Minicursos
DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI | |
Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Luiza Vasconcelos Coimbra, Ana Carolina Ferreira Rangel |
INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lúcia Mamcasz-Viginheski |
PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: REVISITANDO OS BLOCOS LÓGICOS | |
Juliana Mercedes Rheinheimer, Elisete Maria Bonfada |
O Scratch como possibilidade de criação de materiais didáticos digitais | |
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
A DIVISÃO EUCLIDIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL – E O RESTO? | |
Janete Jacinta Carrer Soppelsa, Luisa Rodrígues Doering, Cydara Cavedon Ripoll |
QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada : uma proposta para o ensino de funções | |
Felipe Diego Bulla, Maurício Rosa |
CONSTRUINDO E APRENDENDO COM O GEOPLANO | |
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto |
EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM | |
Eliamar Ceresoli Rizzon, Daniel Francisco Nichele, Jéssica Elisabeth Johann Dias, Maurício Ramos Sgarbi |
EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Cátia Luana Bullmann, Viviane Roncaglio, Catia Maria Nehring |
MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson |
O MODELO DE VAN HIELE E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA | |
José Ricardo Ledur, Danielle dos Santos Rodrigues |
ENSINANDO ÁREAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Elise Candida Dente, Vanessa Brandão de Vargas |
ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO WEB-PRESENCIAL NA INTERLOCUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Felipe Santos Ramos, Maurício Correa da Rosa |
DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME | |
Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino |
Pôsteres
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA REVELADO AO ABORDAR CONCEITOS DE GEOMETRIA À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Silvania Couto Conceição, Carlos Miguel da Silva Ribeiro |
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO | |
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira |
Escala Cuisenaire: Uma Proposta De Ensino | |
Mariana Fanhani Renovato, Daniela Oliveira Da Silva |
CÓDIGOS NA SALA DE AULA | |
Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
INTRODUÇÃO AO PLANO CARTESIANO COM AUXILIO DO GEOPLANO | |
Jéssica Alves Quintanilha, Mylane dos Santos Barreto, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Matheus Siqueira de Almeida Gonçalves |
MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA Aprendendo através de jogos | |
Jane Cristina da Silva, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Ivo Antônio da Conceição Ribeiro |
PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler |
O CIRCUNCENTRO E UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Natália Alessandra Kegler |
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E A METODOLOGIA DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O EFETIVO APRENDIZADO DE FRAÇÕES COM ALUNOS DE 6º ANO | |
Glauce Cristina Furtado, Ernandes Rocha de Oliveira |
COMPREENSÃO DAS FRAÇÕES COM O AUXÍLIO DA TECNOLOGIA | |
Gabrielly da Silva Roman |
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA RECREATIVA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ana Carolina Ferreira Rangel, Gabriella Tonhoque Gallera |
GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UNIDADES PRISIONAIS | |
Lucas Henrique dos Santos, Mayara Napoleana Martim Justo dos Santos, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO | |
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros |
Game Fracionário | |
Leila Maria Silva Pereira dos Reis |
JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
O USO DO SOFTWARE FREEMAT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATRIZES | |
João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech, Nayara de Novaes Rezende Villani |
O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO | |
Marcionei Rech, João Ricardo Vallim Pereira, Nayara de Novaes Rezende Villani |
CAÇA COM CÓDIGOS | |
Ruana Maíra Schneider, Deivison Porto Sousa, Júlio César dos Reis |
A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO JOGO “NUNCA DEZ” | |
Milena Stülp da Silva, Caroline Roesch, Gláucia Cabral Moraes |
PROPOSTAS DE ABORDAGEM DO NÚMERO IRRACIONAL e NO ENSINO MÉDIO | |
Nayara de Novaes Rezende Villani, João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech |
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES REAIS NO CONTEXTO DA VARIABILIDADE | |
Wanderley Moura Rezende, Tayná Lobo da Silva |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PRÁTICA DE ENSINO DE ADIÇÃO EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO A PARTIR DE MÚSICAS: OS 10 INDIOZINHOS | |
Leonardo Rocha de Almeida |
ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO: O MERCADO DE PÁSCOA | |
Leonardo Rocha de Almeida |
APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA SOBRE A RELAÇÃO BIUNÍVOCA E RECÍPROCA EM CLASSE DE ALFABETIZAÇÃO: O ÁLBUM DA FAMÍLIA | |
Leonardo Rocha de Almeida |
O JOGO E O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Catia Pereira da Rosa-Vizentin |
QUEM VAI FICAR COM O PÊSSEGO? UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS NA PRÉ-ESCOLA | |
Ana Libania Alves Rodrigues, Flavio Pereira de Jesus |
LITERATURA E LUDICIDADE NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Maria das Graças Rodrigues, Daniela Stevanin Hoffmann |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
BNCC: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS | |
Greyce dos Santos Rodrigues, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
