Minicursos
COMPREENSÃO DE CONCEITOS ATRAVÉS DE CONSTRUÇÕES NO PAPEL: da Tábua de Pitágoras ao uso de Origamis | |
Letícia de Queiroz Maffei, Paola Reyer Marques |
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Diego de Vargas Matos, Caroline Maffi, Rosana Maria Gessinger, Débora Cristine Frasnelli |
FAZENDO MÁGICA COM A MATEMÁTICA | |
Samanta Margarida Milani |
INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Sani de Carvalho Rutz da Silva, Lúcia Mamcasz-Viginheski |
O Scratch como possibilidade de criação de materiais didáticos digitais | |
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
GEOMETRIA E LITERATURA INFANTIL: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA OS ANOS INICIAIS. | |
Adriane Regina Bravo Mendes |
PRÁTICA DE TRIGONOMETRIA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E USO DO TEODOLITO | |
Karine Pertile, Polyana Perosa, Mariéle Minosso |
CURIOSIDADES E PASSATEMPOS: O OUTRO LADO DA MATEMÁTICA | |
Luzia da Costa Tonon Martarelli |
JOGOS E FICHAS DE ATIVIDADES – Auxiliando a Matemática no Ensino Fundamental | |
Pedro Nogueira de Marins, Giane Dos Santos Oliveira Silva, Mariana Moledo Moreira |
MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ALUNOS SURDOS | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Luani Griggio Langwinski, Wanderson Thiago Pires Furlan |
MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa |
PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA: LIVRO-JOGO COMO DESAFIO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos |
GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. | |
Jorge Brandão, Denize Silveira, Elisângela Magalhães |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA | |
Giovani Rosa Delazeri, Leandro Millis |
JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO MÚLTIPLAS HABILIDADES | |
Eduardo Meliga Pompermayer, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth |
MINICURSO PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA | |
Mauren Porciúncula, Karine Cunha Duarte Silva, Milena Ruas Marques, Gabriela Machado Moura |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Tauana Dambrós, Carmen Vieira Mathias, Isabel Cristina Frozza, Bruno Simões Gomes |
ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA O USO DE CALCULADORA EM SALA DE AULA | |
Rosana Gomes Bernardo, Raquel Tavares Scarppelli de Araujo Moreira, Reginaldo Vandré Menezes da Mota |
Pôsteres
A BELEZA DA GEOMETRIA DOS FRACTAIS | |
Samanta Margarida milani |
ENSINO DE TRIGONOMETRIA PELO CARINHO DE ROLIMÃ | |
Gustavo Souza de Melo |
ETNOMATEMÁTICA: A CULTURA MATEMÁTICA KARAJÁ, NO COLÉGIO ESTADUAL INDÍGENA MAUREHI DA ALDEIA BURINA EM ARUANÃ-GO | |
Laynny Karla Beraldo Malta, João Bosco Marques de Oliveira |
SEQUÊNCIA DE FIBONACCI: UMA ABORDAGEM NO ENSINO MÉDIO | |
Ana Maria Mrás |
GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MIGUEL CALMON, BAHIA | |
Mirian Ferreira de Brito, Deiziane Coutinho de Miranda |
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS | |
Ariosvaldo Andrade dos Santos, Célio Moacir dos Santos, Thiago Campos Magalhães |
A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA ATRAVÉS DE JOGOS DE ORIGEM AFRICANA | |
Catiana Moraes, Ursula Tatiana Timm |
CRUZADINHA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Alessandra Querino da Silva, Natiele de Almeida Gonzaga |
POSIÇÃO RELATIVA DE RETAS NO ESPAÇO USANDO O GEOGEBRA 3D | |
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
Olimpíada de Matemática | |
Viviane Ruppenthal Murlick |
MATEMÁTICA E O ENSINO VOLUNTARIADO | |
Silvianne Amaral da Silva, Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias |
REVISANDO CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Silvianne Amaral da Silva, Carmen Vieira Mathias |
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
Eduardo Ribeiro Model, Jackson Moraes Pinho, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
UMA DEFINIÇÃO DE DETERMINANTES | |
Josefa Deise Barros, Francisco Batista de Medeiros |
O número e de Euler | PDF () |
Robson Lucas Soares da Silva, Francisco Batista de Medeiros |
A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO: O PROCESSO DE APRENDIZAGEM A PARTIR DO JOGO “NUNCA DEZ” | |
