alvino Alves Sant'Ana |
O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE: A UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO | |
Lívia Ladeira Gomes, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Carla Fernanda Siqueira B de Freitas dos Santos |
Oficina de números positivos e negativos: possibilidades para aprender matemática | |
João Francisco Staffa da Costa |
OS GRÁFICOS: UM CAMPO FÉRTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO AUTÔNOMO | |
LEANDRO DE ANDRADES CAMPOS, RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA |
PENSAMENTO ARITMÉTICO: UM EXPERIMENTO COM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Neide Alves Schaeffer, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
PIBID MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Reinaci Silva, Lucas Pablo Ferreira dos Santos |
UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS SPACE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE TRAJETÓRIA E ÂNGULO EM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Savana dos Anjos Freitas, Jonata Souza dos Santos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
Matemática e Teatro: uma proposta interdisciplinar | |
Paula Tatiane Froehlich Sachser |
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet |
O JOGO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS DIFICULDADES DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS | |
Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Elizangela Weber |
APRENDENDO DE FORMA LÚDICA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS: EXPERIÊNCIAS DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA | PDF () |
Vanessa Rodrigues Lopes, Bruna Melo de Souza, Marcilio Rocha da Silva |
JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES | |
Rosângela Araújo da Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva |
Diferentes Interpretações do Número Racional: Uma Análise de Livros Didáticos | PDF () |
Veronica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio |
O ENSINO INTRODUTÓRIO DE ÂNGULOS ATRAVÉS DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS | |
Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva, Rosângela Araújo da Silva |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COM ORIGAMI A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DE UMA PMD | |
Francielle Quaresma farias da Silva, Kevila Cezario de Morais, Dilza Côco |
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL E DE RECURSO TECNOLÓGICO | |
MAIARA ANDRESSA STREDA, ROSI KELLY REGINA MARMITT, Lucilaine Abitante Goin |
ENSINO DE QUADRILÁTEROS COM USO DE UM JOGO DE TRILHAS | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Natiele de Almeida Gonzaga, Alessandra Querino da Silva |
A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA OS JOGOS MATEMÁTICOS | |
Cintia Melo dos Santos, Gabriel Moreno Vascon |
OS MATERIAIS CONCRETOS COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1°GRAU | |
Glauce Kelly Souza de Oliveira, Larissa Beatriz Molgora, Cíntia Melo dos Santos |
Educação Matemática no Ensino Médio
SITUAÇÕES DE ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian |
SAÚDE E MATEMÁTICA: A interseção entre a teoria dos conjuntos e os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti | |
Matheus Dos Santos Martins, Fernanda Suely Barata, Deiziany de Sousa Lobo |
MATRIZES, TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OBRAS DE ARTE: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA | |
Lauro Chagas e Sá, Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ESTUDO DO GRÁFICO DA FUNÇÃO MODULAR DO TIPO f(x)=a∙|bx+c|+d | |
Josimar José dos Santos |
EXPERIMENTANDO RECEITAS DE FUBÁ E TANGRAM NO ENSINO DE FRAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE SER ALUNO E SER PROFESSOR EM UM CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO | |
Guilherme Vier, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA GEOMETRIA ESPACIAL: UMA ABORDAGEM EM SALA DE AULA UTILIZANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E O GEOGEBRA | |
Fabiane Lima Righi, Maria Cecília Pereira Santarosa |
CRIPTOGRAFIA E O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E SUA INVERSA | |
Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Alex Cabral Barbosa |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO GRAUS, COM O SOFTWARE GEOGEBRA, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA | |
Luciano Feliciano de Lima, Valdiron Robson Ferreira de Sousa, Matheus Souza Amorim |
TABULEIRO TRIGONOMÉTRICO: JOGOS MATEMÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO | |
Nair Rodrigues Souza, Thayane Amaral do Nascimento |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM DE PROPRIEDADES DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU | |
Ricardo da Silva Santos, Anderson Antonio Alves Cesário, Tatiane Felipe Lopes |
O BINGO DA GEOMETRIA ANALÍTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Mélany Silva dos Santos |
UMA PROPOSTA DE TAREFA EXPLORATÓRIA NO SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA | |
Ruana Maira Schneider, Rafael Descovi Galelli |
UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Danielle Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber |
Discussões sobre Educação Financeira à luz da Educação Matemática Crítica. | |
Adriana da Conceição Tesch, Anderson José da Silva |
ESTUDO DOS TIPOS DE AVALIAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA | |
Kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma farias da Silva, Dilza Côco |
USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ABORDAGEM DE PRISMA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Jean Martins de Arruda Santos, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da Silva |
ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: um estudo a partir de dissertações e teses | |
Juliana Batista Pereira dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara, Valderez Marina do Rosário Lima, Gisella de Souza Ferreira |
UM APANHADO SOBRE A PRESENÇA DA INTERDISCIPLINARIDADE EM DOCUMENTOS OFICIAIS A PARTIR DA LDBEB 9394/96 até 2016 | |
Neslei Noguez Nogueira, Denise Nascimento Silveira |
EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
MAIARA ANDRESSA STREDA, Fabiana Patricia Luft, Leandro Klein, Claudia Maria Costa Nunes |
Educação Matemática no Ensino Superior
CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO EM LIVROS DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA | |
Gabriel De Oliveira Soares, Helena Noronha Cury |
UMA EXPERIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DE ESTRUTURAS ALGÉBRICAS | |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO: ALGUMAS PRODUÇÕES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO | |
Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Amanda Stefani Stefani, Marcelo Carlos Proença |
O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM | |
Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
A MATEMÁTICA NA BIOLOGIA: O ENSINO INTEGRADOR | |
Marfisa Hyanchelle Cortez Costa, Ellen Abigail Lima de Sousa, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves |
ANÁLISE DE ERROS DE CALOUROS DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM ASSUNTOS PRÉ-CÁLCULO | |
Antonio Fabio Nascimento Torres, Luis Havelange Soares |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? | |
Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos |
CÓMO IMPACTA LA RECURSIVIDAD EN LA ENSEÑANZA EN CIENCIAS DE LA COMPUTACIÓN | |
MARIO ENRIQUE QUINTANA, JORGE ENRIQUE SAGULA, FLORENCIO ISIDRO MONZON |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
Explorando a Geometria Fractal com o GeoGebra | |
Marcelo Wachter Maroski, Lecir Dalabrida Dorneles, A. Patricia Grajales Spilimbergo, Claudia Piva |
A produção de material didático digital para desenvolver uma prática pedagógica com situações problemas na formação de professores de Matemática | |
Daniel da Silva Silveira |
ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DA ROBÓTICA: A TECNOLOGIA DIGITAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
Andrew Felipe Silvério Souza, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnior Lessa Gonçalves, Luciano Cássio Lulio |
OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCUSSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Nilce Fátima Scheffer, Angélica Elis Heineck, Eliziane Comachio, Raquel Zanandréa |
GEOGEBRABOOK: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
Bernarda Souza de Menezes, Daniela Barcellos Haas |
ATRIBUINDO SIGNIFICADOS À MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Eliel Constantino da Silva, Wellem Cristiam Teixeira Rodrigues, Maria Raquel Miotto Morelatti |
CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Ana Paula de A. Janz Elias, Flavia Sucheck, Marcelo Souza Motta |
O ENSINO HÍBRIDO E AS INOVAÇÕES SUSTENTADAS E DISRUPTIVAS | |
Josias Dioni Bravim, Vanessa Battestin Nunes, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NO GEOGEBRA 3D SOBRE POLIEDROS | |
NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA, Wendel de Oliveira Silva |
TECNOLOGIAS DIGITAIS e o CALCULO DIFERENCIAL: ações e interações de um aluno em espaços virtuais | |
Vanessa Rodrigues Lopes, Suely Scherer |
UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Ivanete Fátima Blauth, Suely Scherer |
UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO DISPOSITIVO MÓVEL COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID EM RVA | |
Mari Aurora Reis, Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Serrano Neto, Marlise Geller |
O USO DE APLICATIVOS PARA ANDROID NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Karina Nunes da Silva, Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
MULTITAREFA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O SCRATCH | |
Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia, Marlise Geller |
E-BOOKS EM SALA DE AULA | |
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer |
MAPEAMENTO DE PESQUISAS A CERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO E UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES | |
Andressa Teixeira Sobrinho, Maria Arlita Soares |
MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS | |
Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati |
TRANSFORMAÇÕES LINEARES: SEQUENCIA DIDÁTICA E O USO DO GEOGEBRA | |
Eliza Souza Silva, Jeane do Socorro Costa Silva |
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS DAS EXATAS NA MODALIDADE EAD | |
