Minicursos
O USO DO CALC NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
MAURÍCIO DE MORAES FONTES, Dineusa Jesus dos Santos Fontes, Valéria Chicre Quemel Andrade |
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Diego de Vargas Matos, Caroline Maffi, Rosana Maria Gessinger, Débora Cristine Frasnelli |
A LINGUAGEM DO LATEΧ COMO RECURSO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
Caio Robério Barpp da Silva, Valdirene da Rosa Rocho, Margarete Farias Medeiros |
A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS ARITMÉTICOS: DESVELANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Daniela Maria de Almeida, Vanessa Tarouco, Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira |
MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA PROFESSORES QUE TRABALHAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM ALUNOS SURDOS | |
Nadjanara Ana Basso Morás, Luani Griggio Langwinski, Wanderson Thiago Pires Furlan |
“VAMOS BRINCAR DE DETETIVES?” O QUADRO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Roberta Schnorr Buehring, Jussara Brigo, Ana Paula Izabel Faustino Gonçalves, Sandra Regina Engelke |
A ARTE QUE REVELA A BELEZA MATEMÁTICA | |
Rosana de Andrade Araujo Pinto, Kairo Victor Neves Ferreira de Olinda |
ESTUDO DA FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA E SEU COMPORTAMENTO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
Maicon Camargo Faés, Débora Bussolotto |
JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO MÚLTIPLAS HABILIDADES | |
Eduardo Meliga Pompermayer, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Tauana Dambrós, Carmen Vieira Mathias, Isabel Cristina Frozza, Bruno Simões Gomes |
Pôsteres
RENASCIMENTO E NEOCONCRETISMO, OUTRO OLHAR PARA A MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
ESTATÍSTICA APLICADA AO COTIDIANO DOS DISCENTES | |
Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima |
USO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES NO NÍVEL SUPERIOR | |
Josimar José dos Santos, Neilson Ferreira de Lima |
MATEMÁGICA EM SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO | |
Jenifer Laís de Lara, Ricardo Fajardo |
PIBID PROMOVE CIRCUITO DE JOGOS PARA MELHORA NA COMPREENSÃO DOS ALUNOS EM MATEMÁTICA | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Jader Leonardo Rodrigues Della Flora, Everaldo Romoã Oliveira, Natália Alessandra Kegler |
A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E A METODOLOGIA DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O EFETIVO APRENDIZADO DE FRAÇÕES COM ALUNOS DE 6º ANO | |
Glauce Cristina Furtado, Ernandes Rocha de Oliveira |
“GRAFMATH”: UM JEITO DIFERENTE DE SE TRABALHAR A GEOMETRIA PLANA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Cleiton Fornari, Felipe Junior Crozetta, Flaviane Pedrebon Titon |
ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
Auriluci Carvalho Figueiredo, Michel da Costa, Mariana Carolina Assis |
GRUPO DE PESQUISA TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Adriana Fatima de Souza Miola, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmásio |
MATEMÁTICA E JOGOS: EM BUSCA DA APRENDIZAGEM | |
Pâmela Ceolin Pinto, Maurício Ramos Sgarbi, Claudiane Raquel Feltes, Rosí de Fatima Oliveira Portela |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CAMINHO DA MODERNIZAÇÃO | |
Ivonete Pereira Amador, Ricardo Fajardo |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Juliana Leal Salmasio, Victor Ferreira Ragoni, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
OBSTÁCULOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA ENVOLVENDO O SOFTWARE GEOGEBRA | |
Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PALITOS | |
Fernando Vargas Leiria Ferreira, Matheus de Brito Nunes |
UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE XLOGO | |
Relicler Pardim Gouveia, Liana krakecker, Ivanete Fátima Blauth, Florisval Santana Filho |
MATEMÁTICA E TERCEIRA IDADE | |
JAQUELINE SIMON, Luiz Henrique Ferraz Pereira |
MATEMÁTICA E O ENSINO VOLUNTARIADO | |
Silvianne Amaral da Silva, Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias |
REVISANDO CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Silvianne Amaral da Silva, Carmen Vieira Mathias |
1ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DA ESCOLA FRAGA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carla Rosane Fadanni |
OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NA ESCOLA FAGUNDES DOS REIS | |
Mariane Kneipp Giareta, Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Marina Andrades Felipe, Roberta Dall'Agnese da Costa, Camila da Silva Nunes, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
ÁLGEBRA E GEOMETRIA: UMA COMBINAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Jonata Souza Santos, Rosana Pinheiro Fiuza, Andrielly Viana Lemos, Alexandre Branco Monteiro |
