Minicursos
O USO DE JOGOS NO ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Diego de Vargas Matos, Caroline Maffi, Rosana Maria Gessinger, Débora Cristine Frasnelli |
Descomplicando Fórmulas Matemáticas Por Meio do Geoplano Tradicional e do Geoplano Digital | |
Marília do Amaral Dias, Maria Elaine dos Santos Soares |
A DIVISÃO EUCLIDIANA NO ENSINO FUNDAMENTAL – E O RESTO? | |
Janete Jacinta Carrer Soppelsa, Luisa Rodrígues Doering, Cydara Cavedon Ripoll |
A CATAPULTA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CONCEITO FUNÇÃO QUADRÁTICA USANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS: POSSÍVEIS RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA | |
Luiza de Paula Ghisleni, Isabel Koltermann Battisti |
A LINGUAGEM DO LATEΧ COMO RECURSO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
Caio Robério Barpp da Silva, Valdirene da Rosa Rocho, Margarete Farias Medeiros |
SERÁ QUE A VERIFICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS SÓ VALE PARA A SOMA DAS ÁREAS DOS QUADRADOS SOBRE OS CATETOS? | |
Josieli Duranti, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
UTILIZANDO O SOFTWARE SWEET HOME 3D PARA O ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO | |
Nícolas Giovani da Rosa, Thalis Peixoto, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | |
Geovana Luiza Kliemann, ANA PAULA KREIN MULLER, MARIA MADALENA DULLIUS, ROMILDO PEREIRA DA CRUZ |
CONSTRUINDO E APRENDENDO COM O GEOPLANO | |
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto |
ESTUDO DO CICLO TRIGONOMÉTRICO E DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICA POR MEIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Neilson Ferreira de Lima |
GESTION DE LA CLASE DE MATEMÁTICA PARA ALUMNOS ENTRE 9 Y 12 AÑOS | |
Alejandra Deriard |
O SCRATCH COMO UMA POSSIBILIDADE NA SALA DE AULA | |
Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia |
UTILIZAÇÃO DE PLANILHA ELETRÔNICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATRIZES E SISTEMAS | |
Fernanda Dellinghausen, Vanessa Galle, Clarissa Olgin |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SUAS POSSIBILIDADES EM SALA DE AULA | |
Giovani Rosa Delazeri, Leandro Millis |
JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DESENVOLVENDO MÚLTIPLAS HABILIDADES | |
Eduardo Meliga Pompermayer, Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth |
MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Cláudia Carreira da Rosa, Debora Coelho de Souza |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática | |
Aldinete Silvino Lima, Islenis Carolina Botello Cuvides, Iranete Maria da Silva Lima |
ENSINANDO ÁREAS POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo, Elise Candida Dente, Vanessa Brandão de Vargas |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Tauana Dambrós, Carmen Vieira Mathias, Isabel Cristina Frozza, Bruno Simões Gomes |
ATELIÊ DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DE ESPAÇO WEB-PRESENCIAL NA INTERLOCUÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Felipe Santos Ramos, Maurício Correa da Rosa |
A CONSTRUÇÃO DE ANIMAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Isaias Guilherme de Souza Boruch, Maria Ivete Basniak |
Pôsteres
FORMAÇÃO CONTÍNUA: CURRÍCULO LATTES | |
Jéssica Sousa Santos, Rosimeyre Vieira da Silva, Cícero dos Santos Teixeira |
Escala Cuisenaire: Uma Proposta De Ensino | |
Mariana Fanhani Renovato, Daniela Oliveira Da Silva |
MATEMÁGICA EM SALA DE AULA: O ALUNO EM FOCO | |
Jenifer Laís de Lara, Ricardo Fajardo |
MATEMÁTICA E A TECNOLOGIA Aprendendo através de jogos | |
Jane Cristina da Silva, Maria Lucia Pessoa Chaves Rocha, Ivo Antônio da Conceição Ribeiro |
BINGO DA TABUADA: UMA EXPERIÊNCIA LÚDICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Camila Dorneles da Rosa, Débora da Silva de Lara |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: PERSPECTIVAS E CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Nayara Aparecida Leite Polizeli, Ernandes Rocha de Oliveira |
JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
