Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Minicursos

DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI PDF
Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II PDF
Luiza Vasconcelos Coimbra, Ana Carolina Ferreira Rangel
INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lúcia Mamcasz-Viginheski
PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: REVISITANDO OS BLOCOS LÓGICOS PDF
Juliana Mercedes Rheinheimer, Elisete Maria Bonfada
O Scratch como possibilidade de criação de materiais didáticos digitais PDF
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke
A DIVISÃO EUCLIDIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL – E O RESTO? PDF
Janete Jacinta Carrer Soppelsa, Luisa Rodrígues Doering, Cydara Cavedon Ripoll
QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico
Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada : uma proposta para o ensino de funções PDF
Felipe Diego Bulla, Maurício Rosa
CONSTRUINDO E APRENDENDO COM O GEOPLANO PDF
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto
EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM PDF
Eliamar Ceresoli Rizzon, Daniel Francisco Nichele, Jéssica Elisabeth Johann Dias, Maurício Ramos Sgarbi
EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA PDF
Cátia Luana Bullmann, Viviane Roncaglio, Catia Maria Nehring
MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO PDF
SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson
O MODELO DE VAN HIELE E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PDF
José Ricardo Ledur, Danielle dos Santos Rodrigues
ENSINANDO ÁREAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Elise Candida Dente, Vanessa Brandão de Vargas
ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO WEB-PRESENCIAL NA INTERLOCUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PDF
Rodrigo Sychocki da Silva, Felipe Santos Ramos, Maurício Correa da Rosa
DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME PDF
Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino

Pôsteres

CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA REVELADO AO ABORDAR CONCEITOS DE GEOMETRIA À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL PDF
Silvania Couto Conceição, Carlos Miguel da Silva Ribeiro
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO PDF
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira
Escala Cuisenaire: Uma Proposta De Ensino PDF
Mariana Fanhani Renovato, Daniela Oliveira Da Silva
CÓDIGOS NA SALA DE AULA PDF
Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis
INTRODUÇÃO AO PLANO CARTESIANO COM AUXILIO DO GEOPLANO PDF
Jéssica Alves Quintanilha, Mylane dos Santos Barreto, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Matheus Siqueira de Almeida Gonçalves
MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA Aprendendo através de jogos PDF
Jane Cristina da Silva, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Ivo Antônio da Conceição Ribeiro
PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA PDF
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler
O CIRCUNCENTRO E UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA PDF
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Natália Alessandra Kegler
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E A METODOLOGIA DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O EFETIVO APRENDIZADO DE FRAÇÕES COM ALUNOS DE 6º ANO PDF
Glauce Cristina Furtado, Ernandes Rocha de Oliveira
COMPREENSÃO DAS FRAÇÕES COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA PDF
Gabrielly da Silva Roman
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA RECREATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Ana Carolina Ferreira Rangel, Gabriella Tonhoque Gallera
GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES PRISIONAIS PDF
Lucas Henrique dos Santos, Mayara Napoleana Martim Justo dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO PDF
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros
Game Fracionário PDF
Leila Maria Silva Pereira dos Reis
JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PDF
Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PDF
Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo
O USO DO SOFTWARE FREEMAT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATRIZES PDF
João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech, Nayara de Novaes Rezende Villani
O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO PDF
Marcionei Rech, João Ricardo Vallim Pereira, Nayara de Novaes Rezende Villani
CAÇA COM CÓDIGOS PDF
Ruana Maíra Schneider, Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis
A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO JOGO “NUNCA DEZ” PDF
Milena Stülp da Silva, Caroline Roesch, Gláucia Cabral Moraes
PROPOSTAS DE ABORDAGEM DO NÚMERO IRRACIONAL e NO ENSINO MÉDIO PDF
Nayara de Novaes Rezende Villani, João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NO CONTEXTO DA VARIABILIDADE PDF
Wanderley Moura Rezende, Tayná Lobo da Silva

Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

PRÁTICA DE ENSINO DE ADIÇÃO EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE MÚSICAS: OS 10 INDIOZINHOS PDF
Leonardo Rocha de Almeida
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO: O MERCADO DE PÁSCOA PDF
Leonardo Rocha de Almeida
APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE A RELAÇÃO BIUNÍVOCA E RECÍPROCA EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO: O ÁLBUM DA FAMÍLIA PDF
Leonardo Rocha de Almeida
O JOGO E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Catia Pereira da Rosa-Vizentin
QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PRÉ-ESCOLA PDF
Ana Libania Alves Rodrigues, Flavio Pereira de Jesus
LITERATURA E LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Maria das Graças Rodrigues, Daniela Stevanin Hoffmann

