Minicursos
O Scratch como possibilidade de criação de materiais didáticos digitais | |
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
A CATAPULTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO QUADRÁTICA USANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA | |
Luiza de Paula Ghisleni, Isabel Koltermann Battisti |
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Geovana Luiza Kliemann, ANA PAULA KREIN MULLER, MARIA MADALENA DULLIUS, ROMILDO PEREIRA DA CRUZ |
Pôsteres
RENASCIMENTO E NEOCONCRETISMO, OUTRO OLHAR PARA A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
O QUANTITATIVO DE ATIVIDADES EM DETRIMENTO DA PRODUÇÃO DE CONJECTURAS E PROVAS | |
LIANA KRAKECKER |
A Ludicidade na Educação Matemática | |
JOÃO BOSCO MARQUES OLIVEIRA, Laynny Karla Beraldo Malta |
PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler |
O CIRCUNCENTRO E UMA PROPOSTA DE ENSINO ATRAVÉS DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Natália Alessandra Kegler |
MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL | |
Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
METODODLOGIAS SIGNIFICATIVAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS. | |
Neoli Paulina da Silva Gabe, Daiane Kipper |
UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE XLOGO | |
Relicler Pardim Gouveia, Liana krakecker, Ivanete Fátima Blauth, Florisval Santana Filho |
JOGOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: AÇÕES DO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
Eduardo Ribeiro Model, Jackson Moraes Pinho, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA CULTURA DIGITAL | |
Rose Mary Kern Martins, Diva Souza Silva |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
O ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Vilma Gisele Karsburg |
NEOPLASTICISMO, NEOCONCRETISMO, ARTE. O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA ESCOLAR? | |
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
DO RENASCENTISMO DE DÜRER AO NEOCONCRETISMO DE SACILOTO, O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA? | |
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO COM O JOGO DE FATORAÇÃO | |
Veronice Maria Kawalek, Renata da Silva Dessbesel |
A JUNÇÃO DA AÇÃO DO ORIGAMI COM AS PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Elisane Strelow Gonçalves, Adriana Nebel Kovalscki, Josiane de Moraes Brignol |
DILATAÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR: POSSIBILIDADES PARA A MATEMÁTICA | |
Daiane Kippper, Alexandre Wegner |
ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO: UMA PROPOSTA PARA A GEOMETRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB A PERSPECTIVA DO ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO | |
Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
Fernanda Dellinghausen, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
Práticas de leitura e de escrita no ensino de Matemática | |
Ana Paula Krein MUller, Silvana Martins |
PROPOSTA CURRICULAR DE MATEMÁTICA DO MUNICÍPIO DE IJUÍ- RS: UMA ANÁLISE DO COMPONENTE GEOMETRIA | |
Miriam Ferrazza Heck, Carmen Teresa Kaiber |
APRENDIZAGENS POR PROJETOS: O CASO DO LAB NEHYTA | |
João Marcos Marques Machado, Kaoni Kenne, Rodrigo Dalla Vecchia |
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet |
Educação Matemática no Ensino Médio
ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA SOBRE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO | |
Luísa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS | |
Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius, ANA PAULA KREIN MULLER |
O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA | |
Valmir Ninow, Carmen Teresa Kaiber |
UMA ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DE UM GRUPO DE ESTUDANTES DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Danielle Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber |
EXPLORANDO O VOLUME DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
MAIARA ANDRESSA STREDA, Fabiana Patricia Luft, Leandro Klein, Claudia Maria Costa Nunes |
Educação Matemática no Ensino Superior
COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL DINÂMICO | |
Monica Karrer, Israel Florentino dos Santos |
O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM | |
Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
MÍDIAS DIGITAIS E O ESTUDO DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
Priscila Augusta de Quadros Scott Hood, Carmen Teresa Kaiber |
ANÁLISE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA DOS NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS | |
Paulo Cesar Pereira Napar, Carmen Teresa Kaiber |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM ATIVIDADE ENVOLVENDO O CONCEITO DE FUNÇÃO | |
Eliane Miotto Kamphorst, Angéli Cervi Gabbi, Cátia Maria Nehring, Carmo Henrique Kamphors |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA POR MEIO DE RECURSOS DA WEBQUEST: DIFERENTES USOS E INDICATIVOS | |
Camila Faligurski Fim, Rosana Maria Luvezute Kripka |
O SCRATCH E A CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM | |
Beatriz Maria Zoppo, Tatiana Fernandes Meireles, Cinthia Domit Zaniolo Renaux, Marco Aurélio Kalinke |
O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILIAR NO ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CIRCULO TRIGONOMÉTRICO | |
ROMILDO PEREIRA DA CRUZ, MARLI TERESINHA QUARTIERI, GEOVANA LUIZA KLIEMANN, ANDREIA SPESSATTO DE MAMAN |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX | |
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EDIÇÕES DA SEGUNDA ARITMÉTICA DA SÉRIE CONCÓRDIA | |
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
INTEGRAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX | |
Malcus Cassiano Kuhn |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DA DÉCADA DE 1960: INDÍCIOS DE UMA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Aline Schwade, Isabel Koltermann Battisti |
CARACTERÍSTICAS DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA FORMALISTA MODERNA NUM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
Camila Bomhart, Isabel Koltermann Battisti |
ANÁLISE DE UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA DA DÉCADA DE 70: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE CARACTERÍSTICAS DAS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Emanoela Alessandra Ernandes, Isabel Koltermann Battisti |
SABERES ELEMENTARES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO ASSIS BRASIL, PELOTAS/RS ENTRE 1947 E 1971 | |
Vinícius Kercher |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL | |
Ester Vellar Krause |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O PNAIC COMO PROPOSTA FORMATIVA NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Tatiana Lima Koga |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE | |
LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA |
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Isadora Konarzewsky Patzer, Isabel Koltermann Battisti |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Amanda Denise Nogueira Machado, Magda Neves da Silva, Patricia Graciele Moreira da Silva, Natália Alessandra Kegler |
PLANEJAMENTO DE AÇÕES DOCENTES NA PERSPECTIVA DE ACADEMICOS PARTICIPANTES DO PIBID | |
Rosangela Ferreira Prestes, Carmen Teresa Kaiber |
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA RELATIVAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
MARCO AURÉLIO AURÉLIO KISTEMANN, Rodrigo Martins de Almeida |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM MATEMÁTICA COM MOEDAS E UM COPO DE ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Adriana Sbardelotto Di Domenico, Veronice Maria Kawalek, Vanessa Gonçalves Vieira |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
MATEMÁTICA E SUSTENTABILIDADE: UMA ANÁLISE REFERENTE À TEMÁTICA ABORDADA EM SALA DE AULA | |
Leticia Azambuja Lopes, Marcos Klaus |