Milena Stülp da Silva, Caroline Roesch, Gláucia Cabral Moraes |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Amanda Denise Nogueira Machado, Edinara da Silva Pereira, Patrícia Graciele Moreira da Silva, Graciele de Borba Gomes Arend |
AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS E OS ALUNOS DO 6º E NO 7° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA | |
Jessica Roberta de Oliveira Moreira, Joice de Souza Araujo Corumbá |
Brincando e aprendendo | |
Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado |
APLICATIVO MOBILE PARA AUXILIAR NO processo de aprendizagem de alunos com DISCALCULIA | |
João Padilha Moreira, Marlise Geller |
ANÁLISE DA CAPACIDADE SUPORTE DO MODELO LOGÍSTICO | |
Tanisia De Carli Foletto, Lauren Mello |
A MATEMÁTICA NAS EMENTAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | |
Mirian Ferreira Brito, Ana Lúcia Manrique |
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza |
MATEMÁTICA E OS ORIGAMIS MODULARES | |
Micael Silva dos Santos, Rafael Pereira de Melo, Emanuel Gomes Lourenço, Alberico Teixeira Canário de Souza |
GEOMETRIA EM AÇÃO: Aprendendo Com o Geogebra | |
Jullian da da Silva Moreira, Jaedson Carvalho da Silva, Joelma dos Santos Souza Maciel |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AS SEMIOSES ENCONTRADAS NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
Renata Ercília Mendes Nifoci, Ana Karine Dias Caires Brandão, Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni |
Apreensões mobilizadas no estudo do círculo nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
Priscila Arcego, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
A Sustentabilidade contemplada por meio da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | |
Isabelly Cristina Mottin, Polyanna Mondadori Santos |
TABUADA E SEU ENSINO: relato de uma experiência | |
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Prane |
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES (AS) | |
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Dalle Prane |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E AUTONOMIA: UMA ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM | |
Leila de Souza Mello |
A GEOMETRIA NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL: A SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Adriane Regina Bravo Mendes |
A RESOLUÇÃO DE ALGORITMOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO APRESENTADA POR CRIANÇAS COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA | |
Isabel Cristina Machado de Lara, João Pedro Neves Frare, Lanúzia Almeida Brum Avila, Letícia da Silva Pimentel |
LIVRO-JOGO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS: PROPOSTA DO PIBID INTERDISCIPLINAR PEDAGOGIA E MATEMÁTICA | |
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Aline Rodrigues Senna dos Santos, Ettiène Cordeiro Guérios |
O TRABALHO EM GRUPO POTENCIALIZANDO A TOMADA DE CONSCIÊNCIA DAS APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Paola Reyer Marques, João Silva, Letícia Maffei |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UMA COMBINAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Jonata Souza Santos, Rosana Pinheiro Fiuza, Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro |
MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO GEOMETRIA PLANA: OS POLÍGONOS | |
Tamires dos santos augusto, Milena Molitor, Claudete Cargnin |
A importância do raciocínio lógico-matemático para o desenvolvimento dos alunos: uma experiência com o PIBID Matemática | |
Larissa Beatriz Molgora, Glauce Kelly Souza de Oliveira |
A APLICAÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM POR MEIO DUM PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A geometria euclidiana presente no Forte do Castelo. | |
Ivo Antônio da Conceição Ribeiro, Jane Cristina da Silva, Rita Sidmar Alencar Gil, José Luis Magalhães da Silva |
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 8º ANO ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS | |
Carla Martins da Silva, Thaísa Jacintho Muller |
MATEMÁTICA PAI D’ÉGUA: DESFRUTANDO DE CONCEITOS CULTURAIS DO ESTADO PARAENSE | |