O USO DO XADREZ COMO ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MATEMÁTICAS | |
Jaqueline Valerio da Cruz, Paulo Vilhena da Silva |
Proposição de aplicações interativas em web para ensino de estatística EAD | |
Bruna Martini Dalmoro, Lisiane Priscila Roldão Selau |
UTILIZANDO RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EXIGIDAS NAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO | |
Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
MATEMÁTICA E O ENSINO VOLUNTARIADO | |
Silvianne Amaral da Silva, Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Carmen Vieira Mathias |
TROCANDO A ILUMINAÇÃO DO PRÉDIO PEDAGÓGICO POR LÂMPADAS DE LED: ATIVIDADE DE MODELAGEM AVALIANDO OS IMPACTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS | |
ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO, Ricardo da Silva Santos, Evandro Chaves de Oliveira |
O USO DO SOFTWARE FREEMAT COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE MATRIZES | |
João Ricardo Vallim Pereira, Marcionei Rech, Nayara de Novaes Rezende Villani |
O USO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO | |
Marcionei Rech, João Ricardo Vallim Pereira, Nayara de Novaes Rezende Villani |
REVISANDO CONCEITOS BÁSICOS DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Andréia Luisa Friske, Laura Tiemme de Castro, Silvianne Amaral da Silva, Carmen Vieira Mathias |
ATIVIDADES DE FUNÇÕES DO 1º E 2º GRAU COM O GEOGEBRA | |
frank victor amorim, Albérico Texeira Canário de Souza |
CONTRIBUIÇÕES DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Amanda Denise Nogueira Machado, Edinara da Silva Pereira, Patrícia Graciele Moreira da Silva, Graciele de Borba Gomes Arend |
ANÁLISE DA CAPACIDADE SUPORTE DO MODELO LOGÍSTICO | |
Tanisia De Carli Foletto, Lauren Mello |
ABORDAGEM DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS: UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO ADMINISTRADOR | |
Fernanda Oliveira dos Santos, Suzi Samá |
PROJETO DE MINICURSOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA | |
Eduarda Santos de Oliveira, Camila Labres Nemos |
CONSTRUÇÃO DE FERRAMENTA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Laura Medeiros Pereira, Rafael Pereira de Melo, Jobson Hugo de Sousa Soares, Albérico Teixeira Canário de Souza |
Formação contínua do professor da educação básica | |
Jussara D´Assunção, Silvia Regina Viel |
GEOMETRIA EM AÇÃO: Aprendendo Com o Geogebra | |
Jullian da da Silva Moreira, Jaedson Carvalho da Silva, Joelma dos Santos Souza Maciel |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso |
CÁLCULO MENTAL E ESTIMATIVA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DISCUTINDO POSSIBILIDADES | |
Vanessa de Oliveira, Rosa Monteiro Paulo |
APRENDENDO LÓGICA COM A CACHINHOS DOURADOS E OS TRÊS URSOS: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL | |
Diego de Vargas Matos |
A RESOLUÇÃO DE ALGORITMOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO APRESENTADA POR CRIANÇAS COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA | |
Isabel Cristina Machado de Lara, João Pedro Neves Frare, Lanúzia Almeida Brum Avila, Letícia da Silva Pimentel |
POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
MAGALE PEREIRA, Ana Gabriela da Silva Rocha, Jutta Cornélia R. Justo |
A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A INTRODUÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
Fabulo Eugenio Danczuk, Janecler Aparecida Amorin de Colombo |
CONHECENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Luana Danelli Silva |
GAME TRANSTAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA QUE CONECTA A MATEMÁTICA À TECNOLOGIA | |
Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Renan Petter Quadros |
CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MENCIONADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Eliane Maria de Oliveira Araman, Jader Otavio Dalto, André Luis Trevisan |
A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
INTEGRANDO SIMULAÇÕES NETLOGO E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Daniana de Costa, Edilson Pontarolo |
ANÁLISE DE CONTEÚDO: UM ESTUDO SOBRE POSSÍVEIS CRENÇAS E CONCEPÇÕES MATEMÁTICAS DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Vannessa Cristina Almeida da Silva, Magno Luiz Ferreira |
JUROS SIMPLES E COMPOSTOS NOS DOCUMENTOS OFICIAIS E LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS | |
Valdir Bezerra dos Santos Júnior, Marlene Alves Dias, Míriam do Rocio Guadagnini |
MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO GEOMETRIA PLANA: OS POLÍGONOS | |
Tamires dos santos augusto, Milena Molitor, Claudete Cargnin |
O uso do cálculo mental nas aulas de Matemática | |
Suellen Terra Fagundes dos Santos Fernandes, Silvana Leal da Silva |
CONSTRUÇÃO DE PLANTAS BAIXAS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO PROPORCIONAL | |
Josiane Silva dos Reis, Renata Lourinho da Silva, Paulo Vilhena da Silva |
PIBID/CAPES/UPF 2016: JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
JAQUELINE SIMON, Rafael Andrioli da Rosa, Adrieli Rejane Daronch |
AS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE CRÍTICA | |
Caroline Oliveira Rodrigues, Talessa dos Reis da Silva, Vinícius Titto Machado Souto, Felipi Oliveira da Silva Steffens Wood |
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 8º ANO ACERCA DO ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS | |
Carla Martins da Silva, Thaísa Jacintho Muller |
MATEMÁTICA PAI D’ÉGUA: DESFRUTANDO DE CONCEITOS CULTURAIS DO ESTADO PARAENSE | |
Caio de Siqueira Bendelak dos Santos, José Luís Magalhães da Silva, Matheus dos Santos Martins, Rita Sidmar Alencar Gil |
PRÁTICAS DISCURSIVAS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO EM DUAS TURMA DA 8ª CLASSE NA CIDADE DE QUELIMANE | |
Geraldo Vernijo Deixa |
A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: POTENCIAÇÃO | |
José Ricardo de Rezende Zeni, Sabrina Aparecida dos Santos Gavinier, João Guilherme Rufino de Souza |
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
Vanessa Fonseca de Oliveira, Janaína Poffo Possamai |
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM RELATO COM O JOGO DE FATORAÇÃO | |
Veronice Maria Kawalek, Renata da Silva Dessbesel |
JOGO MATIX: POTENCIALIZANDO O ENSINO DE NÚMEROS INTEIROS | |
Adriana da Conceição Tesch, Silvana Cocco Dalvi |
A COMPETÊNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE ENVOLVEM O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM EXPERIMENTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Giovani Rosa Delazeri, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
ENSINO DE ÁREA E PERÍMETRO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS: ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE NOÇÕES BÁSICAS | |
Francine Dahm |
EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO SUBPROJETO MATEMÁTICA DO PIBID/ULBRA | |
Fernanda Dellinghausen, Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber |
NO CAMINHO DA GEOMETRIA OU A GEOMETRIA PELO CAMINHO? | |
Susilene Garcia da Silva Oliveira, Juliana Alves de Souza |
OS GRÁFICOS: UM CAMPO FÉRTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO AUTÔNOMO | |
LEANDRO DE ANDRADES CAMPOS, RODRIGO SYCHOCKI DA SILVA |
PIBID MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | |
Reinaci Silva, Lucas Pablo Ferreira dos Santos |
VALORIZAÇÃO E INCENTIVAÇÃO PARA A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Valeria Aparecida Lima Rodrigues, Carla Gabrielle da Silva Souza |
O ENSINO INTRODUTÓRIO DE ÂNGULOS ATRAVÉS DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS | |
Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva, Rosângela Araújo da Silva |
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS | |
Wellington Rabello de Araujo, Gisele Lourdes Monteiro, Fabiane Mondini, Rosa Monteiro Paulo |
NO ENSINO DA GEOMETRIA... FORMAS DA EXPRESSÃO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Leticia Diello Kuhn, Lisete Bampi, Lucas Führ, Caroline Dal Agnol |
CUIDE BEM DO SEU DINHEIRO: DE OLHO NOS FOLHETOS | |
Vildes Mulinari Gregolon, Guilherme Henrique da Silva |
Educação Matemática no Ensino Médio
CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA ATIVIDADE DIRECIONADA AO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
William Debon Pereira, Celiane Costa Machado, Andressa Escobar Machado, Roger Braga Dutra |
CONTRIBUIÇÕES DE UMA GINCANA DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: O PRAZER NA DESCOBERTA DE SOLUÇÕES PARA SITUAÇÕES-PROBLEMA | |
Pâmella de Alvarenga Souza, Cintia de Souza Almeida, Vanice da Silva Freitas Vieira |
EXPERIMENTANDO E EXPERIENCIANDO A MATEMÁTICA | |
Nícolas Giovani da Rosa |
SAÚDE E MATEMÁTICA: A interseção entre a teoria dos conjuntos e os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti | |
Matheus Dos Santos Martins, Fernanda Suely Barata, Deiziany de Sousa Lobo |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO LITORAL NORTE GAÚCHO | |
Jussie dos Santos Matos, Joseide Justin Dallemole |
EXPERIMENTANDO RECEITAS DE FUBÁ E TANGRAM NO ENSINO DE FRAÇÕES: REFLEXÕES SOBRE SER ALUNO E SER PROFESSOR EM UM CONTEXTO DE INVESTIGAÇÃO | |
Guilherme Vier, Caroline Dal Agnol, Bruna Sachet |
PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAIS CONCRETOS EM UMA TURMA DA EJA | |
Magda Campos Barbosa, ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Maxwell Gonçalves Araújo, Franciane José da Silva |
A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA | |
Jéssica Goulart da Silva, Deise Pedroso Maggio, Cátia Maria Nehring |
CRIPTOGRAFIA E O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E SUA INVERSA | |
Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Alex Cabral Barbosa |
GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR CRÍTICO PARA AS EMBALAGENS | |
Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Ranna de Jesus Ambrosio |
O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO: UMA PERSPECTIVA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO | |
Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira, Daniela Maria De Almeida, Vanessa Lacerda Tarouco |
O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa | |
Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria |
OBSTÁCULO DIDÁTICO NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA NO CICLO TRIGONOMÉTRICO | |
Neilson Ferreira de Lima |
OS POLIEDROS DE PLATÃO: ARTICULAÇÕES ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA | |
Aline Lyra Lemos, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
PRÁTICAS DE ENSINO EXPLORATÓRIO EM SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA COM GEOMETRIA ESPACIAL | |
Maycon Odailson dos Santos da Fonseca, André Luis Trevisan |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DE TRABALHAR COM MATERIAIS CONCRETOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Neide Roman, Claudia Carrreira da Rosa |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA PROFESSORES E ALUNOS | |
Geovana Luiza Kliemann, Maria Madalena Dullius, ANA PAULA KREIN MULLER |
EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM | |
Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO | |
Rafael Pereira de Melo, Eulalia Raquel Gusmao de Carvalho Neto |
CONTEXTUALIZANDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO COM PESCADORES ARTESANAIS DA CIDADE DE RIO GRANDE | |
Sicero Agostinho Miranda, Elaine Corrêa Pereira, Vilmar Alves Pereira, Marília Nunes Dall'Asta |
ARTE E MATEMÁTICA: TECENDO FORMAS NA CIRCUNFERÊNCIA DO FILTRO DOS SONHOS | |
Vanessa silva da luz, Tiago Dziekaniak Figueiredo, Marília Nunes Dall Asta |
AVALIAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID E DO PRÓ-LICENCIATURA DE MATEMÁTICA DA UEG CAMPUS CORA CORALINA | |
Sara Vieira Lagares, Jessica Alves Ribeiro, Daniel Antonio Silva de Araujo, Luciano Feliciano de Lima |
APLICAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PESQUISA NA INDÚSTRIA PETROLÍFERA | |
Ana Paula Rangel de Andrade, Rosélia Perissé da Silva Piquet, Elis de Araújo Miranda |
USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA ABORDAGEM DE PRISMA NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO | |
Jean Martins de Arruda Santos, Débora Karyna dos Santos Araújo Bernardino da Silva |
Educação Matemática no Ensino Superior
TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÂO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA COM ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin |
Álgebra Linear: um olhar a respeito das opiniões de estudantes de Ciências da Computação | |
Mariany Layne de Souza |
A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR | |
Marlene Alves Dias, Nielce Meneguelo Lobo Costa, Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandez |
ENSAIOS: INTEGRANDO VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS | |
Marcelo Batista de Souza, Rúbia dos Santos Amaral, Marcelo de Carvalho Borba |
IMAGEM DO CONCEITO DE DERIVADA EM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE ENSINO DE CÁLCULO COM BASE NA ANÁLISE DE UM MODELO FÍSICO | |
Guilherme Vier, Débora da Silva Soares |
O PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM | |
Michelle Andrade Klaiber, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli |
A MATEMÁTICA PRESENTE NOS CONCEITOS DE MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES | |
Clara de Mello Maciel, Graciela Meggiolaro, Robson Trevisan, Antônio Vanderlei dos Santos |
O CONCEITO DE SEQUÊNCIAS NUMÉRICAS: ANÁLISE DE UM LIVRO DO ENSINO SUPERIOR | |
Danrlei Silveira Trindade, Maria Arlita da Silveira Soares |
DO CONCRETO AO ABSTRATO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIMITE NO INFINITO | |
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Jéssica Meyer Sabatke |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE FUNÇÃO: UMA PROPOSTA COM O SOFTWARE SIMCALC NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Robson dos Santos Ferreira, Rosana Nogueira de Lima |
Explorando a Geometria Fractal com o GeoGebra | |
Marcelo Wachter Maroski, Lecir Dalabrida Dorneles, A. Patricia Grajales Spilimbergo, Claudia Piva |
SCRATCH: UMA PROPOSTA DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA POR MEIO DA PROGRAMAÇÃO | |
Airan Priscila de Farias Curci, Marcelo Souza Motta |
Uso de Games na Educação:Dificuldades e Desafios da Mediação didática | |
Thaísa Jacintho Muller, Rubens Renato Da Silva de Lima |
TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM DINÂMICA MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
Dienifer Tainara Cardoso, Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo |
A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Caroline Maffi, Diego De Vargas Matos, Lanúzia Almeida Brum Avila, Thaísa Jacintho Müller |
COMPREENDENDO O COMPORTAMENTO DE UMA FUNÇÃO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
Jonathas Ieggli da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald, Ursula Tatiana Timm |
O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILIAR NO ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CIRCULO TRIGONOMÉTRICO | |
ROMILDO PEREIRA DA CRUZ, MARLI TERESINHA QUARTIERI, GEOVANA LUIZA KLIEMANN, ANDREIA SPESSATTO DE MAMAN |
MULTITAREFA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA UTILIZANDO O SCRATCH | |
Fernanda Schuck Sápiras, Rodrigo Dalla Vecchia, Marlise Geller |
A CAÇA AO TESOURO COM SMARTPHONES: UMA SIMULAÇÃO DE AULA DE MATEMÁTICA COM PROFESSORES | |
Michel Hallal Marques, Daiane Leal da Conceição, Gabriel Souza Germann da Silva |
Recursos educacionais digitais e WebDocumento: A investigação do mapa da representação de um sistema de recursos. | |
Amanda Rodrigues da Silva, Franck Bellemain |
MATEMÁTICA ALIADA AO USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS AUTISTAS | |
Cristiane da Silva Stamberg, Andréa Pereira, Anderson Daniel Stochero, Samuel Müller Forrati |
GEOGEBRA E GRÁFICOS DINÂMICOS: UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DE FUNÇÕES NO ENSINO MÉDIO | |
Rodrigo Duda, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Nilceia Aparecida Maciel Pinheiro |
ARDUINO: APOIO NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | |
Silvio Cesar Viegas, Renato P. dos Santos |
OS SONS DA FUNÇÃO SENO: UMA ATIVIDADE DE ENSINO MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
Dienifer Tainara Cardoso, Jéssica Meyer Sabatke, Rogério de Aguiar |
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS DAS EXATAS NA MODALIDADE EAD | |
Simone Soares Echeveste, Tania Elisa Seibert, Fernanda Dellinghausen, Beatriz Oliveira da Costa |
A PONTE RETIFICADORA EM UM CIRCUITO ELÉTRICO COMO ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FUNÇÃO MODULAR POR MEIO DE UM AMBIENTE VIRTUAL | |
Karina Piva Recco, Margarete farias Medeiros, Helmo Alan Batista de Araujo, Lisandro Bitencourt Machado |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
Jogos para o ensino de aritmética no manual Metodologia da Matemática de Irene de Albuquerque | |
Cintia Schneider, David Antonio da Costa |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A MULTIPLICAÇÃO RUSSA COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO EM ARITMÉTICA | |
Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
QUADRADOS MÁGICOS E MEDIAÇÃO SIMBÓLICA: TRABALHANDO JOGOS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
SE SENTIR MATEMÁTICO NA VIDA | |
Vanessa silva da luz, Celiane Costa Machado |
DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA: REVIVENDO A HISTÓRIA | |
Vanessa Mattoso Cardoso, Vera Lúcia da Fonseca, Renata magarinus |
INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA E OS SABERES NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRIMÁRIO | |
Carla Terezinha Botelho Torrez, David Antonio da Costa |
Laboratório de Ensino de Matemática - Um Ambiente de Aprendizado e Formação de Professores | |
Yasmin Barbosa Cavalheiro, Leonardo Ribas Pereira, Joyce da Silveira Delfino |
CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? | |
PAULO VILHENA DA SILVA, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, JANEISI DE LIMA MEIRA, JOSIANE SILVA DOS REIS |
A MATEMÁTICA NA APICULTURA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO | |
Alisson Souza Jesuino, Leticia Lopes Hespanhol, Carla Margarete Ferreira dos Santos, Margarete Farias Medeiros |
A ARITMÉTICA NO ENSINO PRIMÁRIO DE BRASÍLIA: CIRCULAÇÃO E APROPRIAÇÕES DE IDEIAS ADVINDAS DO PABAEE | |
Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Aparecida Rodrigues Silva Duarte |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A ESCOLA COMO SUJEITO DE PESQUISA | |
Mariana Lima Duro, Jaqueline Molon |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E A NECESSÁRIA INDISSOCIABILIDADE ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO | |
Mariana Lima Duro, Jaqueline Molon |
O CURSO DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO. | |
Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D' Antonio Verrengia, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira |
PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS INTERATIVAS: PERSPECTIVAS PARA A SALA DE AULA | |
Gabriel Souza Germann da Silva |
O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: A FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO EM QUESTÃO | |
Andreia Cristina Rodrigues Trevisan, Andréia Dalcin |
UM ESTUDO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR À LUZ DO ENSINO INVESTIGATIVO DE MATEMÁTICA | |
Denise Knorst da Silva, David Antonio da Costa |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
Jaqueline Molon, Mariana Lima Duro, Carina Loureiro Andrade |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR SOB A LUZ DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO | |
Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima |
ABORDAGENS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Jackelyne de Souza Medrado, Roberto Nardi, Marisa da Silva Dias |
ATELIÊ DE MATEMÁTICA PARA UNIVERSITÁRIOS: UM ESPAÇO DE EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA | |
Rodrigo Sychocki da Silva, Alana Gomes Tomaz Louzada, Shéridan dos Reis Pinto |
DISCALCULIA: O CÉREBRO E AS HABILIDADES MATEMÁTICAS | |
Leticia da Silva Pimentel, Isabel Cristina Machado de Lara |
O ENSINO EXPLORATÓRIO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Rodrigo Carvalho Dias, Maria Elisabette Brisola Brito Prado |
PDE ELO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
vanessa lucena, Renata Camacho Bezerra, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
PROBABILIDADE E INFERÊNCIA ESTATÍSTICA NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Neilson Ferreira de Lima |
PROFESSORES POLIVALENTES: QUAIS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA CARREGAM CONSIGO? | |
José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
RELAÇÃO PIBID COM FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Carla Gabrielle da Silva Souza, Váleria Aparecida Lima Rodrigues |
UMA PRÁTICA PROFISSIONAL NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA AS SÉRIES INICIAIS | |
ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Daniela Cristina de Oliveira |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR | |
Ney David Veloso, Rossano André Dal-Farra, Mariana Mostardeiro de Aguiar |
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA RELATIVAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
MARCO AURÉLIO AURÉLIO KISTEMANN, Rodrigo Martins de Almeida |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC: REFLEXÃO E MUDANÇA NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Roberta Schnorr Buehring, Juliane da Cruz de Castro |
PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS | |
Srta. Luana Danelli da Silva |
NÚMEROS RACIONAIS EM SUA REPRESENTAÇÃO FRACIONÁRIA: INVESTIGAÇÃO DE PESQUISAS SOBRE SEU PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Silvana Cocco Dalvi |
PRÁTICA DE ENSINO: AUTORIA OU MIMESE? | PDF () |
Marlubia Correa de Paula, Lori Viali, Gleny Teresinha Duro Guimarães |
GRUPO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA – PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO | |
Fabiana Caldeira Damasco, Maria Cristina Vieira Cavalcanti |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUPANCIRETÃ-RS | |
Andreza Cavalheiro da Costa, Graciele de Borba Gomes Arend |
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Auriluci Carvalho Figueiredo, Marcia Roberta Pires Silva, Elizabeth Magalhães Oliveira, Marco Antonio Di Pinto |
AÇÕES MATEMÁTICAS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: APRENDER FAZENDO NA OFICINA DE GEOMETRIA | |
Mércia Cristina dos Santos Farias, Carloney Alves de Oliveira |
A ABORDAGEM DO CONCEITO DE NÚMEROS RACIONAIS: EXPLORANDO O SOFTWARE JFRACTIONLAB | |
Danrlei Silveira Trindade, Patricia Pujol Goulart Carpes, Paola Aquino dos Santos |
Provocações Matemáticas | |
Rute da Cunha, Andréia Dalcin, Almir César Ferreira Cavalcanti |
PELA INTERNET: USO DE APPLETS ESTATÍSTICOS COM FUTUROS PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO | Sem título |
Marlubia Correa de Paula, Lori viali Viali, Maria Manuel Nascimento |
Avaliação em Educação Matemática
LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Acylena Coelho Costa, Sandy da Conceição Dias |
LA EVALUACIÓN COMO MEDIO DE MOTIVACIÓN HACIA EL APRENDIZAJE DEL CÁLCULO | |
Olga Lucía Duarte Bolívar, Luz Ángela Flórez Olarte |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
INSTRUIR, TREINO E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS | |
Robson André Barata de Medeiros, Paulo Vilhena da Silva, Janeisi de Lima Meira |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM MATEMATICA NA CONSTRUÇAO DA MAQUETE DO MERCADO DE FERRO DO VER-O-PESO | |
José Luis Magalhães da Silva, Caio de Siqueira Bendelak dos Santos, Matheus dos Santos Martins |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA BREVE INTRODUÇÃO SOBRE SUA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO NO MEIO EDUCACIONAL | |
Alyson Fernandes de Oliveira |
MODELAGEM MATEMÁTICA COM MOEDAS E UM COPO DE ÁGUA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Adriana Sbardelotto Di Domenico, Veronice Maria Kawalek, Vanessa Gonçalves Vieira |
MODELAGEM MATEMÁTICA E A CONCIENTIZAÇÃO DO COMBATE A DENGUE: UMA ANALISE POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS | |
Debora coelho de souza, Claudia Carreira da Rosa |
DESAFIO AOS MONITORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS | |
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Pedro Manuel Baptista Palhares |
PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO VIVENCIANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Marcos Manuel da Silva |
APLICAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NO CRESCIMENTO POPULACIONAL DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS-RS | |
Tanisia De Carli Foletto, Lauren Mello |
Currículo e Educação Matemática
ATIVIDADES DIDÁTICAS UTILIZANDO O SOFTWARE JCLIC NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin |
A REALIDADE LOCAL COMO PONTO DE PARTIDA: UM ESTUDO SOBRE AS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE SANTA CRUZ DO SUL | |
Alice Trisch König, Andréia Dalcin |
O DESAFIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO: LIMITES E POSSIBILIDADES NO ATUAL CENÁRIO SOCIOPOLÍTICO BRASILEIRO | |
Dayse do Prado Barros, Marcus Vinícius Pereira |
DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES MATEMÁTICAS EM CRIANÇAS DE PRÉ-ESCOLA | |
Crislaine De Anunciação Roveda, João Alberto Da Silva |
Educação Matemática e Inclusão
A VISÃO DE DOCENTES DE BELÉM DO PARÁ SOBRE AS DIFICULDADES DO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTES VISUAIS | |
Sandy da Conceição Dias, Pedro Franco de Sá |
AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE ENRIQUECIMENTO: Caleidoscópios e construções geométricas | |
MICHELE CRISTIANE DIEL RAMBO |
ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Deborah Alves Horta, Clarisse Paes José Degel, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Jéssica Bonifácio da Silva |
DIÁLOGOS EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Cátia Aparecida Palmeira, Thamires Belo de Jesus, Elcio Pasolini Milli |
PROFMAT: ANÁLISE DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO PRODUZIDAS SOBRE A TEMÁTICA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL | |
Renata da Silva Dessbesel, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki, Rogério de Oliveira Souza |
CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE GALPERIN NA FORMAÇÃO DO CONCEITO DE NÚMERO POR ESTUDANTES COM DUPLA DEFICIÊNCIA | |
Lúcia Virginia Mamcasz-Viginheski, Roseli Maria da Fonseca, Sani de Carvalho Rutz da Silva, Elsa Midori Shimazaki |
DEFICIÊNCIA VISUAL: REFLEXÕES SOBRE LIMITES E POTENCIALIDADES NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Jéssica de Sousa Santos, Sandra Regina de Morais Cunha Rodrigues, Cícero dos Santos Teixeira |
ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES OUTSIDERS PARA UMA ESCOLA DE ESTABELECIDOS | |
José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO INICIAL DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DE UM ESTUDANTE AUTISTA | |
Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PANORAMA DA PESQUISA BRASILEIRA NOS 15 ANOS PÓS-DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EJA (2001-2015) | PDF () |
Moab Marques da Silva, Emerson Da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Ingryd Luana Wonczak de Paula |
ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini, Luí Felippe da Silva Bellicantta Molloss |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E INCLUSÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN | |
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Jader Otavio Dalto |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA COM RECURSOS DE MÍDIAS | |
Rose Grochot Gayeski, Luciana Neves Nunes, João Feliz Duarte de Moraes |
ATIVIDADES DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA CHILENA | |
Cristiane de Arimatéa Rocha, Danilo Díaz Levicoy, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RSTUDIO COMO UM MICROMUNDO DE CIÊNCIA DE DADOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | |
Isadora Luiz Lemes, Renato Pires dos Santos |