ANÁLISE DE CONTEÚDO: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CRENÇAS E CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Vannessa Cristina Almeida da Silva, Magno Luiz Ferreira |
O uso do cálculo mental nas aulas de Matemática | |
Suellen Terra Fagundes dos Santos Fernandes, Silvana Leal da Silva |
NEOPLASTICISMO, NEOCONCRETISMO, ARTE. O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA ESCOLAR? | |
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
DO RENASCENTISMO DE DÜRER AO NEOCONCRETISMO DE SACILOTO, O QUE ISSO TEM A VER COM A MATEMÁTICA DA ESCOLA BÁSICA? | |
Rosiney Jesus Ferreira, Marco Aurélio Kistemann Júnior |
MEDIDAS E SAÚDE: CONECTANDO MATEMÁTICA E CIÊNCIAS | |
José Ricardo Ledur, Arrigo Fontana |
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: UMA EXPERIENCIA EM UMA ESCOLA DO CAMPO | |
Francielly Rocha Figueiredo |
A ESCALA DE CUISENAIRE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: CONSTRUINDO O CONCEITO DA POTÊNCIA DA SOMA | |
Carolina Guimarães, Emanuelle Figueiredo, Ana Mary Almeida |
ESTRUTURAÇÃO DE UM LABORATÓRIO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | |
Wilma Pereira Santos Faria |
O ESTUDO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTA EM UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA | |
Wilma Pereira Santos Faria, Maísa Gonçalves da Silva |
AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | PDF () |
Gerson Scherdien Altenburg, Cristina Franz Strelow, André Luis Andrejew Ferreira |
MODELAGEM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE A PREVIDÊNCIA SOCIAL | |
Lisiane Santos Flores, Adriana Dietze Weber, Alvino Alves Sant'Ana |
NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA | |
RENATA ARRUDA BARROS, GLEICIELLE NEIVA DE SOUZA FONSECA, MAGNO LUIZ FERREIRA |
O game DragonBox Elements como uma introdução a conceitos da Geometria Plana | |
Ingrid Cordeiro Firme, Cristiano Natal Toneis, Rosa Monteiro Paulo |
O TRABALHO COM SITUAÇÕES-PROBLEMA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: REFLEXÕES SOBRE O INSUCESSO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICO | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo |
PIBID: UMA ABORDAGEM DO TEMA ÁGUA COMO SUGESTÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Lucas Pablo Ferreira dos Santos, Caio Sergio Oliveira Xavier |
UTILIZAÇÃO DO JOGO ANGRY BIRDS SPACE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FUNDAMENTOS DE TRAJETÓRIA E ÂNGULO EM UMA TURMA DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Savana dos Anjos Freitas, Jonata Souza dos Santos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO COM O USO DO SOFTWARE SWEET HOME 3D: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES | |
Felipe Santos Ramos, Lucas Fuhr, Letícia Diello Kuhn, Bruna Sachet |
A MOBILIZAÇÃO DA TEORIA E CONCEITO EM AÇÃO NUMA INTERVENÇÃO PIBIDIANA | |
Camila Lima Guisone, Sonner Arfux de Figueiredo |
Aprendizagem significativa de matemática: uma aula no 6º ano do ensino fundamental II | |
Rômulo Feitosa Moraes, Francisco Ronald Feitosa Moraes |
NO ENSINO DA GEOMETRIA... FORMAS DA EXPRESSÃO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Leticia Diello Kuhn, Lisete Bampi, Lucas Führ, Caroline Dal Agnol |
ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
RENATA ARRUDA BARROS, MAGNO LUIZ FERREIRA, JÉSSICA ALVES ALBERICE BENEDICTO CARVALHO |
UM ESTADO DA ARTE SOBRE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Márcia Souza da Fonseca |
DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIGITAL PARA AUXILIAR NO ENSINO DE ESTATÍSTICA BÁSICA | |
Dorivaldo Rosa França, Vigner Vieira dos Santos, Thiago Felipe Matos de Araújo, João Elias Videira Ferreira |
Educação Matemática no Ensino Médio
UMA EXPERIÊNCIA PARA A COMPREENSÃO DAS FÓRMULAS DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
Cristiana Monique Feltes, Cassiano Scott Puhl |
O USO DE JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO | |
Camila Faligurski Fim, Alessandra Cristina Rüedell, Lisiane Visentin Gross Sinkewicz |
UMA ANÁLISE SEMIÓTICA DE FUNÇÃO DO SEGUNDO GRAU NO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
Jessica da Silva Miranda, Felipe Antonio Moura Miranda, Mauricio de Moraes Fontes |
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ESTUDO DE FUNÇÕES: INTERAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Daniele Galvão Mathias, André Luis Andrejew Ferreira |
A escola do campo e o ensino de funções por meio de atividades com tecnologias digitais | |
Clara Celina Ferreira Dias |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS EM PROJETOS DE MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOAO CÂMARA | |
Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO | |
Juliane Carla Berlanda, Inês Farias Ferreira |
O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO: UMA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira, Daniela Maria De Almeida, Vanessa Lacerda Tarouco |
MATEMÁTICA: A ÁREA QUE DESVENDA A CIÊNCIA | |
Rafaeli Oleques Pires, Yasmin Frantz |
LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio | |
Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini |
ARTE E MATEMÁTICA: TECENDO FORMAS NA CIRCUNFERÊNCIA DO FILTRO DOS SONHOS | |
Vanessa silva da luz, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall Asta |
ETNOMATEMÁTICA E AS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: um estudo a partir de dissertações e teses | |
Juliana Batista Pereira dos Santos, Isabel Cristina Machado de Lara, Valderez Marina do Rosário Lima, Gisella de Souza Ferreira |
Educação Matemática no Ensino Superior
O CÍRCULO QUADRADO COMO POSSIBILIDADE DE DISCUTIR MATEMÁTICA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA | |
Rejane Siqueira Julio, José Claudinei Ferreira |
A MONITORIA DE CÁLCULO E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENGENHARIA | |
Jeronimo Becker Flores, Valderez Marina do Rosário Lima, Thaísa Jacintho Müller |
REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS MOBILIZADAS NO CONTEÚDO DE SUPERFÍCIES QUÁDRICAS EM ALGUMAS PUBLICAÇÕES DESDE A DÉCADA DE 40 | |
Nandyne Londero, Inês Farias Ferreira |
A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR | |
Marlene Alves Dias, Nielce Meneguelo Lobo Costa, Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandez |
COMPOSIÇÃO DE TRANSFORMAÇÕES LINEARES EM UM AMBIENTE COMPUTACIONAL DINÂMICO | |
Monica Karrer, Israel Florentino dos Santos |
RECORTE DA OBRA EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS E TRASNSFORMADAS DE LAPLACE – UMA ANÁLISE DA METODOLOGIA DE UM PROBLEMA | |
Júlio Paulo Cabral dos Reis, João Bosco Laudares, Saulo Furletti Furletti |
VELOCIDADE INSTANTÂNEA: ANÁLISE DE UMA TAREFA PROPOSTA A ESTUDANTES QUE CURSAM CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
André Luis Trevisan, Patrícia Aparecida Caldana Pereira, Maycon Odailson dos Santos da Fonseca |
A UTILIZAÇÃO DE SOFTWARES NO CÁLCULO DE VOLUMES DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO | |
Cristiane Machado Pereira Felicio |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA POR MEIO DE RECURSOS DA WEBQUEST: DIFERENTES USOS E INDICATIVOS | |
Camila Faligurski Fim, Rosana Maria Luvezute Kripka |
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA PROPOSTA COM O SOFTWARE SIMCALC NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Robson dos Santos Ferreira, Rosana Nogueira de Lima |
O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA COM O FACEBOOK NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Carla Denize Ott Felcher, Ana Cristina Medina Pinto, André Luis Andrejew Ferreira |
SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA AO ENSINO DE FUNÇÕES DE DUAS VARIÁVEIS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. | |
Adil Ferreira Magalhães, Matheus Guilherme Fernandes |
CULTURA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO FRENTE AO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
Gerson Scherdien Altenburg, André Luis Andrejew Ferreira |
CONCEPÇÕES DE PLANEJAMENTO DE ENSINO EM CONTEXTOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA | |
Zenilda Botti Fernandes, Tadeu Oliver Gonçalves |
DISPOSITIVOS MÓVEIS COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN NO ENSINO DA GEOMETRIA | |
Cristiane Pereira Felicio, Melissa Meier, Marcos V.A Basso |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
USO DA HISTORIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO DE GEOMETRIA | |
Carla Marilla Caldeirani Lino, Zulind Luzmarina Freitas |
CONCEPÇÕES E CONHECIMENTOS DE FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE DEMONSTRAÇÃO | |
Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
HISTÓRIA ORAL: narrativas de professores de Matemática | |
Cris Elena Padilha Silva, Diogo Franco Rios |
USO DO MÉTODO DE COMPLETAR QUADRADOS DE AL-KHWARIZMI NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU | |
Cristiane Teixeira Cordeiro, Julia Schaetzle Wrobel, Melissa Martins Fazio |
DIÁLOGO ENTRE OBJETOS ESCOLARES: PRÁTICAS DE MATEMÁTICA EM UM LIVRO E UM CADERNO DE ABRIL DE 1967 | |
Janine Moscarelli Rodrigues, Diogo Franco Rios |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
¿QUÉ SITUACIONES VALORA EL PROFESORADO DE MATEMÁTICAS EN FORMACIÓN DE UNA CLASE DE MATEMÁTICAS VIDEO GRABADA? | |
Yuri Morales-López, Vicenç Font Moll |