Simone Soares Echeveste, Tania Elisa Seibert, Fernanda Dellinghausen, Beatriz Oliveira da Costa |
ENSINO DE MATRIZES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Wendel Oliveira Silva, Renata Tavares Nascimento |
O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Taiane Carrilho Rosa, Vinicius Carvalho Beck, Denise Nascimento Silveira |
O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS | |
Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo |
ENCONTRANDO O IMC COM O GEOGEBRA E CONSTRUINDO DIETAS NO EXCEL: UMA ATIVIDADE DE FUNÇÕES AFIM E MATRIZES. | |
Juliana Schivani, Emanuel Gomes Lourenço, Alexsandro Paulino Oliveira |
GEOGEBRA COMO UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS VINCULADO A MANIPULAÇÃO DE IMAGENS | |
Jullian da Silva Moreira, Wagner Ferreira de Santana |
O GEOGEBRA E A GEOMETRIA DOS SISTEMAS LINEARES DE ORDEM 3 | |
Jaedson Carvalho da Silva, wagner Ferreira de Santana |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM E RECURSOS DIGITAIS: UM ALIADO PARA O ENSINO-APRENDIZADO NO ESTUDO DA MATEMÁTICA ESCOLAR NA GERAÇÃO MILLENIUM | |
Tassiana Truccollo Schmitt |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
Jogos para o ensino de aritmética no manual Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque | |
Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
O uso da História da Matemática nos anos finais do ensino fundamental | |
Reinaci Silva, Caio Sérgio Oliveira Xavier |
SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NO CURSO DE MATEMÁTICA DE ALGACYR MUNHOZ MAEDER | |
Elenice de Souza Lodron Zuin, Célio Moacir dos Santos |
IMPORTÂNCIA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA PRÁTICA- PEDAGÓGICA DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM LONDRINA | |
Ricardo Silva Souza, Gabriel dos Santos e Silva |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DA DÉCADA DE 1960: INDÍCIOS DE UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Aline Schwade, Isabel Koltermann Battisti |
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ESTUDO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES DE RENÉ DESCARTES | |
Fernanda Manhães Santos, Ingrid Suély Queiroz da Silva, Ana Paula Rangel de Andrade |
ESTABELECENDO RELAÇÕES ENTRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA HUMANIDADE: MOVIMENTOS E APRENDIZAGENS DURANTE UMA SEMANA DA MATEMÁTICA | |
Lauro Chagas e Sá |
HISTÓRIA ORAL: narrativas de professores de Matemática | |
Cris Elena Padilha Silva, Diogo Franco Rios |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO RESPALDADA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL | |
Daniela Cristina de Oliveira, Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos |
CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MATAPI: Um Estudo Etnomatemático | |
Jane Cristina da Silva, Ivo Antonio da Conceição Ribeiro |
A IMAGEM (DESENHO), AS CONCEPÇÕES IDEOLÓGICAS E AS SUAS FORMAS DE VISUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS – UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | Sem título |
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, VERA LÚCIA RANGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
Elementos na História do Ensino de Matemática em um Colégio Salesiano Feminino entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso UNO. | |
Luciani Coelho Guindo Santos, Edilene Simões Costa dos Santos |
CECY CORDEIRO THOFEHRN: uma professora e autora gaúcha | |
Francine Fernandes Araujo, Circe Mary Silva da Silva |
A Tendência Socioetnocultural na Educação Matemática | |
Lara Cansi de Moraes, Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Lucilaine Goin Abitante |
A PLURALIDADE ÉTNICA, SOCIAL E CULTURAL NA SALA DE AULA | |
Tatiana Taís Schein, Gabriela Gohlke Bley, Lara Cansi de Moraes, Lucilaine Goin Abitante |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
EDUCAÇÃO FINANCEIRA, MATEMÁTICA E ECONOMIA: EXPERIÊNCIAS ACERCA DE UM PROJETO DE EXTENSÃO | |
Regina Célia Guapo Pasquini, Alisson Henrique dos Santos |
EXPECTATIVAS E AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DE MATO GROSSO | |
Marcela Bonet Becher Schavaren, Rute Cristina Domingos da Palma |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE | |
LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA |
UTILIDADE DO LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM SEGUNDO A VISÃO DE PROFESSORES | Sem título |
Jean Martins de Arruda Santos, Anyla Laíse Santos, Valdir Bezerra dos Santos Júnior |
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES INICIANTES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Edlauva Oliveira Santos, Evandro Ghedin |
COMPREENSÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO RELATIVAS AOS PROCESSOS DE CONHECER E ENSINAR MATEMÁTICA | Sem título |
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Greice Scremin |
UM ESTUDO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DO ENSINO INVESTIGATIVO DE MATEMÁTICA | |
Denise Knorst da Silva, David Antonio da Costa |
O PROFESSOR FORMADOR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E O SEU ENTENDIMENTO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL, SABERES E PRÁTICAS | |
Cleberson Pereira Arruda, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