Caio de Siqueira Bendelak dos Santos, José Luís Magalhães da Silva, Matheus dos Santos Martins, Rita Sidmar Alencar Gil |
DESCOBRINDO A SEQUÊNCIA DE NÚMEROS TRIANGULARES: UMA ATIVIDADE DE INVESTIGAÇÃO | |
Minéia Bortole Machado |
RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU COM AUXÍLIO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS | |
Minéia Bortole Machado |
ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS COMO FACILITADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA VIVÊNCIA DO PIBID | |
Adriano dos Santos, Daniela Miotte, Carolina Bruski Gonçalves, Elizangela Weber |
NOVAS ENUNCIAÇÕES DE UMA TAREFA: REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
André Luis Trevisan, Anna Flávia Magnoni |
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO -MATEMÁTICA-7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Leticia Lima de Almeida, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio |
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM | |
Anielle G. Vaz Coelho, Fabiana Fiorezi de Marco |
JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: EXERCÍCIOS OU BRINCADEIRA? | |
Renan Paloschi Zanandréa, Gisele Taís Piovesan, Sandra Mara Marasini |
Práticas de leitura e de escrita no ensino de Matemática | |
Ana Paula Krein MUller, Silvana Martins |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGO, PARA POSSIBILITAR A MELHOR MANIPULAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Denize Cristina Monteiro, Rita Sidmar Alencar Gil |
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E ANALISADA SOB A ÓTICA DAS ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DA MEC/OCDE | |
Suziane Dias Almansa, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
APRENDIZAGENS POR PROJETOS: O CASO DO LAB NEHYTA | |
João Marcos Marques Machado, Kaoni Kenne, Rodrigo Dalla Vecchia |
ÁREAS E PERÍMETROS DE RETÂNGULOS COMO RECURSO NO ENSINO DO CÁLCULO ALGÉBRICO | |
Tiago Vencato Martins |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COM ORIGAMI A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DE UMA PMD | |
Francielle Quaresma farias da Silva, Kevila Cezario de Morais, Dilza Côco |
Aprendizagem significativa de matemática: uma aula no 6º ano do ensino fundamental II | |
Rômulo Feitosa Moraes, Francisco Ronald Feitosa Moraes |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
Wellington Rabello de Araujo, Gisele Lourdes Monteiro, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo |
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL E DE RECURSO TECNOLÓGICO | |
MAIARA ANDRESSA STREDA, ROSI KELLY REGINA MARMITT, Lucilaine Abitante Goin |
ENSINO DE QUADRILÁTEROS COM USO DE UM JOGO DE TRILHAS | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Natiele de Almeida Gonzaga, Alessandra Querino da Silva |
OS MATERIAIS CONCRETOS COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM DE EQUAÇÃO DO 1°GRAU | |
Glauce Kelly Souza de Oliveira, Larissa Beatriz Molgora, Cíntia Melo dos Santos |
MATEMÁTICA NA ESCOLA E CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA: PERIGO DE EXTINÇÃO DOS MURIQUIS | |
Rosa García Márquez, Jeanne Denise de Barros |
Educação Matemática no Ensino Médio
CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA ATIVIDADE DIRECIONADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
William Debon Pereira, Celiane Costa Machado, Andressa Escobar Machado, Roger Braga Dutra |
SAÚDE E MATEMÁTICA: A interseção entre a teoria dos conjuntos e os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti | |
Matheus Dos Santos Martins, Fernanda Suely Barata, Deiziany de Sousa Lobo |
O ENFOQUE CTS EM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
LUCIA MENONCINI |
MATRIZES, TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E OBRAS DE ARTE: REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DE MATEMÁTICA | |
Lauro Chagas e Sá, Elcio Pasolini Milli, Cátia Aparecida Palmeira |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA | |
Janaina Marquez |
PLACA ARDUINO NA APRENDIZAGEM ATIVA DE MATEMÁTICA | |
Gustavo Souza de Melo |
EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR: ABORDANDO AS DESIGUALDADES DE GÊNERO NA AULA DE MATEMÁTICA | |