O JOGO DE GOLFE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS | |
renata lourinho da silva, Maria José Lopes de Araújo, Josiane da Silva Reis |
POTENCIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E 1° ANO DO ENSINO MÉDIO | |
Mayara Marques Lunardi, Leugim Corteze Romio |
A APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DUM PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A geometria euclidiana presente no Forte do Castelo. | |
Ivo Antônio da Conceição Ribeiro, Jane Cristina da Silva, Rita Sidmar Alencar Gil, José Luis Magalhães da Silva |
AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA | |
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood |
UM OLHAR PARA OS ERROS APRESENTADOS POR ESTUDANTES EM ATIVIDADES DE RACIOCÍNIO LÓGICO DESENVOLVIDAS EM JOGOS LÚDICOS | |
Dionatan de Oliveira Nadalon, Gabriel de Oliveira Soares, Sabrina Londero da Silva Rossato |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: POTENCIAÇÃO | |
José Ricardo de Rezende Zeni, Sabrina Aparecida dos Santos Gavinier, João Guilherme Rufino de Souza |
ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTO | |
Talia Rodrigues de Morais |
O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE: A UTILIZAÇÃO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO | |
Lívia Ladeira Gomes, Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Carla Fernanda Siqueira B de Freitas dos Santos |
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS | |
Milene Giaretta, Gisele Taís Piovesan, Alessandra Cristina Rüedell |
USANDO A ARTE NAS TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS | |
Marglis Rech |
VALORIZAÇÃO E INCENTIVAÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Valeria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza |
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet |
Diferentes Interpretações do Número Racional: Uma Análise de Livros Didáticos | PDF () |
Veronica Pereira Stivanin, Maria Arlita da Silveira Soares, Leugim Corteze Romio |
A PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E O ESTUDO DA ÁREA TOTAL: UM EXPERIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
DÉBORA BUSSOLOTTO, MÁRCIA Rodrigues Notare |
DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESTATÍSTICA BÁSICA | |
Dorivaldo Rosa França, Vigner Vieira dos Santos, Thiago Felipe Matos de Araújo, João Elias Videira Ferreira |
Educação Matemática no Ensino Médio
APRENDENDO MATRIZES: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO E DINÂMICO COM UM JOGO DE TABULEIRO. | |
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Ranna de Jesus Ambrosio |
A METACOGNIÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA | |
Luciana Röder, Tania T. Bruns Zimer |
O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO | |
Camila Faligurski Fim, Alessandra Cristina Rüedell, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz |
O CONCEITO DE FUNÇÃO MATEMÁTICA CONSTRUÍDO POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DIDÁTICA | |
Douglas Vinicius Antunes Rodrigues |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Neide Roman, Claudia Carrreira da Rosa |
LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio | |
Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini |
ANÁLISE DOS CONCEITOS/CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Angela Joanella Cardoso Rocha, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID E DO PRÓ-LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA | |
Sara Vieira Lagares, Jessica Alves Ribeiro, Daniel Antonio Silva de Araujo, Luciano Feliciano de Lima |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATRIZES | |
Pedro Gurgel Moraes, Andreilson Oliveira da Silva, Elionardo Rochelly Melo de Almeida, Odacir Almeida Neves |
Educação Matemática no Ensino Superior
CONCEITO DE VETOR – ARGUMENTOS DE ESTUDANTES EM RELAÇÃO A COMPREENSÃO DO CONCEITO | |
Viviane Roncaglio, Cátia Maria Nehring |
ANÁLISE GRÁFICA DO CONCEITO DE DERIVADA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA APOS | |
Janice Rachelli, Vanilde Bisognin |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CONECTADAS PELA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS APLICANDO O MÉTODO DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | |
Júlio Paulo Cabral dos Reis |
RECORTE DA OBRA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E TRASNSFORMADAS DE LAPLACE – UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE UM PROBLEMA | |
Júlio Paulo Cabral dos Reis, João Bosco Laudares, Saulo Furletti Furletti |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? | |
Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
O SCRATCH E A CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM | |
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
ATRIBUINDO SIGNIFICADOS À MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Eliel Constantino da Silva, Wellem Cristiam Teixeira Rodrigues, Maria Raquel Miotto Morelatti |
UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA EM CURSOS DE ENGENHARIA UTILIZANDO DISPOSITIVO MÓVEL COM SISTEMA OPERACIONAL ANDROID EM RVA | |
Mari Aurora Reis, Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Agostinho Serrano Neto, Marlise Geller |
O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Taiane Carrilho Rosa, Vinicius Carvalho Beck, Denise Nascimento Silveira |
O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS | |
Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
INVESTIGANDO CADERNOS ESCOLARES: OS PROBLEMAS ARITMÉTICOS PRESENTES EM UM CADERNO GAÚCHO DE SEGUNDO ANO PRIMÁRIO (1959) | |
Luciane Luz, Diogo Franco Rios |
Laboratório de Ensino de Matemática - Um Ambiente de Aprendizado e Formação de Professores | |
