Minicursos
DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI | |
Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro |
O USO DO CALC NAS AULAS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA | |
MAURÍCIO DE MORAES FONTES, Dineusa Jesus dos Santos Fontes, Valéria Chicre Quemel Andrade |
RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE SIMETRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Luiza Vasconcelos Coimbra, Ana Carolina Ferreira Rangel |
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA LIBRAS. | |
Fabiane Carvalho Bohm, Thaís Philipsen Grützmann, Heniane Passos Aleixo |
O USO DE DOBRADURAS NO ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA | |
Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
O ENIGMA: EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DA CRIPTOGRAFIA ATRAVÉS DE UM JOGO | |
Diego Sales Costa |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO UM TEMA TRANSVERSAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Bruna Larissa Cecco, Nadia Cristina Picinini Pelinson |
MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Cláudia Carreira da Rosa, Debora Coelho de Souza |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ARITMÉTICA MODULAR PARA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
ELIZABETH MAGALHÃES OLIVEIRA, Marco Antonio Di Pinto, Marcia Roberta Santos Pires da Silva, Michel da Costa |
Pôsteres
CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA REVELADO AO ABORDAR CONCEITOS DE GEOMETRIA À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Silvania Couto Conceição, Carlos Miguel da Silva Ribeiro |
UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM AS MEDIDAS DE COMPRIMENTO PARA AS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Nayara Leão Costa |
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE SIMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Luiza Vasconcelos Coimbra |
OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTECA E BIOLOGIA PARA A SALA DE AULA | |
Joanderson Silva do Nascimento, João Emanoel Veríssimo da Costa, Amália Lopes Bezerra |
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COMO UMA ALTERNATIVA DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Daysa Aparecida Nunes Correia |
ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
Auriluci Carvalho Figueiredo, Michel da Costa, Mariana Carolina Assis |
UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: ÁFRICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho |
ENSINANDO FÓRMULAS GEOMÉTRICA POR MEIO DE TRIÂNGULOS | |
Deiziane Coutinho de Miranda |
UTILIZANDO UMA ATIVIDADE MODELAGEM PARA TRABALHAR ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FUNÇÃO: COMPARANDO A ALFACE DA TERRA COM A DA HIDROPONIA | |
ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO |
CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UM ESTUDO COM ALUNOS DO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gustavo Fernando Bernardes da Silva, André Luiz Oliveira Capoano, Alessandra Querino da Silva, Rita Cassia de Oliveira |
JOGOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA | |
Luiza Vasconcelos Coimbra, Pedro Nogueira de Marins, Ana Carolina Ferreira Rangel, Giane dos Santos Oliveira Silva |
PROJETO DE EXTENSÃO E A DIVERSIDADE: A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
TROCANDO A ILUMINAÇÃO DO PRÉDIO PEDAGÓGICO POR LÂMPADAS DE LED: ATIVIDADE DE MODELAGEM AVALIANDO OS IMPACTOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS | |
ANDERSON ANTONIO ALVES CESARIO, Ricardo da Silva Santos, Evandro Chaves de Oliveira |
AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS E OS ALUNOS DO 6º E NO 7° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA | |
Jessica Roberta de Oliveira Moreira, Joice de Souza Araujo Corumbá |
OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA SURDOS NA ESCOLA FAGUNDES DOS REIS | |
Mariane Kneipp Giareta, Claudiane Raquel Feltes, Pethry Augustinho Teixeira, Nathiele Braiz Cecchin |
O VOLUME DA PIRÂMIDE EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA | |
Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Albérico Teixeira Canário de Souza, Antônio Roberto Silva |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: PROJETO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Michel da Costa, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Angélica Fontoura Garcia Silva, Mariângela Camba |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA EM SENSO NUMÉRICO PARA A PRÁTICA DE SALA DE AULA | |
Sula Cristina Teixeira Nunes, Évelin Fulginiti de Assis, Alessandra Figueiró Thornton, Luciana Vellinho Corso |
O Risoto das Marias: Mobilização de Conhecimento Matemático na EJA | |
Marluce Albring Coutinho |
TABUADA E SEU ENSINO: relato de uma experiência | |
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Prane |
ESTATÍSTICA NOS ANOS INICIAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES (AS) | |
Maria Carolina Machado Magnus, Betina Cambi, Bruna Dalle Prane |
ENSINO DE MATEMÁTICA E HISTÓRIAS INFANTIS: CRIANDO E RESOLVENDO PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria Aparecida Figueiredo Cohn |
CÁLCULO MENTAL: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO DOS ANOS INICIAIS | |
Jéssica Serra Corrêa da Costa |
DESAFIOS MATEMÁTICOS: UM OLHAR PARA INCLUIR NA ESPECIFICIDADE, A LUZ DOS DOCUMENTOS MARISTA. | |
Danielle Caregnatto, Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta |
O GCOMPRIS COMO RECURSO PEDAGOGICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM ANOS INCIAIS NA REDE MUNICIPAL EM CAMETÁ/PA | |
Nilcilene da Silva Coelho, Rubenvaldo Monteiro Pereira |
UM ESTUDO PARA O USO DA CALCULADORA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Alexsandro Soares Candido, Arthur Damasceno Vicente |
AS PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA COM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Marina Andrades Felipe, Roberta Dall'Agnese da Costa, Camila da Silva Nunes, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo |
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA AULA DE MATEMÁTICA: construindo ambientes de aprendizagem | |
Arlam Dielcio Pontes da Silva, Cristiane Azevedo dos Santos Pessoa, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIFICAÇÃO DE TAREFAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA A INTRODUÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS | |
Fabulo Eugenio Danczuk, Janecler Aparecida Amorin de Colombo |
A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO | |
Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
MAPA CONCEITUAL COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO GEOMETRIA PLANA: OS POLÍGONOS | |
Tamires dos santos augusto, Milena Molitor, Claudete Cargnin |
UMA ABORDAGEM NOS ANOS FINAIS COM O USO DA CALCULADORA | |
Alexsandro Soares Candido, Arthur Damasceno Vicente |
OPERAÇÕES ARITMÉTICAS POR MEIO DE EXPRESSÕES NUMÉRICAS: INVESTIGAÇÕES ACERCA DAS DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM | |
Ana Mara Coelho da Silva, Clara Alice Cabral |
PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE A METODOLOGIA ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM OLHAR ESPECIAL PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Ana Cristina Trento, Janecler Aparecida Amorin Colombo |
CONTRIBUIÇÕES DAS ATIVIDADES DE ENSINO PARA A COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PORCENTAGEM | |
Anielle G. Vaz Coelho, Fabiana Fiorezi de Marco |
ESTUDO DA INTERSECÇÃO ENTRE PEDAGOGIA DE PROJETOS, MODELAGEM MATEMÁTICA E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS VISANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gabriela Correia da Silva |
ENSINO DE PROBABILIDADE: ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DE UM LIVRO DIDÁTICO DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Janielly Taila dos Santos Verbisck, Jessica Serra Correa da Costa |
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COM ORIGAMI A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DE UMA PMD | |
Francielle Quaresma farias da Silva, Kevila Cezario de Morais, Dilza Côco |
ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
RENATA ARRUDA BARROS, MAGNO LUIZ FERREIRA, JÉSSICA ALVES ALBERICE BENEDICTO CARVALHO |
UM ESTADO DA ARTE SOBRE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Márcia Souza da Fonseca |
Educação Matemática no Ensino Médio
