Minicursos
O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM O USO DA FERRAMENTA DE AUTORIA FARMA | |
Fernando Henrique Pereira |
UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA PARA A COMPREENSÃO DA UNIDADE IMAGINÁRIA | |
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima |
PRÁTICA DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO | |
Karine Pertile, Polyana Perosa, Mariéle Minosso |
UTILIZANDO O SOFTWARE SWEET HOME 3D PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO | |
Nícolas Giovani da Rosa, Thalis Peixoto, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
AS POTENCIALIDADES DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Clarissa de Assis Olgin, Ilisandro Pesente, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Geovana Luiza Kliemann, ANA PAULA KREIN MULLER, MARIA MADALENA DULLIUS, ROMILDO PEREIRA DA CRUZ |
TÉCNICAS DE CONTAGEM – EXPLORANDO POSSIBILIDADES | |
Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth, Eduardo Meliga Pompermayer |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson |
“E AGORA, O QUE DEVO DIZER AO MEU ALUNO?”: INTERPRETANDO RESPOSTAS, CONSTRUINDO SIGNIFICADOS | |
Milena Soldá Policastro, Alessandra Ribeiro Alemeida |
A MULTIPLIÇÃO AO LONGO DOS TEMPOS: O USO DO MATERIAL DOURADO COMO MEIO FACILITADOR DA COMPREENSÃO DO ALGORITMO | |
Carolina Freire Pinto |
MINICURSO PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
Mauren Porciúncula, Karine Cunha Duarte Silva, Milena Ruas Marques, Gabriela Machado Moura |
Pôsteres
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO | |
Jorge André Silva Paiva, Márcia Roberta Santos Pires Silva |
“GRAFMATH”: UM JEITO DIFERENTE DE SE TRABALHAR A GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Cleiton Fornari, Felipe Junior Crozetta, Flaviane Pedrebon Titon |
APRESENTANDO A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HITÓRICO | |
Valeria Rosado Pinheiro, Gracielle Antunes de Araújo, Luciano de Oliveira Santos |
INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA | |
Carla Milena Spielmann, Géssica dos Santos, João Lucas da Silva Palma, Daniel Francisco Nichele |
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA | |
Gracielle Antunes Araújo, Fabiana Ferreira Santana, Valéria Rosado Pinheiro |
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Gracielle Antunes de Araújo, Valéria Rosado Pinheiro, Adelino José dos Santos |
ATITUDES E CONCEPÇÕES COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DE ALUNOS INICIANTES DE CURSOS SUPERIORES | |
Fernando Rocha Pinto |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Nayara Aparecida Leite Polizeli, Ernandes Rocha de Oliveira |
MATEMÁTICA E JOGOS: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM | |
Pâmela Ceolin Pinto, Maurício Ramos Sgarbi, Claudiane Raquel Feltes, Rosí de Fatima Oliveira Portela |
MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL | |
Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
POSIÇÃO RELATIVA DE RETAS NO ESPAÇO USANDO O GEOGEBRA 3D | |
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
TANGRAM E FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM | |
Luciana Del Castanhel Peron |
TECNOESTRESSE EM PROFESSORES NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS | |
Fabrine Diniz Pereira, Raquel Nicolette |
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
Eduardo Ribeiro Model, Jackson Moraes Pinho, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA DAS ACADEMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E O TRABALHO DOCENTE | |
Roseléia Ferreira Prestes |
Brincando e aprendendo | |
Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado |
DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS: SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Danielly Fraga Santana |
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: PROJETO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva, Mariângela Camba |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
TABUADA E SEU ENSINO: relato de uma experiência | |
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Prane |
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES (AS) | |
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Dalle Prane |
O GCOMPRIS COMO RECURSO PEDAGOGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ANOS INCIAIS NA REDE MUNICIPAL EM CAMETÁ/PA | |
Nilcilene da Silva Coelho, Rubenvaldo Monteiro Pereira |
CÁLCULO MENTAL E ESTIMATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES | |
Vanessa de Oliveira, Rosa Monteiro Paulo |
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA AULA DE MATEMÁTICA: construindo ambientes de aprendizagem | |
Arlam Dielcio Pontes da Silva, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
MAGALE PEREIRA, Ana Gabriela da Silva Rocha, Jutta Cornélia R. Justo |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira |
A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
INTEGRANDO SIMULAÇÕES NETLOGO E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Daniana de Costa, Edilson Pontarolo |
CONSTRUINDO POLIEDROS REGULARES A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS | |
Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereira |
AVALIAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS APLICADA AO ENSINO DA GEOMETRIA | |
Julio Silva de Pontes |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DIMENSÃO CONTEXTUAL | |
Amanda Pranke |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
Vanessa Fonseca de Oliveira, Janaína Poffo Possamai |
Multiplicação de números relativos – uma abordagem prática | |
Cristiano Cardoso Pereira |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL | |
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato, Antonio Henrique Pinto |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXERCÍCIOS OU BRINCADEIRA? | |