Yasmin Barbosa Cavalheiro, Leonardo Ribas Pereira, Joyce da Silveira Delfino |
A VIDA DE UMA FORMA DE VIDA: REVERBERAÇÕES PÓS-COLONIAIS SOBRE A PESQUISA ETNOMATEMÁTICA | |
Juciara Guimaraes Carvalho, Jackeline Rodrigues Mendes |
ASPECTOS HISTÓRICOS DO(S) OBJETIVO(S) DO ENSINO SECUNDÁRIO NO BRASIL (1890-1930) | |
Enoque da Silva Reis, Janielly Taila dos Santos Verbisck |
CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DO MATAPI: Um Estudo Etnomatemático | |
Jane Cristina da Silva, Ivo Antonio da Conceição Ribeiro |
DIÁLOGO ENTRE OBJETOS ESCOLARES: PRÁTICAS DE MATEMÁTICA EM UM LIVRO E UM CADERNO DE ABRIL DE 1967 | |
Janine Moscarelli Rodrigues, Diogo Franco Rios |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
A Extensão Universitária no Curso De Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás | |
Pablinny Ribeiro Bonfim Lima, Vanessa Amélia da Silva Rocha |
MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend |
A FORMAÇÃO DA PROFESSORA POLIVALENTE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Darlan Maurente Rangel, Antônio Maurício Medeiros Alves |
EDUCACÃO FINANCEIRA CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NO TRABALHO COM PROJETOS | |
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE A IDEIA DE NÚMERO | |
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Vanilde Bisognin, Etiane Bisognin Rodrigues, Kátia Fogaça Martins |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões a partir de projetos de intervenção pedagógica no estágio curricular supervisionado | |
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima |
COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. | |
Denize Cristina Lima Monteiro, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha |
OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO: AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA RE(PENSAR) O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, André Gerstberger |
O USO DA CALCULADORA EM AULAS DE MATEMÁTICA: DISCURSO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Sem título |
Cintia Schneider, Deise Nivia Reisdoefer, Rosana Maria Gessinger |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO | |
Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO PETMAT | |
Emanuel Gomes Peixoto, José Pedro Machado Ribeiro, Vânia Lucia Machado |
Avaliação em Educação Matemática
UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
ENEM, SIPEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA: DISCUSSÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA DE 2012 A 2016 | |
Cristina Cavalli Bertolucci, Janice Rubira Silva, Paola Reyer Marques |
MATEMÁTICA BÁSICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA AÇÃO DE FORMAÇAO PARA OS SERVIDORES DA UFGD | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA EM RAYMOND DUVAL: OLHARES EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Jeremias Stein Rodriguês, Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM CONCEITUAL: ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL E ENSINO DESENVOLVIMENTAL | |
Ana Queli Reis, Cátia Maria Nehring |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESTRATÉGIA DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | |
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO METODOLOGIAS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE OTIMIZAÇÃO EM CÁLCULO | |
Júlio Paulo Cabral dos Reis |
ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO |
MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: Um relato com turmas do nono ano do Ensino Fundamental | |
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Mariane Aguirre Arcamendia, Claudia Carreira da Rosa |
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO | |
Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso |
USO DE MATIZ EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA AVALIAÇÃO DE RISCOS EM PROJETOS NA ENGENHARIA | |
Paulo Reis Reis, Mari Aurora Favero Reis |
Currículo e Educação Matemática
O SÁBADO EM FOCO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS PROFESSORES | |
Dilson Ferreira Ribeiro, Rosana Maria Gessinger |
DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA | |
Crislaine De Anunciação Roveda, João Alberto Da Silva |
Educação Matemática e Inclusão
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
Shaiury Silva Guimarães, Gabriel Ribeiro Rodrigues, Walber Christiano Lima da Costa |
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA | |
Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA | |
Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 | |
Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015) | PDF () |
Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula |
PRINCÍPIOS DA CONTAGEM: EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS COM CRIANÇAS DE CLASSES INCLUSIVAS | |
Rosiane da Silva Rodrigues, Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlise Geller |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
ATIVIDADES DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA CHILENA | |
Cristiane de Arimatéa Rocha, Danilo Díaz Levicoy, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO | PDF () PDF |
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
MUDANÇAS NA MATRIZ ENERGÉTICA HÍDRICA NO BRASIL: ESTUDO ESTATÍSTICO A PARTIR DE REGRESSÃO MULTIVARIADA. | |
Paulo Reis Junior, MARI AURORA FAVERO REIS, Marcelo Gonçalves Trentin, Rafael Elias Senger |
A Formação Inicial do Professor: uma proposta no Ensino de Estatística e Probabilidade | |
Patrícia Melo Rocha, Roger Ruben Huaman Huanca |
Conferências
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA E O ENSINO DE ÁLGEBRA: DISCUTINDO OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL | |
Alessandro Jacques Ribeiro |