UMA SEQUENCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE PROGRESSÃO GEOMÉTRICA | |
Paulo Ferreira da Gama, Natanael Freitas Cabral |
ESTUDO DE FUNÇÕES EXPONENCIAIS POR MEIO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS | |
Dionei Cardozo, Juliana Meneghelli, Janaína Poffo Possamai |
AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS | |
Juliana Meneghelli, Dionei Cardozo, Janaína Poffo Possamai |
A CONSTRUÇÃO DA GEOMETRIA: UM TRABALHO REALIZADO COM ALUNOS SURDOS | |
Fabiane Carvalho Bohm |
A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORMIGA (MG) | |
Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES NO ENSINO MÉDIO | |
Caroline Conrado Conrado Pereira, Vanilde Bisognin |
DESAFIOS E REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE CÁLCULO I | |
Olávio Carelli Neto |
ESTUDO DO CONCEITO DE TAXA DE VARIAÇÃO: ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | |
Dargel Mercio Rios, Leugim Corteze Romio |
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Marina Andrade Alves da Silva, Lúcia Helena Costa Braz |
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DE EXPERIÊNCIAS EM PROJETOS DE MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOAO CÂMARA | |
Robson Cabral Severo, Neílson Ferreira de Lima |
QUANTO GANHA, QUANTO PAGA: planejamento financeiro em uma aula de matemática | |
Betina Cambi, Maria Carolina Machado Magnus, Bruna Zution Dalle Prane |
RACIOCÍNIO GENERALIZADOR E A FLOR DA VIDA: CONSTRUINDO CIRCUNFERÊNCIAS NO GEOGEBRA | |
Marciane Linhares Carlos |
RELAÇÕES ENTRE COEFICIENTES E GRÁFICOS DA FUNÇÃO QUADRÁTICA | |
Marciane Linhares Carlos |
UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA UMA APRENDIZAGEM DE PROPRIEDADES DA FUNÇÃO POLINOMIAL DO PRIMEIRO GRAU | |
Ricardo da Silva Santos, Anderson Antonio Alves Cesário, Tatiane Felipe Lopes |
ESTUDO DOS TIPOS DE AVALIAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA | |
Kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma farias da Silva, Dilza Côco |
Educação Matemática no Ensino Superior
APLICAÇÕES DE DERIVADAS NA PERSPECTIVA SOCIOEPISTEMOLÓGICA | |
Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ricardo A Cantoral Uriza |
AVALIANDO CONHECIMENTOS EM MATEMÁTICA BÁSICA DOS ALUNOS DE ENGENHARIA | |
Simone Fátima Zanoello, Merielen Fátima Caramori |
CONCEITO DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO EM LIVROS DE CÁLCULO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA | |
Gabriel De Oliveira Soares, Helena Noronha Cury |
A NOÇÃO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES NA TRANSIÇÃO ENTRE O ENSINO MÉDIO E O ENSINO SUPERIOR | |
Marlene Alves Dias, Nielce Meneguelo Lobo Costa, Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Renata Karoline Fernandez |
KHAN ACADEMY COMO RECURSO PARA O ENSINO HÍBRIDO: RELATO DE APLICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA | |
Marcos Vinicius Fernandes Calazans |
A MATEMÁTICA NA BIOLOGIA: O ENSINO INTEGRADOR | |
Marfisa Hyanchelle Cortez Costa, Ellen Abigail Lima de Sousa, Francisco Djnnathan da Silva Gonçalves |
ANÁLISE DE CORRELAÇÃO ENTRE O DESEMPENHO E A ATITUDE EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA DE ALUNOS DE ENGENHARIA | |
Marcos Antonio Santos de Jesus, Ingrid Ramos Alegre Chic |
DISCIPLINA DE ANÁLISE NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA NO BRASIL: O QUE CONSTA NAS EMENTAS? | |
Luciano Duarte Silva, Márcio Urel Rodrigues, Maria Socorro Duarte da Silva Couto, Glen Cezar Lemos |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM ATIVIDADE ENVOLVENDO O CONCEITO DE FUNÇÃO | |
Eliane Miotto Kamphorst, Angéli Cervi Gabbi, Cátia Maria Nehring, Carmo Henrique Kamphors |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
RECURSOS COMPUTACIONAIS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES COM SOFTWARE GEOGEBRA. | |
Jéssica Carolini da Silva Laurindo, Lucas Caitano, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NA DISCUSSÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Nilce Fátima Scheffer, Angélica Elis Heineck, Eliziane Comachio, Raquel Zanandréa |
TEOREMA FUNDAMENTAL DO CÁLCULO: UMA ABORDAGEM DINÂMICA MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
Dienifer Tainara Cardoso, Ivanete Zuchi Siple, Elisandra Bar de Figueiredo |