A FEIRA DE MATEMÁTICA NO ESTADO DA BAHIA: ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
ALAYDE FERREIRA DOS SANTOS |
(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO POR LICENCIANDOS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Danielly Fraga Santana, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PEDAGOGOS DE UM CURSO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Sandra Maria da Silva, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE FUTUROS PEDAGOGOS ANTES DE INGRESSAREM NO CURSO DE PEDAGOGIA | |
Rejane Siqueira Julio, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
CALEIDOCICLO - MONTAGEM E CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE PODEM SER DESENVOLVIDOS | |
Ettiène Guérios, Luana Leal, Sirley Santos Cezar Siqueira |
COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva |
DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA | |
Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
Mal-estar de professores de matemática | |
Luana Maria Santos da Silva, Tanise Paula Novello |
PDE ELO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
vanessa lucena, Renata Camacho Bezerra, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
O USO DE TECNOLOGIA POR MEIO DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Mercedes Matte da Silva, Lori Viali |
O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMÁTICA: DISCURSO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Sem título |
Cintia Schneider, Deise Nivia Reisdoefer, Rosana Maria Gessinger |
DIDÁTICA FRANCESA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Ronald Feitosa Moraes, Francisca Tuanny Aparecida da Silva Souza, Aylla Gabriela Paiva de Araujo, Francisco Rômulo Feitosa Moraes |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO |
UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS DE ROTAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: INVESTIGAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Silvana Cocco Dalvi |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ESTUDOS SOBRE O SIGNIFICADO DE FRAÇÕES PARTE-TODO | |
APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco |
QUESTÕES PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO PARA ENSINAR DIVISÃO DE FRAÇÕES | |
Jeferson Gomes Moriel Junior, Matheus Candido Teixeira, Vicente Pedroso da Silva Filho, Claudio Zimmermann Junior |
REFLEXÕES DE CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE | |
Ariel Wesley Soares, Alexandre Krüger Zocolotti |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto |
AS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS EM FORMAÇÃO INICIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS TURMAS DA EJA EM BELÉM DO PARÁ | |
Jeane do Socorro Costa Silva, Eliza Souza Silva |
A GEOMETRIA PLANA POR MEIO DE ATIVIDADES NO GEOGEBRA: contribuindo para uma aprendizagem significativa na EJA. | |
Jeane do Socorro Costa Silva, Eliza Souza Silva |
UM ESTUDO SOBRE O PIBID E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO A PARTIR DOS TRABALHOS APRESENTADOS EM DOIS EVENTOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Jaquelini Rocha Simão, Tania Teresinha Bruns Zimer |
A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um olhar a partir do estágio curricular supervisionado | |
Ana Carolina Evangelista Sousa, Roseli Araújo Barros |
DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZADO DA GEOMETRIA: POR QUE OS EDUCADORES NÃO ENSINAM E OS EDUCANDOS NÃO APRENDEM? | |
Tassiana Truccollo Schmitt |
Avaliação em Educação Matemática
UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2006 E 2016 SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
Thaís Paschoal Postingue, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Andrew Felipe Silvério Souza |
A BUSCA POR VALOR DESCONHECIDO EM QUESTÕES DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva |
ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva, Cristina Cavalli Bertolucci, Lupi Scheer dos Santos, Fabrício Monte Freitas |
AVALIAÇÃO DA XXXII FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS | |
Vilmar José Zermiani, Iraci Müller, Carlos Efrain Stein, Vilmar Ibanor Bertotti Junior |
AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE MATEMÁTICA NO COMÉRCIO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA – BA | |
Lucas Gomes Sousa Silva |
MATEMÁTICA BÁSICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA AÇÃO DE FORMAÇAO PARA OS SERVIDORES DA UFGD | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio |
O ERRO, AS EMOÇÕES E AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
André Gustavo Oliveira da Silva, Rosana Figueiredo Salvi |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS MAL ESTRUTURADOS | |
Kely Cristina Freitas Altoé, Julia Schaetzle Wrobel |
RELAÇÕES ENTRE LETRAMENTO E NUMERAMENTO E A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE NUMERAMENTO PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
André Luís Pereira Souza |
A DESCONSTRUÇÃO DIMENSIONAL E A MOBILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO | |
Roberta Nara Sodre de Souza, Méricles Thadeu Morethi |
LITERATURA E MATEMÁTICA: EXISTE LÓGICA NO PAÍS DA MARAVILHAS? | |