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

BNCC: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS PDF
Greyce dos Santos Rodrigues, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
O JOGO DE GOLFE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS PDF
renata lourinho da silva, Maria José Lopes de Araújo, Josiane da Silva Reis
POTENCIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1° ANO DO ENSINO MÉDIO PDF
Mayara Marques Lunardi, Leugim Corteze Romio
A APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DUM PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A geometria euclidiana presente no Forte do Castelo. PDF
Ivo Antônio da Conceição Ribeiro, Jane Cristina da Silva, Rita Sidmar Alencar Gil, José Luis Magalhães da Silva
AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA PDF
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood
UM OLHAR PARA OS ERROS APRESENTADOS POR ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO DESENVOLVIDAS EM JOGOS LÚDICOS PDF
Dionatan de Oliveira Nadalon, Gabriel de Oliveira Soares, Sabrina Londero da Silva Rossato
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: POTENCIAÇÃO PDF
José Ricardo de Rezende Zeni, Sabrina Aparecida dos Santos Gavinier, João Guilherme Rufino de Souza
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO PDF
Talia Rodrigues de Morais
O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE: A UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO PDF
Lívia Ladeira Gomes, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Carla Fernanda Siqueira B de Freitas dos Santos
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS PDF
Milene Giaretta, Gisele Taís Piovesan, Alessandra Cristina Rüedell
USANDO A ARTE NAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS PDF
Marglis Rech
VALORIZAÇÃO E INCENTIVAÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PDF
Valeria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES PDF
Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet
Diferentes Interpretações do Número Racional: Uma Análise de Livros Didáticos PDF ()
Veronica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio
A PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E O ESTUDO DA ÁREA TOTAL: UM EXPERIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
DÉBORA BUSSOLOTTO, MÁRCIA Rodrigues Notare
DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESTATÍSTICA BÁSICA PDF
Dorivaldo Rosa França, Vigner Vieira dos Santos, Thiago Felipe Matos de Araújo, João Elias Videira Ferreira

Educação Matemática no Ensino Médio

APRENDENDO MATRIZES: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO E DINÂMICO COM UM JOGO DE TABULEIRO. PDF
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Ranna de Jesus Ambrosio
A METACOGNIÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PDF
Luciana Röder, Tania T. Bruns Zimer
O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO PDF
Camila Faligurski Fim, Alessandra Cristina Rüedell, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz
O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA CONSTRUÍDO POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA PDF
Douglas Vinicius Antunes Rodrigues
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Neide Roman, Claudia Carrreira da Rosa
LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio PDF
Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini
ANÁLISE DOS CONCEITOS/CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Angela Joanella Cardoso Rocha, Rita de Cássia Pistóia Mariani
AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID E DO PRÓ-LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA PDF
Sara Vieira Lagares, Jessica Alves Ribeiro, Daniel Antonio Silva de Araujo, Luciano Feliciano de Lima
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATRIZES PDF
Pedro Gurgel Moraes, Andreilson Oliveira da Silva, Elionardo Rochelly Melo de Almeida, Odacir Almeida Neves

Educação Matemática no Ensino Superior

CONCEITO DE VETOR – ARGUMENTOS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DO CONCEITO PDF
Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring
ANÁLISE GRÁFICA DO CONCEITO DE DERIVADA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA APOS PDF
Janice Rachelli, Vanilde Bisognin
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONECTADAS PELA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICANDO O MÉTODO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PDF
Júlio Paulo Cabral dos Reis
RECORTE DA OBRA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E TRASNSFORMADAS DE LAPLACE – UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE UM PROBLEMA PDF
Júlio Paulo Cabral dos Reis, João Bosco Laudares, Saulo Furletti Furletti
DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? PDF
Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos

Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância

O SCRATCH E A CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PDF
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke
ATRIBUINDO SIGNIFICADOS À MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL PDF
Eliel Constantino da Silva, Wellem Cristiam Teixeira Rodrigues, Maria Raquel Miotto Morelatti
UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO DISPOSITIVO MÓVEL COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID EM RVA PDF
Mari Aurora Reis, Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Serrano Neto, Marlise Geller
O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Taiane Carrilho Rosa, Vinicius Carvalho Beck, Denise Nascimento Silveira
O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS PDF
Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo

História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura

INVESTIGANDO CADERNOS ESCOLARES: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS PRESENTES EM UM CADERNO GAÚCHO DE SEGUNDO ANO PRIMÁRIO (1959) PDF
Luciane Luz, Diogo Franco Rios
Laboratório de Ensino de Matemática - Um Ambiente de Aprendizado e Formação de Professores PDF
Yasmin Barbosa Cavalheiro, Leonardo Ribas Pereira, Joyce da Silveira Delfino
A VIDA DE UMA FORMA DE VIDA: REVERBERAÇÕES PÓS-COLONIAIS SOBRE A PESQUISA ETNOMATEMÁTICA PDF
Juciara Guimaraes Carvalho, Jackeline Rodrigues Mendes
ASPECTOS HISTÓRICOS DO(S) OBJETIVO(S) DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL (1890-1930) PDF
Enoque da Silva Reis, Janielly Taila dos Santos Verbisck
CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MATAPI: Um Estudo Etnomatemático PDF
Jane Cristina da Silva, Ivo Antonio da Conceição Ribeiro
A História da Educação Matemática: o Curso Técnico de Mecânica Industrial em uma Escola de Trabalhadores de Porto Alegre – uma análise dos Planos de Curso 1985 e 2016 PDF
Fernando Luis Rosso, Arno Bayer
DIÁLOGO ENTRE OBJETOS ESCOLARES: PRÁTICAS DE MATEMÁTICA EM UM LIVRO E UM CADERNO DE ABRIL DE 1967 PDF
Janine Moscarelli Rodrigues, Diogo Franco Rios

Formação de Professores que Ensinam Matemática

A Extensão Universitária no Curso De Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás
Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Vanessa Amélia da Silva Rocha
MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE PDF
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend
A FORMAÇÃO DA PROFESSORA POLIVALENTE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Darlan Maurente Rangel, Antônio Maurício Medeiros Alves
EDUCACÃO FINANCEIRA CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NO TRABALHO COM PROJETOS PDF
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi
A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE A IDEIA DE NÚMERO PDF
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Vanilde Bisognin, Etiane Bisognin Rodrigues, Kátia Fogaça Martins
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões a partir de projetos de intervenção pedagógica no estágio curricular supervisionado PDF
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima
COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. PDF
Denize Cristina Lima Monteiro, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RE(PENSAR) O ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, André Gerstberger
O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMÁTICA: DISCURSO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Sem título
Cintia Schneider, Deise Nivia Reisdoefer, Rosana Maria Gessinger
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO PDF
Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro
A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix
PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO PETMAT PDF
Emanuel Gomes Peixoto, José Pedro Machado Ribeiro, Vânia Lucia Machado

Avaliação em Educação Matemática

UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves
ENEM, SIPEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA: DISCUSSÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA DE 2012 A 2016 PDF
Cristina Cavalli Bertolucci, Janice Rubira Silva, Paola Reyer Marques
MATEMÁTICA BÁSICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA AÇÃO DE FORMAÇAO PARA OS SERVIDORES DA UFGD PDF
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio

Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática

CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA EM RAYMOND DUVAL: OLHARES EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Jeremias Stein Rodriguês, Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti
CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM CONCEITUAL: ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL E ENSINO DESENVOLVIMENTAL PDF
Ana Queli Reis, Cátia Maria Nehring
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESTRATÉGIA DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PDF
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves

Modelagem Matemática e Resolução de Problemas

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE OTIMIZAÇÃO EM CÁLCULO PDF
Júlio Paulo Cabral dos Reis
ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO
MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: Um relato com turmas do nono ano do Ensino Fundamental PDF
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Mariane Aguirre Arcamendia, Claudia Carreira da Rosa
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO PDF
Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso
USO DE MATIZ EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA AVALIAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS NA ENGENHARIA PDF
Paulo Reis Reis, Mari Aurora Favero Reis

Currículo e Educação Matemática

O SÁBADO EM FOCO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS PROFESSORES PDF
Dilson Ferreira Ribeiro, Rosana Maria Gessinger
DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA
Crislaine De Anunciação Roveda, João Alberto Da Silva

Educação Matemática e Inclusão

O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN PDF
Shaiury Silva Guimarães, Gabriel Ribeiro Rodrigues, Walber Christiano Lima da Costa
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA PDF
Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA PDF
Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 PDF
Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015) PDF ()
Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula
PRINCÍPIOS DA CONTAGEM: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM CRIANÇAS DE CLASSES INCLUSIVAS PDF
Rosiane da Silva Rodrigues, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller

Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental

ATIVIDADES DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA CHILENA PDF
Cristiane de Arimatéa Rocha, Danilo Díaz Levicoy, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO PDF () PDF
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho
MUDANÇAS NA MATRIZ ENERGÉTICA HÍDRICA NO BRASIL: ESTUDO ESTATÍSTICO A PARTIR DE REGRESSÃO MULTIVARIADA. PDF
Paulo Reis Junior, MARI AURORA FAVERO REIS, Marcelo Gonçalves Trentin, Rafael Elias Senger
A Formação Inicial do Professor: uma proposta no Ensino de Estatística e Probabilidade PDF
Patrícia Melo Rocha, Roger Ruben Huaman Huanca

Conferências

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: DISCUTINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PDF
Alessandro Jacques Ribeiro


Patrocinadores