O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILIAR NO ENSINO DAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO E VISUALIZAÇÃO DO CIRCULO TRIGONOMÉTRICO | |
ROMILDO PEREIRA DA CRUZ, MARLI TERESINHA QUARTIERI, GEOVANA LUIZA KLIEMANN, ANDREIA SPESSATTO DE MAMAN |
O USO DE VÍDEOS AULA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | |
Viviane Espinosa de Carvalho |
TAREFAS INVESTIGATIVAS NO GEOGEBRA 3D SOBRE POLIEDROS | |
NIELCE MENEGUELO LOBO DA COSTA, Wendel de Oliveira Silva |
UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS LINEARES REGULARES | |
Laís Machado Matêus Cogorni, Lisandro Bitencourt Machado |
OS SONS DA FUNÇÃO SENO: UMA ATIVIDADE DE ENSINO MEDIADA PELO GEOGEBRA | |
Dienifer Tainara Cardoso, Jéssica Meyer Sabatke, Rogério de Aguiar |
ESTRATÉGIAS DE ESTUDO DE ALUNOS EM DISCIPLINAS DAS EXATAS NA MODALIDADE EAD | |
Simone Soares Echeveste, Tania Elisa Seibert, Fernanda Dellinghausen, Beatriz Oliveira da Costa |
O GEOGEBRA E A GEOMETRIA DOS SISTEMAS LINEARES DE ORDEM 3 | |
Jaedson Carvalho da Silva, wagner Ferreira de Santana |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
USO DO MÉTODO DE COMPLETAR QUADRADOS DE AL-KHWARIZMI NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO GRAU | |
Cristiane Teixeira Cordeiro, Julia Schaetzle Wrobel, Melissa Martins Fazio |
A Tendência Socioetnocultural na Educação Matemática | |
Lara Cansi de Moraes, Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Lucilaine Goin Abitante |
A PLURALIDADE ÉTNICA, SOCIAL E CULTURAL NA SALA DE AULA | |
Tatiana Taís Schein, Gabriela Gohlke Bley, Lara Cansi de Moraes, Lucilaine Goin Abitante |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM MATEMÁTICA, COMPUTAÇÃO E SUAS TECNOLOGIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DA BAHIA | |
Marcos Vinicius Fernandes Calazans, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Polyana Benk, Claudete Cargnin |
ATIVIDADES MULTIPLICATIVAS BASEADAS NA TEORIA COGNITIVA DE VERGNAUD: analisadas à luz de representações semióticas. | |
Raimundo Luna Neres, Eliziane Rocha Castro, Antonio Luiz de Oliveira Barreto |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO E O USO DA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DE RESOLUÇÃO DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO | |
Egídio Rodrigues Martins, Cecília Pereira de Andrade, Nilton Cezar Ferreira |
EXPLORAÇÃO DAS INTERPRETAÇÕES DOS NÚMEROS RACIONAIS POR MEIO DO FRAC-SOMA 235: REFLEXÕES PERANTE A PRÁXIS DE UMA OFICINA | |
Dienifer da Luz Ferner, Andressa de Siqueira Cereta, Patrícia Pujol Goulart Carpes |
EXPLORAÇÃO DAS RELAÇÕES TRIGONOMÉTRICAS SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Andressa de Siqueira Cereta, Dienifer da Luz Ferner, Patrícia Pujól Goulart Carpes |
UM ENSAIO TEÓRICO SOBRE CIÊNCIA E ÉTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO DE EDGAR MORIN | |
Deise Leandra Fontana, Ettiène Cordeiro Guérios |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA: EM DEBATE O PAPEL SOCIOPOLÍTICO DA MATEMÁTICA | |
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Bruna Larissa Cecco |
LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Ana Beatriz Chiste Cruz, Kamylla Canalli, Neila Tonin Agranionih |
PDE ELO ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS QUE CONTRIBUEM PARA UMA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
vanessa lucena, Renata Camacho Bezerra, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Adriana Brito Aguiar Marques, Hugo Marques Correia |
CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O CURSO: DAS EXPECTATIVAS À SALA DE AULA | |
Lélia de Oliveira Cruz, Arno Bayer |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO | |
Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E ESTUDOS SOBRE O SIGNIFICADO DE FRAÇÕES PARTE-TODO | |
APARECIDA FERREIRA LOPES, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Coco |
A CONSTRUÇÃO DOS NÚMEROS REAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE À PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS | |
Mariana dos Santos Cezar, Rodolfo Chaves |
GRUPO DE ESTUDOS DE MATEMÁTICA – PARCERIA ENTRE UNIVERSIDADE E MUNICÍPIO | |
Fabiana Caldeira Damasco, Maria Cristina Vieira Cavalcanti |