DESIGN DE PROBLEMAS ABERTOS, CONTEXTUALIZADOS E COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Fabiane Fischer Figueiredo, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO E O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA ENSINAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Marlene Terezinha Fernandes, Jutta Cornelia R. Justo |
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Polyana Benk, Claudete Cargnin |
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AS NOÇÕES DE PRÁTICA EMANCIPATÓRIA E TRANSGRESSORA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA AÇÃO DOCENTE | |
LIANA KRAKECKER, FLORISVAL SANTANA FILHO, IVANETE FÁTIMA BLAUTH, RELICLER PARDIM GOUVEIA |
EXPLORAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS POR MEIO DO FRAC-SOMA 235: REFLEXÕES PERANTE A PRÁXIS DE UMA OFICINA | |
Dienifer da Luz Ferner, Andressa de Siqueira Cereta, Patrícia Pujol Goulart Carpes |
EXPLORAÇÃO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Andressa de Siqueira Cereta, Dienifer da Luz Ferner, Patrícia Pujól Goulart Carpes |
UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE CIÊNCIA E ÉTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN | |
Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios |
“REPRESENTATIVIDAD DE LA COMPLEJIDAD DEL OBJETO MATEMÁTICO” COMO UN INDICADOR DE IDONEIDAD EPISTÉMICA DE UN PROCESO DE INSTRUCCIÓN | |
Vicenç Font, Adriana Breda |
COMUNIDADE DE PRÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DA APRENDIZAGEM COMPARTILHADA NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Nilton Cezar Ferreira, Egídio Rodrigues Martins, Márcio Urel Rodrigues, Luciano Duarte Silva |
DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA | |
Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS | |
CAROLINA CORDEIRO BATISTA, INGRID CORDEIRO FIRME, ROSA MONTEIRO PAULO |
UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE | |
Maria Lucia Carvalho Fontanini, Bruna Bruniera, Fabiane Christine Gimenes, Kelly Rodrigues Araujo |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
MÁRCIO UREL RODRIGUES, LUCIANO DUARTE SILVA, NILTON CESAR FERREIRA, EDIEL PEREIRA MACEDO |
A FORMAÇÃO MATEMÁTICA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS | |
Luciane Santorum Fredrich, ELIANA MARIA MALLMANN TEIXEIRA, ROSANA MARIA GESSINGER |
MATEMÁTICA: COMPREENSÃO E PRÁTICA – UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO | |
Magda Neves da Silva, Silvia Machado, Elisangela Fouchy Schons, Luciani Missio |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto |
A PRODUÇÃO DE HQS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Mariana do Nascimento Fuly, Gabriella Marie Lobo Alves Sodré, Wanderley Moura Rezende, Gabriel Martins Felix |
Avaliação em Educação Matemática
ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva, Cristina Cavalli Bertolucci, Lupi Scheer dos Santos, Fabrício Monte Freitas |
MATEMÁTICA BÁSICA E RACIOCÍNIO LÓGICO: UMA AÇÃO DE FORMAÇAO PARA OS SERVIDORES DA UFGD | |
Tiago Dziekaniak Figueiredo, Victor Ferreira Ragoni, Juliana Leal Salmasio |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
CONCILIAÇÃO DE METAS, RELEVÂNCIAS E FORMAÇÃO, TRATAMENTO E CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIOTICA DE OBJETOS MATEMÁTICOS | |
Marleide Coan Cardoso, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Vanessa Isabel Cataneo |
ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VERBAIS MAL ESTRUTURADOS | |
Kely Cristina Freitas Altoé, Julia Schaetzle Wrobel |
INSERÇÃO DAS TEORIAS DE VYGOTSKY NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES NO PERÍODO 2011-2016 | |
Susana Machado Ferreira, Silvia Maria de Aguiar Isaia |
A ESCRITA REFLEXIVA EM CADERNOS DE METACOGNIÇÃO COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Cristina Franz Strelow, Antônio Maurício Medeiros Alves |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Luana Garcia da Costa, Leandra Anversa Fioreze |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
EXPERIÊNCIA MUSEAL E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM SALA DE AULA | |
Daiane Renata Machado, Bruna Dorneles Silveira, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luís Schifino Ferraro |
Currículo e Educação Matemática
A formação do homem através da matemática segundo Platão | |
Milena da Silva Fontana |
UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO | |
Gláucia Potenza Soares, Márcia Souza da Fonseca |
Educação Matemática e Inclusão
Educação Matemática Inclusiva e Formação Continuada de Professores: uma análise de produções científicas entre 2010 e 2016 | |
Marina Andrades Felipe, Marlise Geller |
CONTRIBUIÇÕES DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE SURDOS | |
Mariane Kneipp Giareta, Pethry Augustinho Teixeira, Claudiane Raquel Feltes |
Mesas Redondas
Didáctica centrada en el aprendizaje y sus implicaciones en el aula de matemática. | |
Ángel Homero Flores Samaniego |