Renan Paloschi Zanandréa, Gisele Taís Piovesan, Sandra Mara Marasini |
O game DragonBox Elements como uma introdução a conceitos da Geometria Plana | |
Ingrid Cordeiro Firme, Cristiano Natal Toneis, Rosa Monteiro Paulo |
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS | |
Milene Giaretta, Gisele Taís Piovesan, Alessandra Cristina Rüedell |
O ENSINO HÍBRIDO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Nádia Marques Ikeda Pereira, Fabrícia Mara Tonon |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
Wellington Rabello de Araujo, Gisele Lourdes Monteiro, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo |
Educação Matemática no Ensino Médio
SITUAÇÕES DE ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS | |
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian |
CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA ATIVIDADE DIRECIONADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
William Debon Pereira, Celiane Costa Machado, Andressa Escobar Machado, Roger Braga Dutra |
MATRIZES, TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OBRAS DE ARTE: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA | |
Lauro Chagas e Sá, Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira |
UMA EXPERIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DAS FÓRMULAS DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl |
ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS | |
Dionei Cardozo, Juliana Meneghelli, Janaína Poffo Possamai |
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Juliana Meneghelli, Dionei Cardozo, Janaína Poffo Possamai |
A NOÇÃO DE VARIABILIDADE NO ESBOÇO DA PARÁBOLA | |
Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti |
CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Andrei Luís Berres Hartmann, Camila Porto Giacomelli, Liane Teresinha Wendling Roos |
QUANTO GANHA, QUANTO PAGA: planejamento financeiro em uma aula de matemática | |
Betina Cambi, Maria Carolina Machado Magnus, Bruna Zution Dalle Prane |
MATEMÁTICA: A ÁREA QUE DESVENDA A CIÊNCIA | |
Rafaeli Oleques Pires, Yasmin Frantz |
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE VARIÁVEL COMPLEXA NO ENSINO MÉDIO USANDO PLANILHA ELETRÔNICA | |
Gabriela Gimenes Pereira, Cristiana Andrade Poffal, Cinthya Maria Schneider Meneghetti |
CONTEXTUALIZANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PESCADORES ARTESANAIS DA CIDADE DE RIO GRANDE | |
Sicero Agostinho Miranda, Elaine Corrêa Pereira, Vilmar Alves Pereira, Marília Nunes Dall'Asta |
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PESQUISA NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA | |
Ana Paula Rangel de Andrade, Rosélia Perissé da Silva Piquet, Elis de Araújo Miranda |
INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL | |
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Cynthia Souza Oliveira, Leonice Domingos dos Santos Lima |
Educação Matemática no Ensino Superior
Ensino de Cálculo de Várias Variáveis com o software Maple | |
Rafael Zanovelo Perin |
INTERAGINDO COM OS NÚMEROS COMPLEXOS: COMPREENDENDO CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA | |
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima, Thaísa Müller |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Amanda Stefani Stefani, Marcelo Carlos Proença |
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES E LACUNAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES | |
Eliana Alves Pereira Leite, Cármen Lúcia Brancaglion Passos |
VELOCIDADE INSTANTÂNEA: ANÁLISE DE UMA TAREFA PROPOSTA A ESTUDANTES QUE CURSAM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
André Luis Trevisan, Patrícia Aparecida Caldana Pereira, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca |
ANÁLISE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA DOS NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS | |
Paulo Cesar Pereira Napar, Carmen Teresa Kaiber |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
Explorando a Geometria Fractal com o GeoGebra | |
Marcelo Wachter Maroski, Lecir Dalabrida Dorneles, A. Patricia Grajales Spilimbergo, Claudia Piva |
A PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II | |
Elisangela Pavanelo, Renan Lima |
ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DA ROBÓTICA: A TECNOLOGIA DIGITAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. | |
Andrew Felipe Silvério Souza, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnior Lessa Gonçalves, Luciano Cássio Lulio |
Geometria Fractal: O uso do software GeoGebra na construção do Floco de Neve | |
Aline de Lima Brum, Elaine Corrêa Pereira |
O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA COM O FACEBOOK NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Medina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira |
EXPERIMENTOS ARTÍSTICOS EM MATEMÁTICA: A CONSTRUÇAO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE FUNÇAO POR MEIO DE QR-CODES | |
Fernando Rocha Pinto |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA E PRODUÇÃO DE VÍDEOSNO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS E TRIÂNGULOS | |
Anelise Pereira Baur, Leandra Anversa Fioreze |
TECNOESTRESSE EM UM COLETIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO | |
Fabrine Diniz Pereira, Tanise Novello, Raquel Nicolette |
MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS | |
Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati |
ENSINO DE MATRIZES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Wendel Oliveira Silva, Renata Tavares Nascimento |
A PONTE RETIFICADORA EM UM CIRCUITO ELÉTRICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR POR MEIO DE UM AMBIENTE VIRTUAL | |
Karina Piva Recco, Margarete farias Medeiros, Helmo Alan Batista de Araujo, Lisandro Bitencourt Machado |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
