Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Minicursos

O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM O USO DA FERRAMENTA DE AUTORIA FARMA PDF
Fernando Henrique Pereira
UMA ABORDAGEM GEOMÉTRICA PARA A COMPREENSÃO DA UNIDADE IMAGINÁRIA PDF
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima
PRÁTICA DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO PDF
Karine Pertile, Polyana Perosa, Mariéle Minosso
UTILIZANDO O SOFTWARE SWEET HOME 3D PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO PDF
Nícolas Giovani da Rosa, Thalis Peixoto, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet
AS POTENCIALIDADES DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Clarissa de Assis Olgin, Ilisandro Pesente, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Geovana Luiza Kliemann, ANA PAULA KREIN MULLER, MARIA MADALENA DULLIUS, ROMILDO PEREIRA DA CRUZ
TÉCNICAS DE CONTAGEM – EXPLORANDO POSSIBILIDADES PDF
Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth, Eduardo Meliga Pompermayer
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA PDF
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson
“E AGORA, O QUE DEVO DIZER AO MEU ALUNO?”: INTERPRETANDO RESPOSTAS, CONSTRUINDO SIGNIFICADOS PDF
Milena Soldá Policastro, Alessandra Ribeiro Alemeida
A MULTIPLIÇÃO AO LONGO DOS TEMPOS: O USO DO MATERIAL DOURADO COMO MEIO FACILITADOR DA COMPREENSÃO DO ALGORITMO PDF
Carolina Freire Pinto
MINICURSO PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA PDF
Mauren Porciúncula, Karine Cunha Duarte Silva, Milena Ruas Marques, Gabriela Machado Moura

Pôsteres

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS UTILIZANDO O MATERIAL DOURADO PDF
Jorge André Silva Paiva, Márcia Roberta Santos Pires Silva
“GRAFMATH”: UM JEITO DIFERENTE DE SE TRABALHAR A GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Cleiton Fornari, Felipe Junior Crozetta, Flaviane Pedrebon Titon
APRESENTANDO A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HITÓRICO PDF
Valeria Rosado Pinheiro, Gracielle Antunes de Araújo, Luciano de Oliveira Santos
INTERVENÇÕES DO PIBID NA ESCOLA PDF
Carla Milena Spielmann, Géssica dos Santos, João Lucas da Silva Palma, Daniel Francisco Nichele
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA PDF
Gracielle Antunes Araújo, Fabiana Ferreira Santana, Valéria Rosado Pinheiro
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR PDF
Gracielle Antunes de Araújo, Valéria Rosado Pinheiro, Adelino José dos Santos
ATITUDES E CONCEPÇÕES COM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DE ALUNOS INICIANTES DE CURSOS SUPERIORES PDF
Fernando Rocha Pinto
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Nayara Aparecida Leite Polizeli, Ernandes Rocha de Oliveira
MATEMÁTICA E JOGOS: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM PDF
Pâmela Ceolin Pinto, Maurício Ramos Sgarbi, Claudiane Raquel Feltes, Rosí de Fatima Oliveira Portela
MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL PDF
Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza
POSIÇÃO RELATIVA DE RETAS NO ESPAÇO USANDO O GEOGEBRA 3D PDF
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal
TANGRAM E FRAÇÕES: EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM PDF
Luciana Del Castanhel Peron
TECNOESTRESSE EM PROFESSORES NATIVOS E IMIGRANTES DIGITAIS PDF
Fabrine Diniz Pereira, Raquel Nicolette
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA PDF
Eduardo Ribeiro Model, Jackson Moraes Pinho, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber
A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA DAS ACADEMICAS DO CURSO DE PEDAGOGIA: AÇÕES PEDAGÓGICAS E O TRABALHO DOCENTE PDF
Roseléia Ferreira Prestes
Brincando e aprendendo PDF
Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado
DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS: SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PDF
Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Danielly Fraga Santana
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PDF
Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: PROJETO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva, Mariângela Camba

Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

TABUADA E SEU ENSINO: relato de uma experiência PDF
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Prane
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES (AS) PDF
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Dalle Prane
O GCOMPRIS COMO RECURSO PEDAGOGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ANOS INCIAIS NA REDE MUNICIPAL EM CAMETÁ/PA PDF
Nilcilene da Silva Coelho, Rubenvaldo Monteiro Pereira
CÁLCULO MENTAL E ESTIMATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES PDF
Vanessa de Oliveira, Rosa Monteiro Paulo
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA AULA DE MATEMÁTICA: construindo ambientes de aprendizagem PDF
Arlam Dielcio Pontes da Silva, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho
POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
MAGALE PEREIRA, Ana Gabriela da Silva Rocha, Jutta Cornélia R. Justo
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira
A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO PDF
Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello

Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental

INTEGRANDO SIMULAÇÕES NETLOGO E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Daniana de Costa, Edilson Pontarolo
CONSTRUINDO POLIEDROS REGULARES A PARTIR DA MANIPULAÇÃO DE MATERIAIS CONCRETOS PDF
Suvania Acosta de Oliveira Pureza, Elaine Corrêa Pereira
AVALIAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS APLICADA AO ENSINO DA GEOMETRIA PDF
Julio Silva de Pontes
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DIMENSÃO CONTEXTUAL PDF
Amanda Pranke
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PDF
Vanessa Fonseca de Oliveira, Janaína Poffo Possamai
Multiplicação de números relativos – uma abordagem prática PDF
Cristiano Cardoso Pereira
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL PDF
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato, Antonio Henrique Pinto
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXERCÍCIOS OU BRINCADEIRA? PDF
Renan Paloschi Zanandréa, Gisele Taís Piovesan, Sandra Mara Marasini
O game DragonBox Elements como uma introdução a conceitos da Geometria Plana PDF
Ingrid Cordeiro Firme, Cristiano Natal Toneis, Rosa Monteiro Paulo
RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS PDF
Milene Giaretta, Gisele Taís Piovesan, Alessandra Cristina Rüedell
O ENSINO HÍBRIDO COMO POSSIBILIDADE METODOLÓGICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PDF
Nádia Marques Ikeda Pereira, Fabrícia Mara Tonon
EL JUEGO COMO ESTRATEGIA DIDÁCTICA PARA FORTALECER HABILIDADES DE INTERPRETACIÓN Y ANÁLISIS EN LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EN ESTUDIANTES DE CUARTO DE PRIMARIA DE UNA INSTITUCIÓN PÚBLICA DEL MUNICIPIO DE SAN JUAN GIRÓN PDF
Leonilde Pardo Aguilera, Olga Lucia Duarte Bolívar
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PDF
Wellington Rabello de Araujo, Gisele Lourdes Monteiro, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo

Educação Matemática no Ensino Médio

SITUAÇÕES DE ENSINO DA FUNÇÃO EXPONENCIAL NOS LIVROS DIDÁTICOS PDF
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian
CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA ATIVIDADE DIRECIONADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
William Debon Pereira, Celiane Costa Machado, Andressa Escobar Machado, Roger Braga Dutra
MATRIZES, TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OBRAS DE ARTE: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA PDF
Lauro Chagas e Sá, Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira
UMA EXPERIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DAS FÓRMULAS DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS PDF
Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl
ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PDF
Dionei Cardozo, Juliana Meneghelli, Janaína Poffo Possamai
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS PDF
Juliana Meneghelli, Dionei Cardozo, Janaína Poffo Possamai
A NOÇÃO DE VARIABILIDADE NO ESBOÇO DA PARÁBOLA PDF
Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti
CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Andrei Luís Berres Hartmann, Camila Porto Giacomelli, Liane Teresinha Wendling Roos
QUANTO GANHA, QUANTO PAGA: planejamento financeiro em uma aula de matemática PDF
Betina Cambi, Maria Carolina Machado Magnus, Bruna Zution Dalle Prane
MATEMÁTICA: A ÁREA QUE DESVENDA A CIÊNCIA PDF
Rafaeli Oleques Pires, Yasmin Frantz
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE VARIÁVEL COMPLEXA NO ENSINO MÉDIO USANDO PLANILHA ELETRÔNICA PDF
Gabriela Gimenes Pereira, Cristiana Andrade Poffal, Cinthya Maria Schneider Meneghetti
CONTEXTUALIZANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PESCADORES ARTESANAIS DA CIDADE DE RIO GRANDE PDF
Sicero Agostinho Miranda, Elaine Corrêa Pereira, Vilmar Alves Pereira, Marília Nunes Dall'Asta
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PESQUISA NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA PDF
Ana Paula Rangel de Andrade, Rosélia Perissé da Silva Piquet, Elis de Araújo Miranda
INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL PDF
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Cynthia Souza Oliveira, Leonice Domingos dos Santos Lima

Educação Matemática no Ensino Superior

Ensino de Cálculo de Várias Variáveis com o software Maple PDF
Rafael Zanovelo Perin
INTERAGINDO COM OS NÚMEROS COMPLEXOS: COMPREENDENDO CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA PDF
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima, Thaísa Müller
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA PDF
Amanda Stefani Stefani, Marcelo Carlos Proença
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES E LACUNAS NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES INICIANTES PDF
Eliana Alves Pereira Leite, Cármen Lúcia Brancaglion Passos
VELOCIDADE INSTANTÂNEA: ANÁLISE DE UMA TAREFA PROPOSTA A ESTUDANTES QUE CURSAM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
André Luis Trevisan, Patrícia Aparecida Caldana Pereira, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca
ANÁLISE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA DOS NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS PDF
Paulo Cesar Pereira Napar, Carmen Teresa Kaiber

Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância

Explorando a Geometria Fractal com o GeoGebra PDF
Marcelo Wachter Maroski, Lecir Dalabrida Dorneles, A. Patricia Grajales Spilimbergo, Claudia Piva
A PRODUÇÃO DE VÍDEOAULAS NA DISCIPLINA DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL II PDF
Elisangela Pavanelo, Renan Lima
ENSINO DE MATEMÁTICA COM O AUXÍLIO DA ROBÓTICA: A TECNOLOGIA DIGITAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PDF
Andrew Felipe Silvério Souza, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnior Lessa Gonçalves, Luciano Cássio Lulio
Geometria Fractal: O uso do software GeoGebra na construção do Floco de Neve PDF
Aline de Lima Brum, Elaine Corrêa Pereira
O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA COM O FACEBOOK NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Medina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira
EXPERIMENTOS ARTÍSTICOS EM MATEMÁTICA: A CONSTRUÇAO DO CONCEITO MATEMÁTICO DE FUNÇAO POR MEIO DE QR-CODES PDF
Fernando Rocha Pinto
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA E PRODUÇÃO DE VÍDEOSNO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS E TRIÂNGULOS PDF
Anelise Pereira Baur, Leandra Anversa Fioreze
TECNOESTRESSE EM UM COLETIVO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO PDF
Fabrine Diniz Pereira, Tanise Novello, Raquel Nicolette
MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS PDF
Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati
ENSINO DE MATRIZES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA PDF
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Wendel Oliveira Silva, Renata Tavares Nascimento
A PONTE RETIFICADORA EM UM CIRCUITO ELÉTRICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR POR MEIO DE UM AMBIENTE VIRTUAL PDF
Karina Piva Recco, Margarete farias Medeiros, Helmo Alan Batista de Araujo, Lisandro Bitencourt Machado

Formação de Professores que Ensinam Matemática

EXPECTATIVAS E AVALIAÇÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO ESTADO DE MATO GROSSO PDF
Marcela Bonet Becher Schavaren, Rute Cristina Domingos da Palma
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE PDF
LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA
PERCEPÇÃO DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO PRIMEIRO CICLO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE CÁCERES-MT PDF
Lenir Tomazeli, Rute Cristina Domingos da Palma
INVESTIGANDO COM O GEOGEBRA 3D: O MÉTODO AXIOMÁTICO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL PDF
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal
FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA PDF
Érika Janine Maia, Marcelo Carlos de Proença
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO E O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO PDF
Egídio Rodrigues Martins, Cecília Pereira de Andrade, Nilton Cezar Ferreira
O PROFESSOR FORMADOR DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E O SEU ENTENDIMENTO SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL, SABERES E PRÁTICAS PDF
Cleberson Pereira Arruda, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE PEDAGOGIA PDF
Cleberson Pereira Arruda
(RE)CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE O CONCEITO DE DIVISÃO POR LICENCIANDOS À LUZ DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA PDF
Danielly Fraga Santana, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
ATELIÊ DE MATEMÁTICA PARA UNIVERSITÁRIOS: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA PDF
Rodrigo Sychocki da Silva, Alana Gomes Tomaz Louzada, Shéridan dos Reis Pinto
DISCALCULIA: O CÉREBRO E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS PDF
Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara
O ENSINO EXPLORATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Rodrigo Carvalho Dias, Maria Elisabette Brisola Brito Prado
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS PDF
CAROLINA CORDEIRO BATISTA, INGRID CORDEIRO FIRME, ROSA MONTEIRO PAULO
PLANEJAMENTO DE AÇÕES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE ACADEMICOS PARTICIPANTES DO PIBID PDF
Rosangela Ferreira Prestes, Carmen Teresa Kaiber
Uma Perspectiva de Formação de Professores que Ensinam Matemática a Partir das Noções de Estranhamento e Descentramento PDF
João Pedro Antunes de Paulo
NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO ESPECÍFICO DE MATEMÁTICA PDF
Éderson de Oliveira Passos, Eduardo Kojy Takahashi
OLHAR PROFISSIONALMENTE A SALA DE AULA: DEMANDA COGNITIVA DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS PDF
Ilisandro Pesente, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Salvador Llinares Ciscar
DIDÁTICA FRANCESA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Ronald Feitosa Moraes, Francisca Tuanny Aparecida da Silva Souza, Aylla Gabriela Paiva de Araujo, Francisco Rômulo Feitosa Moraes
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO PDF
Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro
AS COMPETENCIAS PARA O USO DAS TÉCNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UM CONTEXTO DE AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PDF
Cristian Douglas Poeta, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
AS PESQUISAS SOBRE O ESTÁGIO EM MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA DA HISTÓRICO-CULTURAL PDF
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS: EXPLORANDO O SOFTWARE JFRACTIONLAB PDF
Danrlei Silveira Trindade, Patricia Pujol Goulart Carpes, Paola Aquino dos Santos
NEUROCIÊNCIA E MATEMÁTICA DE MÃOS DADAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: EXPERIÊNCIA APLICADA NA DISCIPLINA TÓPICOS DO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Rose Lemos de Pinho
A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Investigando conhecimentos prévios. PDF
Jussara Gomes Araújo Cunha, Marcos Túlio de Freitas Pinheiro
PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO PETMAT PDF
Emanuel Gomes Peixoto, José Pedro Machado Ribeiro, Vânia Lucia Machado

Avaliação em Educação Matemática

UMA ANÁLISE DOS ARTIGOS PUBLICADOS ENTRE 2006 E 2016 SOBRE O CONCEITO DE AVALIAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA. PDF
Thaís Paschoal Postingue, Deise Aparecida Peralta, Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Andrew Felipe Silvério Souza

Modelagem Matemática e Resolução de Problemas

MODELAGEM MATEMÁTICA E FUNÇÃO EXPONENCIAL: UMA EXPERIÊNCIA COM A PROLIFERAÇÃO DE FUNGOS COM LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA PDF
Thamires Belo de Jesus, Bruna Zution Dalle Prane
PERCEPÇÕES SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE DERIVADAS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Erica MArlucia Leite Pagani
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO PDF
Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso

Currículo e Educação Matemática

CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um estudo de caso em um Curso de Licenciatura em Matemática PDF
Morgani Mumbach, Rita de Cassia Pistóia Mariani
O DESAFIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ATUAL CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO PDF
Dayse do Prado Barros, Marcus Vinícius Pereira

Educação Matemática e Inclusão

DIÁLOGOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PDF
Cátia Aparecida Palmeira, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli
PROGRAMA JOVEM APRENDIZ: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA PDF
Livia Paim da Silva, Marlise Geller
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015) PDF ()
Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula
CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS PDF
Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira

Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental

AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO DE ESTATÍSTICA PDF
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula
A MATEMÁTICA ABORDANDO A ESTATÍSTICA ATRAVÉS DE UM ESTUDO SOBRE OS ÓBITOS DOS ESCRAVOS DO RIO GRANDE DO SUL NO SÉC. XIX: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR PDF
Leila Inês Pagliarini de Mello, Luciana Neves Nunes
VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM PDF
Mauren Porciúncula, Alessandra Abade da Cruz, Milena Ruas Marques, Pedro Henrique Barcarolo

Mesas Redondas

ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO PDF
Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti


Patrocinadores