Carlos Eduardo Neves da Silva, Kelen Berra de Mello |
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
Jessica da Silva Miranda, Felipe Antonio Moura Miranda, Mauricio de Moraes Fontes |
ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS | |
Dionei Cardozo, Juliana Meneghelli, Janaína Poffo Possamai |
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Juliana Meneghelli, Dionei Cardozo, Janaína Poffo Possamai |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES: INTERAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Daniele Galvão Mathias, André Luis Andrejew Ferreira |
A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
Jéssica Goulart da Silva, Deise Pedroso Maggio, Cátia Maria Nehring |
A NOÇÃO DE VARIABILIDADE NO ESBOÇO DA PARÁBOLA | |
Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti |
ESTUDO DO CONCEITO DE TAXA DE VARIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | |
Dargel Mercio Rios, Leugim Corteze Romio |
GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR CRÍTICO PARA AS EMBALAGENS | |
Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Ranna de Jesus Ambrosio |
HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES | |
Luciano Feliciano de Lima, Larissa Rodrigues Mendonça, João Pedro Marques Oliveira |
O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa | |
Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria |
O ESBOÇO DE CURVAS DE FUNÇÕES MODULARES LINEARES A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
LUCIA MENONCINI, Méricles Thadeu Moretti |
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Charles Bruno da Silva Melo, Eleni Bisognin |
QUANTO GANHA, QUANTO PAGA: planejamento financeiro em uma aula de matemática | |
Betina Cambi, Maria Carolina Machado Magnus, Bruna Zution Dalle Prane |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS | |
Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius, ANA PAULA KREIN MULLER |
O ESTUDO DE RELAÇÕES LÓGICAS POR MEIO DO USO DOS BLOCOS LÓGICOS | |
Caroline Maffi, Monica Bertoni Dos Santos, Rosana Maria Gessinger |
UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES DE VARIÁVEL COMPLEXA NO ENSINO MÉDIO USANDO PLANILHA ELETRÔNICA | |
Gabriela Gimenes Pereira, Cristiana Andrade Poffal, Cinthya Maria Schneider Meneghetti |
CONTEXTUALIZANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PESCADORES ARTESANAIS DA CIDADE DE RIO GRANDE | |
Sicero Agostinho Miranda, Elaine Corrêa Pereira, Vilmar Alves Pereira, Marília Nunes Dall'Asta |
ANÁLISE DOS CONCEITOS/CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA E PROGRESSÕES GEOMÉTRICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A PERSPECTIVA DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Angela Joanella Cardoso Rocha, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
ESTUDO DOS TIPOS DE AVALIAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA | |
Kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma farias da Silva, Dilza Côco |
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PESQUISA NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA | |
Ana Paula Rangel de Andrade, Rosélia Perissé da Silva Piquet, Elis de Araújo Miranda |
INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL | |
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Cynthia Souza Oliveira, Leonice Domingos dos Santos Lima |
Educação Matemática no Ensino Superior
A MONITORIA DE CÁLCULO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENGENHARIA | |
Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima, Thaísa Jacintho Müller |
INTERAGINDO COM OS NÚMEROS COMPLEXOS: COMPREENDENDO CIRCUITOS ELÉTRICOS DE CORRENTE ALTERNADA | |
Cassiano Scott Puhl, Isolda Gianni de Lima, Thaísa Müller |
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS CONCEITOS DE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES | |
Clara de Mello Maciel, Graciela Meggiolaro, Robson Trevisan, Antônio Vanderlei dos Santos |
CÓMO IMPACTA LA RECURSIVIDAD EN LA ENSEÑANZA EN CIENCIAS DE LA COMPUTACIÓN | |
MARIO ENRIQUE QUINTANA, JORGE ENRIQUE SAGULA, FLORENCIO ISIDRO MONZON |