EXPECTATIVAS E AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DE MATO GROSSO | |
Marcela Bonet Becher Schavaren, Rute Cristina Domingos da Palma |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE | |
LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA |
PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES-MT | |
Lenir Tomazeli, Rute Cristina Domingos da Palma |
INVESTIGANDO COM O GEOGEBRA 3D: O MÉTODO AXIOMÁTICO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA | |
Érika Janine Maia, Marcelo Carlos de Proença |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO E O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO | |
Egídio Rodrigues Martins, Cecília Pereira de Andrade, Nilton Cezar Ferreira |
O PROFESSOR FORMADOR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E O SEU ENTENDIMENTO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL, SABERES E PRÁTICAS | |
Cleberson Pereira Arruda, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA | |
Cleberson Pereira Arruda |
(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO POR LICENCIANDOS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Danielly Fraga Santana, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
ATELIÊ DE MATEMÁTICA PARA UNIVERSITÁRIOS: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Alana Gomes Tomaz Louzada, Shéridan dos Reis Pinto |
DISCALCULIA: O CÉREBRO E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS | |
Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara |
O ENSINO EXPLORATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Rodrigo Carvalho Dias, Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS | |
CAROLINA CORDEIRO BATISTA, INGRID CORDEIRO FIRME, ROSA MONTEIRO PAULO |
PLANEJAMENTO DE AÇÕES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE ACADEMICOS PARTICIPANTES DO PIBID | |
Rosangela Ferreira Prestes, Carmen Teresa Kaiber |
Uma Perspectiva de Formação de Professores que Ensinam Matemática a Partir das Noções de Estranhamento e Descentramento | |
João Pedro Antunes de Paulo |
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DE MATEMÁTICA | |
Éderson de Oliveira Passos, Eduardo Kojy Takahashi |
OLHAR PROFISSIONALMENTE A SALA DE AULA: DEMANDA COGNITIVA DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS | |
Ilisandro Pesente, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Salvador Llinares Ciscar |
DIDÁTICA FRANCESA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Ronald Feitosa Moraes, Francisca Tuanny Aparecida da Silva Souza, Aylla Gabriela Paiva de Araujo, Francisco Rômulo Feitosa Moraes |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO | |
Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
AS COMPETENCIAS PARA O USO DAS TÉCNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
Cristian Douglas Poeta, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
AS PESQUISAS SOBRE O ESTÁGIO EM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS: EXPLORANDO O SOFTWARE JFRACTIONLAB | |
Danrlei Silveira Trindade, Patricia Pujol Goulart Carpes, Paola Aquino dos Santos |
NEUROCIÊNCIA E MATEMÁTICA DE MÃOS DADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA APLICADA NA DISCIPLINA TÓPICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Rose Lemos de Pinho |
A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Investigando conhecimentos prévios. | |
Jussara Gomes Araújo Cunha, Marcos Túlio de Freitas Pinheiro |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO PETMAT | |
Emanuel Gomes Peixoto, José Pedro Machado Ribeiro, Vânia Lucia Machado |
Avaliação em Educação Matemática
UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2006 E 2016 SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA. | |
Thaís Paschoal Postingue, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Andrew Felipe Silvério Souza |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM MATEMÁTICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PROLIFERAÇÃO DE FUNGOS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Thamires Belo de Jesus, Bruna Zution Dalle Prane |
PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE DERIVADAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Erica MArlucia Leite Pagani |
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO | |
Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso |
Currículo e Educação Matemática
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um estudo de caso em um Curso de Licenciatura em Matemática | |
Morgani Mumbach, Rita de Cassia Pistóia Mariani |
O DESAFIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ATUAL CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO | |
Dayse do Prado Barros, Marcus Vinícius Pereira |
Educação Matemática e Inclusão
DIÁLOGOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Cátia Aparecida Palmeira, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli |
PROGRAMA JOVEM APRENDIZ: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA | |
Livia Paim da Silva, Marlise Geller |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015) | PDF () |
Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula |
CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS | |
Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula |
A MATEMÁTICA ABORDANDO A ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO SOBRE OS ÓBITOS DOS ESCRAVOS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉC. XIX: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR | |
Leila Inês Pagliarini de Mello, Luciana Neves Nunes |
VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Mauren Porciúncula, Alessandra Abade da Cruz, Milena Ruas Marques, Pedro Henrique Barcarolo |
Mesas Redondas
ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO | |
Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti |