Minicursos
TEOREMA DE PITÁGORAS: DO GEOMÉTRICO AO ALGÉBRICO | |
Nathalia da Rosa Lopes, Luciano de Oliveira, Mauricio Ramos Lutz |
QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Neuza Terezinha Oro, Mariane Kneipp Giareta, Rosa Maria Tagliari Rico |
AS POTENCIALIDADES DA CALCULADORA NO DESENVOLVIMENTO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Clarissa de Assis Olgin, Ilisandro Pesente, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
ENFATIZANDO O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA COM A LINGUAGEM LOGO | |
Genilton José Cavalcante de Oliveira |
JOGOS E FICHAS DE ATIVIDADES – Auxiliando a Matemática no Ensino Fundamental | |
Pedro Nogueira de Marins, Giane Dos Santos Oliveira Silva, Mariana Moledo Moreira |
MATEMÁTICA COM ARTE - PERFORMANCE MATEMÁTICA DIGITAL: COMO PRODUZIR? | |
Clarissa Lopes Trojack, Júlia Schaetzle Wrobel, Vanessa Oechsler |
TREINAMENTO PARA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA - não só competição mas um caminho para gostar de matemática | |
Carlos Eduardo Oliveira |
UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E SISTEMAS | |
Fernanda Dellinghausen, Vanessa Galle, Clarissa Olgin |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
Pôsteres
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO | |
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira |
ETNOMATEMÁTICA: A CULTURA MATEMÁTICA KARAJÁ, NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA MAUREHI DA ALDEIA BURINA EM ARUANÃ-GO | |
Laynny Karla Beraldo Malta, João Bosco Marques de Oliveira |
A Ludicidade na Educação Matemática | |
JOÃO BOSCO MARQUES OLIVEIRA, Laynny Karla Beraldo Malta |
PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler |
CYPHERING BOOKS – DO SÉCULO XVII AO SÉCULO XIX | |
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gustavo Fernando Bernardes da Silva, André Luiz Oliveira Capoano, Alessandra Querino da Silva, Rita Cassia de Oliveira |
FORMALIZAÇÃO E INTUIÇÃO NO APRENDIZADO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA, VERA LÚCIA RAGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: INTERLIGANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Graziela Macuglia Oyarzabal, Nádia Teresinha Schröder, Milena de Sá Almeida |
AUTISMO E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA: REFLEXÕES E DESAFIOS | |
Paula Diovana Ricaldes Miranda de Oliveira, Marlise Geller |
ENSINO E APRENDIZAGEM DE SISTEMAS LINEARES VIA MODELOS DE PROGRAMAÇÃO LINEAR: EXPLORANDO AS DIFERENTES FORMAS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Jader de Oliveira |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
A importância do raciocínio lógico-matemático para o desenvolvimento dos alunos: uma experiência com o PIBID Matemática | |
Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira |
O ESTUDO DAS FRAÇÕES ATRAVÉS DA SUA APLICABILIDADE | |
Isadora Silva de Oliveira, Luara Zwiernik |
PIBID: UMA ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA COMO SUGESTÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Lucas Pablo Ferreira dos Santos, Caio Sergio Oliveira Xavier |
ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA: RELATO DE EXPERIÊNCIA USANDO A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA | |
Mara oliveira de azevedo |
OS MATERIAIS CONCRETOS COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1°GRAU | |
Glauce Kelly Souza de Oliveira, Larissa Beatriz Molgora, Cíntia Melo dos Santos |
Educação Matemática no Ensino Médio
INVESTIGAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA | |
Alexandre Menezes Veiga, Clarissa de Assis Olgin |
ATIVIDADES COM FRACTAIS ENVOLVENDO MÚLTIPLAS TURMAS | |
Genilton José Cavalcante de Oliveira |
HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES | |
Luciano Feliciano de Lima, Larissa Rodrigues Mendonça, João Pedro Marques Oliveira |
O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa | |
Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria |
OS POLIEDROS DE PLATÃO: ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA | |
Aline Lyra Lemos, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATRIZES | |
Pedro Gurgel Moraes, Andreilson Oliveira da Silva, Elionardo Rochelly Melo de Almeida, Odacir Almeida Neves |
INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL | |
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Cynthia Souza Oliveira, Leonice Domingos dos Santos Lima |
Educação Matemática no Ensino Superior
APLICAÇÕES DE DERIVADAS NA PERSPECTIVA SOCIOEPISTEMOLÓGICA | |
Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ricardo A Cantoral Uriza |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA: um exemplo com o vídeo “Classificação de Frações” | |
Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba |
ENCONTRANDO O IMC COM O GEOGEBRA E CONSTRUINDO DIETAS NO EXCEL: UMA ATIVIDADE DE FUNÇÕES AFIM E MATRIZES. | |
Juliana Schivani, Emanuel Gomes Lourenço, Alexsandro Paulino Oliveira |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
O que dizem os cadernos escolares da professora Carlota Josefina dos Reis Boto? | |
Francisco de Oliveira Filho, Luciani Coelho Guindo dos Santos |
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO RESPALDADA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL | |
Daniela Cristina de Oliveira, Wérica Pricylla de Oliveira Valeriano Santos |
A IMAGEM (DESENHO), AS CONCEPÇÕES IDEOLÓGICAS E AS SUAS FORMAS DE VISUALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS – UMA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | Sem título |
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, VERA LÚCIA RANGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICA DE ENSINO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA | |
Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes, Mauricio Ramos Lutz |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
O FORMADOR DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Fabiana de Jesus Oliveira |
PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA EM PROJETOS ENVOLVENDO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Natalia Zulmira Massuquetti de Oliveira |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PIBID MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS NA SALA DE AULA | Sem título |
Mauricio Ramos Lutz, Luciano de Oliveira, Nathalia da Rosa Lopes |
UM ESTUDO SOBRE TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS DE ROTAÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Sabrine Costa Oliveira, Sandra Aparecida Fraga da Silva |
ENSINO DE MATRIZES NUMÉRICAS NO ENSINO MÉDIO: O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS | |
Thiago Barbosa Guedes, Aline Olveira Lemos, Katia Eliana Gonçalves Ferreira, Silvia Regina Vieira da Silva |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto |
AÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: APRENDER FAZENDO NA OFICINA DE GEOMETRIA | |
Mércia Cristina dos Santos Farias, Carloney Alves de Oliveira |
Avaliação em Educação Matemática
PROGRESSÃO CONTINUADA E REGIME DE CICLOS: PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES | |
Vicente Henrique de Oliveira Filho |
LA EVALUACIÓN COMO MEDIO DE MOTIVACIÓN HACIA EL APRENDIZAJE DEL CÁLCULO | |
Olga Lucía Duarte Bolívar, Luz Ángela Flórez Olarte |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM MATEMÁTICA E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Everlise Sanches Brum, Silvana Pinto Saggiono, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: Um relato com turmas do nono ano do Ensino Fundamental | |
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Mariane Aguirre Arcamendia, Claudia Carreira da Rosa |
Currículo e Educação Matemática
ATIVIDADES DIDÁTICAS UTILIZANDO O SOFTWARE JCLIC NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin |
ATIVIDADES DIDÁTICAS COM A TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA | |
Clarissa de Assis Olgin |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
UM ESTUDO DO TRATAMENTO DADO AO CONHECIMENTO PROBABILÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL, EM TESES DE DOUTORADO, EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA, ELABORADAS NO BRASIL | |
Magnus Cesar Ody, Lori Viali |