Provocações Matemáticas | |
Rute da Cunha, Andréia Dalcin, Almir César Ferreira Cavalcanti |
A METODOLOGIA DE EMERGÊNCIA DE CONCEITOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Investigando conhecimentos prévios. | |
Jussara Gomes Araújo Cunha, Marcos Túlio de Freitas Pinheiro |
Avaliação em Educação Matemática
AVALIAÇÃO FORMATIVA NAS AULAS DE MATEMÁTICA: VENCENDO A RESISTÊNCIA POR MEIO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS | |
Alexandre Tolentino de Carvalho |
LINGUAGEM ALGÉBRICA: UMA ANÁLISE DE ERROS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Acylena Coelho Costa, Sandy da Conceição Dias |
AVALIAÇÃO EXTERNA ENADE COMO RECURSO PARA A REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE CURSOS DE LICENCIATURA E BACHARELADO EM MATEMÁTICA | |
Adriele Carolini Waideman, Dayane Moara Coutinho, Marcele Tavares Mendes, Claudete Cargnin |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
CONCILIAÇÃO DE METAS, RELEVÂNCIAS E FORMAÇÃO, TRATAMENTO E CONVERSÃO DE REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIOTICA DE OBJETOS MATEMÁTICOS | |
Marleide Coan Cardoso, Bazilicio Manoel de Andrade Filho, Vanessa Isabel Cataneo |
CRIATIVIDADE COMPARTILHADA EM MATEMÁTICA: SOLIDARIZANDO IDEIAS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS ABERTOS | |
Alexandre Tolentino de Carvalho |
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | |
Luana Garcia da Costa, Leandra Anversa Fioreze |
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UM ESTUDO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | |
Marcia Azevedo Campos, Ivana Paula Ferraz Andrade |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINAGRE DE JAMBOLÃO | |
Rafael dos Reis Paulo, Elizete Maria Possamai Ribeiro, Margarete Farias Medeiros, Marleide Coan Cardoso |
Currículo e Educação Matemática
ENSINO DE MATEMÁTICA POR COMPETÊNCIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
Mariana Barbosa Cassiano, Heitor Achilles |
Educação Matemática e Inclusão
O USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS | |
Valdineia Rodrigues Lima, Carla Cristina Coelho Carvalho, Walber Christiano Lima da Costa |
O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN | |
Shaiury Silva Guimarães, Gabriel Ribeiro Rodrigues, Walber Christiano Lima da Costa |
JOGANDO COM A MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO | |
Camila da Silva Nunes, Priscila Simone Fagundes Claro, Deisinara da Silva Siqueira |
REFLEXÕES SOBREO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA | |
Silvia Cristina Costa Brito, Marlise Geller |
REFLEXÕES SOBRE A ADAPTAÇÃO CURRICULAR DE UMA ALUNA COM SÍNDROME DE JACOBSEN | |
Marlise Geller, Ana Paula de Souza Colling |
CRIAÇÃO, CONFECÇÃO E ANÁLISE DE UM MATERIAL MANIPULÁVEL DE GEOMETRIA PARA ESTUDANTES CEGOS | |
Mayra Darly Silva, Liliane Carvalho, Cristiane Pessoa, Suelly Teixeira |
APRENDIZAGEM MATEMATICA DE ALUNOS DIAGNOSTICADOS COM A SINDROME DO ESPECTRO DO AUTISMO | |
Maria Aparecida Carvalho |
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA E INCLUSÃO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN | |
Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Jader Otavio Dalto |
PRODUCCIONES MATEMÁTICAS DE ESTUDIANTES EN SITUACIÓN DE DISCAPACIDAD INTELECTUAL LEVE. UN ANÁLISIS SEMIÓTICO | |
Luis Alexander Castro Miguez |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma abordagem sob o “olhar” da resolução de problemas | |
Manoel dos Santos Costa, Norma Suely Gomes Allevato |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE O TRABALHO COM TABELAS E GRÁFICOS NO ENSINO MÉDIO | |
Marciel José do Monte, Liliane Maria Teixeira Lima de Carvalho |
O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO | PDF () PDF |
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Andre Lima Rodrigues, Maria Aparecida da Silva Carvalho |
VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Mauren Porciúncula, Alessandra Abade da Cruz, Milena Ruas Marques, Pedro Henrique Barcarolo |
Mesas Redondas
Registro de Representação Semióticas, Matemática e Pesquisas - ESBOÇANDO CURVAS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DA NOÇÃO DE INFINITÉSIMO | |
Méricles Thadeu Moretti, Bárbara Cristina Pasa |