Diana Patricia Ferreira de Santana, Neide Biodere |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONCIENTIZAÇÃO DO COMBATE A DENGUE: UMA ANALISE POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS | |
Debora coelho de souza, Claudia Carreira da Rosa |
ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO |
ÂNGULOS INTERNOS DE POLÍGONOS EM UMA PRÁTICA ARTÍSTICA | |
Bernarda Souza de Menezes, Daniela Barcellos Haas, Marilaine De Fraga Sant'Ana |
EXPERIÊNCIA MUSEAL E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM SALA DE AULA | |
Daiane Renata Machado, Bruna Dorneles Silveira, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luís Schifino Ferraro |
MODELAGEM MATEMÁTICA E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Everlise Sanches Brum, Silvana Pinto Saggiono, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
MODELAGEM MATEMÁTICA: AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE ESTATÍSTICA | |
Minéia Bortole Machado, Alvino Alves Sant’Ana |
O PROBLEMA DOS QUATRO QUATROS | |
Clarice Segantini |
Sequências textuais na expressão do processo de Modelagem Matemáticade estudantes do Ensino Médio | |
MORGANA SCHELLER, Danusa de Lara Bonotto |
Modelagem Matemática e Literatura: Qual é o público? | |
Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan |
O PLANEJAMENTO DE UMA TAREFA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATERIALIZADO NOS TEXTOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Danusa Lara Bonotto, Morgana Scheller, Valderez Marina do Rosário Lima |
Currículo e Educação Matemática
UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO | |
Gláucia Potenza Soares, Márcia Souza da Fonseca |
Educação Matemática e Inclusão
A VISÃO DE DOCENTES DE BELÉM DO PARÁ SOBRE AS DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS | |
Sandy da Conceição Dias, Pedro Franco de Sá |
MATH TOUCH–UMA ALTERNATIVA À VISÃO | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Juliano Daniel Moeller, Marlise Geller |
COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA PARA JOVENS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Jorge Brandão, Denize Silveira |
JOGANDO COM A MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Camila da Silva Nunes, Priscila Simone Fagundes Claro, Deisinara da Silva Siqueira |
PROFMAT: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDAS SOBRE A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki, Rogério de Oliveira Souza |
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA | |
Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA | |
Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Jéssica de Sousa Santos, Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Cícero dos Santos Teixeira |
DÉFICIT INTELECTUAL: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | |
Lidiane Maciel Pereira, Daniela Stevanin Hoffmann |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COM PESSOAS IDOSAS: CONTRIBUIÇÕES PARA O “RACIOCÍNIO” E A INTERAÇÃO SOCIAL | |
Guilherme Henrique Gomes da Silva, Bruna Borges Silva, Nayara da Silva |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE UM ESTUDANTE AUTISTA | |
Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 | |
Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva |
PRINCÍPIOS DA CONTAGEM: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM CRIANÇAS DE CLASSES INCLUSIVAS | |
Rosiane da Silva Rodrigues, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS | |
Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira |
RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM MATERIAL CONCRETO COMO FORMA DE CONSTRUIR OS CONCEITOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO COM NÚMEROS INTEIROS COM ALUNOS SURDOS | |
Cléa Silveira, Denise Nascimento Silveira |
TRABALHANDO COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA COM DEFICIENTE VISUAL | |
Wagner Dias Santos, Cassiano Amorim |
SOFTWARE PARA AUXILIAR NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Ariane Menezes Machado |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
CONSTRUÇÃO DE JOGOS ESTATÍSTICOS NO GEOGEBRA: UMA PERSPECTIVA DE UTILIZAÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS PARA O ENSINO | |
leandro Mendonça do Nascimento, Wagner Dias Santos, Rafael Ferreira da Costa Leite, Luciane de Souza Velasque |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÃO SOBRE UMA PRÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE | |
Diogo Israel Schwanck, Luciana Neves Nunes |
AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula |
LETRAMENTO ESTATÍSTICO NOS LIVROS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
Wagner Dias Santos, Jorge Santos, Luciane Velasque |
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA | |
Gabriela Machado Moura, Camila Rubira Silva, Suzi Samá |
MUDANÇAS NA MATRIZ ENERGÉTICA HÍDRICA NO BRASIL: ESTUDO ESTATÍSTICO A PARTIR DE REGRESSÃO MULTIVARIADA. | |
Paulo Reis Junior, MARI AURORA FAVERO REIS, Marcelo Gonçalves Trentin, Rafael Elias Senger |
Mesas Redondas
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - MUDANÇAS DIMENSIONAIS EM FIGURAS GEOMÉTRICAS | |
Méricles Thadeu Moretti, Roberta Nara Sodré de Souza |
MUDANÇAS DIMENSIONAIS EM FIGURAS GEOMÉTRICAS | |
Roberta Nara Sodré de Souza, Méricles Thadeu Moretti |