DO CONCRETO AO ABSTRATO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIMITE NO INFINITO | |
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Jéssica Meyer Sabatke |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM ATIVIDADE ENVOLVENDO O CONCEITO DE FUNÇÃO | |
Eliane Miotto Kamphorst, Angéli Cervi Gabbi, Cátia Maria Nehring, Carmo Henrique Kamphors |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
Explorando a Geometria Fractal com o GeoGebra | |
Marcelo Wachter Maroski, Lecir Dalabrida Dorneles, A. Patricia Grajales Spilimbergo, Claudia Piva |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DA “BATALHA DO MILHÃO” | |
Bruno Mendes Basso, Thaísa Jacintho Müller |
O SCRATCH E A CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM | |
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
SCRATCH: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA PROGRAMAÇÃO | |
Airan Priscila de Farias Curci, Marcelo Souza Motta |
MATEMÁTICA E TECNOLOGIA: UMA ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE RECURSOS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Marcelo Souza Motta |
Uso de Games na Educação:Dificuldades e Desafios da Mediação didática | |
Thaísa Jacintho Muller, Rubens Renato Da Silva de Lima |
SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA AO ENSINO DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. | |
Adil Ferreira Magalhães, Matheus Guilherme Fernandes |
A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Caroline Maffi, Diego De Vargas Matos, Lanúzia Almeida Brum Avila, Thaísa Jacintho Müller |
ATRIBUINDO SIGNIFICADOS À MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Eliel Constantino da Silva, Wellem Cristiam Teixeira Rodrigues, Maria Raquel Miotto Morelatti |
CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Ana Paula de A. Janz Elias, Flavia Sucheck, Marcelo Souza Motta |
O SOTWARE CMAPTOOLS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO DE CONTAGEM | |
Alisson Souza Jesuino, Margarete Farias Medeiros, Lisandro Bitencourt Machado |
UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS LINEARES REGULARES | |
Laís Machado Matêus Cogorni, Lisandro Bitencourt Machado |
A CAÇA AO TESOURO COM SMARTPHONES: UMA SIMULAÇÃO DE AULA DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES | |
Michel Hallal Marques, Daiane Leal da Conceição, Gabriel Souza Germann da Silva |
MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS | |
Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati |
GEOGEBRA E GRÁFICOS DINÂMICOS: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO | |
Rodrigo Duda, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro |
DISPOSITIVOS MÓVEIS COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN NO ENSINO DA GEOMETRIA | |
Cristiane Pereira Felicio, Melissa Meier, Marcos V.A Basso |
OS SONS DA FUNÇÃO SENO: UMA ATIVIDADE DE ENSINO MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
Dienifer Tainara Cardoso, Jéssica Meyer Sabatke, Rogério de Aguiar |
ENSINO DE MATRIZES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Wendel Oliveira Silva, Renata Tavares Nascimento |
A PONTE RETIFICADORA EM UM CIRCUITO ELÉTRICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR POR MEIO DE UM AMBIENTE VIRTUAL | |
Karina Piva Recco, Margarete farias Medeiros, Helmo Alan Batista de Araujo, Lisandro Bitencourt Machado |
O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS | |
Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo |
GEOGEBRA COMO UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DAS TRANSFORMAÇÕES LINEARES PLANAS VINCULADO A MANIPULAÇÃO DE IMAGENS | |
Jullian da Silva Moreira, Wagner Ferreira de Santana |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
SE SENTIR MATEMÁTICO NA VIDA | |
Vanessa silva da luz, Celiane Costa Machado |
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: REVIVENDO A HISTÓRIA | |
Vanessa Mattoso Cardoso, Vera Lúcia da Fonseca, Renata magarinus |
A ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DAS VENDAS EM UMA FEIRA LIVRE | |
Jose Nilson Morais, Francisco de Assis Bandeira |
PRESENÇA DA HISTÓRIA CULTURAL EM UM ESTUDO SOBRE O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO | |
Antonio Mauricio Medeiros Alves |
CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? | |
PAULO VILHENA DA SILVA, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, JANEISI DE LIMA MEIRA, JOSIANE SILVA DOS REIS |
BUSCANDO A RENOVAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA E PERSPECTIVAS: um balanço do movimento da educação matemática no Brasil no primeiro século | |
JOSINALVA ESTACIO MENEZES |
A MATEMÁTICA NA APICULTURA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO | |
Alisson Souza Jesuino, Leticia Lopes Hespanhol, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Margarete Farias Medeiros |
INDICAÇÕES DE ABORDAGENS PARA O ENSINO DE INTEGRAL A PARTIR DA OBRA ARITHMETICA INFINITORUM DE JOHN WALLIS | |
GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES, Iran Abreu Mendes |
O ENSINO DA MATEMÁTICA: memórias de educadores do Grupo Escolar Dom Romualdo de Seixas (1960-1970) | |
Romulo Everton de Carvalho Moia |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
¿QUÉ SITUACIONES VALORA EL PROFESORADO DE MATEMÁTICAS EN FORMACIÓN DE UNA CLASE DE MATEMÁTICAS VIDEO GRABADA? | |
Yuri Morales-López, Vicenç Font Moll |
PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO SUJEITO DE PESQUISA | |
Mariana Lima Duro, Jaqueline Molon |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A NECESSÁRIA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
Mariana Lima Duro, Jaqueline Molon |
CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS PARA ENSINAR ADIÇÃO DE FRAÇÕES E COMO SE RELACIONAM: UM CASO SOBRE ERROS COMUNS DE ESTUDANTES, SUAS FONTES E MODOS DE SUPERÁ-LOS | |
Jeferson Gomes Moriel Junior, Glauco Cauê Yamamoto Moral |
INVESTIGANDO COM O GEOGEBRA 3D: O MÉTODO AXIOMÁTICO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
FORMAÇÃO INICIAL E O ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ANÁLISE DA VISÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE PEDAGOGIA | |
Érika Janine Maia, Marcelo Carlos de Proença |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO E O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO | |
Egídio Rodrigues Martins, Cecília Pereira de Andrade, Nilton Cezar Ferreira |
A FORMAÇÃO DA PROFESSORA POLIVALENTE E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Darlan Maurente Rangel, Antônio Maurício Medeiros Alves |
REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO SUPERVISOR DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Cátia Brock, Eliana Maria Mallman Teixeira |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Amanda Denise Nogueira Machado, Magda Neves da Silva, Patricia Graciele Moreira da Silva, Natália Alessandra Kegler |
A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE A IDEIA DE NÚMERO | |
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Vanilde Bisognin, Etiane Bisognin Rodrigues, Kátia Fogaça Martins |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
Jaqueline Molon, Mariana Lima Duro, Carina Loureiro Andrade |
ABORDAGENS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Jackelyne de Souza Medrado, Roberto Nardi, Marisa da Silva Dias |
COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva |
DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO: CONTRIBUTOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE COMPARTILHADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Marnei Luis Mandler, Maria Alexandra Oliveira Gomes, Aruana do Amaral |
FORMAÇÃO GEOMÉTRICA DO PROFESSOR PEDAGOGO NA PERSPECTIVA DA SEMIOSFERA DO OLHAR | |
Selma Felisbino Hillesheim, Méricles Thadeu Moretti |
O APRENDER COM E SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO PIBID MATEMÁTICA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO | Sem título |
Liliane Silva Antiqueira, Celiane Costa Machado |
PIBID e Formação de Professores: aprimoramento da prática docente a partir de experiência | |
Gustavo Gonçalves, Kelen Berra de Mello |
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE ENSINO. | |
Denize Cristina Lima Monteiro, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha |
UM ESTUDO COMPARATIVO EM RELAÇÃO ÀS ESTUFAS CONVENCIONAIS E ELÉTRICAS NA SECAGEM DE FOLHAS DE FUMO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Glaucia Cabral Moraes, Luciana Elisa Tornquist, Rafael Winicius Winicius da Silva Bueno |
ENSINAR-REAPRENDER-APRENDER A ENSINAR-ENSINAR: avaliação das disciplinas de ensino de matemática por alunos da Licenciatura na UnB | |
JOSINALVA ESTACIO MENEZES |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Adriana Brito Aguiar Marques, Hugo Marques Correia |
ESPAÇOS PARA A EMANCIPAÇÃO INTELECTUAL: UMA POSSIBILIDADE NO ENSINO DA MATEMÁTICA ESCOLAR | |
Fernanda Abreu Lima, Francisco Egger Moellwald |
AS ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E REALIDADE NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Eliana Maria MALLMANN Teixeira, Rosana Maria Gessinger |
DIDÁTICA FRANCESA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Ronald Feitosa Moraes, Francisca Tuanny Aparecida da Silva Souza, Aylla Gabriela Paiva de Araujo, Francisco Rômulo Feitosa Moraes |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS | |
Luciane Santorum Fredrich, ELIANA MARIA MALLMANN TEIXEIRA, ROSANA MARIA GESSINGER |
MATEMÁTICA: COMPREENSÃO E PRÁTICA – UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO | |
Magda Neves da Silva, Silvia Machado, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio |
PIBID: UMA LIGAÇÃO ENTRE A GRADUAÇÃO E A DOCÊNCIA | |
silvia machado, Magda Neves da Silva, Lorens Estevan Buriol Siguenas |
QUESTÕES PARA POTENCIALIZAR O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO PARA ENSINAR DIVISÃO DE FRAÇÕES | |
Jeferson Gomes Moriel Junior, Matheus Candido Teixeira, Vicente Pedroso da Silva Filho, Claudio Zimmermann Junior |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO PETMAT | |
Emanuel Gomes Peixoto, José Pedro Machado Ribeiro, Vânia Lucia Machado |
Avaliação em Educação Matemática
AVALIAÇÃO DA XXXII FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS | |
Vilmar José Zermiani, Iraci Müller, Carlos Efrain Stein, Vilmar Ibanor Bertotti Junior |
A TRI E O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Cristina Régia Barreto Moreira |
AVALIAÇÃO EXTERNA ENADE COMO RECURSO PARA A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM MATEMÁTICA | |
Adriele Carolini Waideman, Dayane Moara Coutinho, Marcele Tavares Mendes, Claudete Cargnin |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
A ESCRITA REFLEXIVA EM CADERNOS DE METACOGNIÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Cristina Franz Strelow, Antônio Maurício Medeiros Alves |
A DESCONSTRUÇÃO DIMENSIONAL E A MOBILIZAÇÃO DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO | |
Roberta Nara Sodre de Souza, Méricles Thadeu Morethi |
INSTRUIR, TREINO E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Robson André Barata de Medeiros, Paulo Vilhena da Silva, Janeisi de Lima Meira |
CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA EM RAYMOND DUVAL: OLHARES EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Jeremias Stein Rodriguês, Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
CONTEXTUALIZAÇÃO DA MATEMÁTICA E A APRENDIZAGEM CONCEITUAL: ABORDAGEM HISTÓRICO CULTURAL E ENSINO DESENVOLVIMENTAL | |
Ana Queli Reis, Cátia Maria Nehring |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
SOBRE O ENSINO COM MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O LIXO | |
Janaina Marquez |
ANÁLISE DE MODELOS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
EMERSON SILVA DE SOUSA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA, DEISE NÍVEA REISDOEFER, DAIANE RENATA MACHADO |
ÂNGULOS INTERNOS DE POLÍGONOS EM UMA PRÁTICA ARTÍSTICA | |
Bernarda Souza de Menezes, Daniela Barcellos Haas, Marilaine De Fraga Sant'Ana |
CONSTRUÇÃO DE ESCALAS TERMOMÉTRICAS A PARTIR DE UM TERMOMÊTRO CASEIRO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Charles Bruno da Silva Melo, Glaucia Cabral Moraes |
EXPERIÊNCIA MUSEAL E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM SALA DE AULA | |
Daiane Renata Machado, Bruna Dorneles Silveira, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luís Schifino Ferraro |
MODELAGEM MATEMÁTICA: AMBIENTE DE APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DE ESTATÍSTICA | |
Minéia Bortole Machado, Alvino Alves Sant’Ana |
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO | |
Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso |
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Francis Miller Barbosa Moreira |
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS-RS | |
Tanisia De Carli Foletto, Lauren Mello |
RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR: COMO A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS AJUDA A DAR RESPOSTAS EFETIVAS PARA A PROBLEMÁTICA DO LIXO? | |
Gislaine Maria Ferreira Matos, Karly Barbosa Alvarenga |
Currículo e Educação Matemática
O SÁBADO EM FOCO DA MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE SEUS PROFESSORES | |
Dilson Ferreira Ribeiro, Rosana Maria Gessinger |
CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um estudo de caso em um Curso de Licenciatura em Matemática | |
Morgani Mumbach, Rita de Cassia Pistóia Mariani |
Educação Matemática e Inclusão
A APLICAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS COM ALUNOS SURDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Nadjanara Ana Basso Morás |
MATH TOUCH–UMA ALTERNATIVA À VISÃO | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Juliano Daniel Moeller, Marlise Geller |
DIÁLOGOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Cátia Aparecida Palmeira, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli |
A PRODUÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE INTEGRAL DEFINIDA | |
Juliana de Fatima Holm Brim, Soliane Moreira, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA | |
Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
DÉFICIT INTELECTUAL: REFLEXÕES ACERCA DO ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA | |
Lidiane Maciel Pereira, Daniela Stevanin Hoffmann |
PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO DE DISCALCULIA | |
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara |
RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES DO PRIMEIRO GRAU: A EXPERIÊNCIA DE ENSINAR UM ALUNO CEGO | |
ELEN GRACIELE MARTINS, Barbara Lutaif Bianchini |
SOFTWARE PARA AUXILIAR NO ENSINO DE FORMAS GEOMÉTRICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE | |
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Ariane Menezes Machado |
REFLEXÕES SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIENCIA NA ATIVIDADE JOGO DOS HEXÁGONOS APLICADA EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA | |
Tula Rocha Morais |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
O PENSAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA ARTICULANDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COM A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE PROJETOS DE PESQUISA | |
Karine Machado Fraga de Melo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA DESCRITIVA NO CURSO DE BACHARELADO EM BIBLIOTECONOMIA | |
Gabriela Machado Moura, Camila Rubira Silva, Suzi Samá |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O TRABALHO COM TABELAS E GRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO | |
Marciel José do Monte, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
PRESENÇA DE ESTATÍSTICA EM LIVROS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rubens Renato da Silva de Lima, João Feliz Duarte de Moraes, Thaísa Jacintho Muller |
VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Mauren Porciúncula, Alessandra Abade da Cruz, Milena Ruas Marques, Pedro Henrique Barcarolo |
Mesas Redondas
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - A RESOLUÇÃO DE APLICAÇÕES DE INTEGRAIS A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Méricles Thadeu Moretti, Lucia Menoncini |
PROVOCAÇÕES SEMIO-COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM MATEMÁTICA | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
MUDANÇAS DIMENSIONAIS EM FIGURAS GEOMÉTRICAS | |
Roberta Nara Sodré de Souza, Méricles Thadeu Moretti |
A RESOLUÇÃO DE APLICAÇÕES DE INTEGRAIS A PARTIR DA TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA | |
Lucia Menoncini, Méricles Thadeu Moretti |
ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO | |
Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti |