Minicursos
GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA | |
Maria Elaine dos Santos Soares, Vinicius Carvalho Beck |
Criptografia: Evolução histórica e aplicação na função afim e sua inversa | |
Lívia Azelman de Faria Abreu, Ramon Chagas Santos, Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança |
PRÁTICAS E SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NORMALISTAS: REVISITANDO OS BLOCOS LÓGICOS | |
Juliana Mercedes Rheinheimer, Elisete Maria Bonfada |
A LINGUAGEM DO LATEΧ COMO RECURSO NA ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS | |
Caio Robério Barpp da Silva, Valdirene da Rosa Rocho, Margarete Farias Medeiros |
SERÁ QUE A VERIFICAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS SÓ VALE PARA A SOMA DAS ÁREAS DOS QUADRADOS SOBRE OS CATETOS? | |
Josieli Duranti, Adrieli Rejane Daronch, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
Atividades-Matemáticas-com-Realidade-Aumentada : uma proposta para o ensino de funções | |
Felipe Diego Bulla, Maurício Rosa |
EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA COM AUXÍLIO DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Cátia Luana Bullmann, Viviane Roncaglio, Catia Maria Nehring |
SIMETRIA COM OS SUPER-HERÓIS | |
Paula Monteiro Baptista |
TÉCNICAS DE CONTAGEM – EXPLORANDO POSSIBILIDADES | |
Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth, Eduardo Meliga Pompermayer |
SITUAÇÕES GEOMÉTRICAS ESPACIAIS NO GEOGEBRA 3D | |
Caroline Borsoi |
GEOMETRIA E DEFICIÊNCIA VISUAL: COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS. | |
Jorge Brandão, Denize Silveira, Elisângela Magalhães |
“VAMOS BRINCAR DE DETETIVES?” O QUADRO NUMÉRICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Roberta Schnorr Buehring, Jussara Brigo, Ana Paula Izabel Faustino Gonçalves, Sandra Regina Engelke |
ESTUDO DA FUNÇÃO TRIGONOMÉTRICA E SEU COMPORTAMENTO COM O AUXÍLIO DO GEOGEBRA | |
Maicon Camargo Faés, Débora Bussolotto |
CRIANDO APLICATIVOS PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Marcos Alberto Barbosa |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: reflexões sobre trabalho com projetos na formação de professores de Matemática | |
Aldinete Silvino Lima, Islenis Carolina Botello Cuvides, Iranete Maria da Silva Lima |
A CONSTRUÇÃO DE ANIMAÇÕES NO SOFTWARE GEOGEBRA: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Isaias Guilherme de Souza Boruch, Maria Ivete Basniak |
ESTRATÉGIAS INCLUSIVAS PARA O USO DE CALCULADORA EM SALA DE AULA | |
Rosana Gomes Bernardo, Raquel Tavares Scarppelli de Araujo Moreira, Reginaldo Vandré Menezes da Mota |
Pôsteres
AVALIANDO DIARIAMENTE EM MATEMÁTICA | |
Ademir Basso, Nelson Hein |
OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO: MATEMÁTECA E BIOLOGIA PARA A SALA DE AULA | |
Joanderson Silva do Nascimento, João Emanoel Veríssimo da Costa, Amália Lopes Bezerra |
INTRODUÇÃO AO PLANO CARTESIANO COM AUXILIO DO GEOPLANO | |
Jéssica Alves Quintanilha, Mylane dos Santos Barreto, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Matheus Siqueira de Almeida Gonçalves |
UM OLHAR PARA ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA DE APRENDIZES E ARTÍFICES DE SANTA CATARINA A PARTIR DE DOCUMENTOS OFICIAIS | |
Cleber Schaefer Barbaresco |
DETERMINAÇÃO DA LEI DE UMA FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º. GRAU POR MEIO DE SEU GRÁFICO EM MATRIZES DE ALTO RELEVO | |
Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Mylane dos Santos Barreto |
PORTFÓLIO SOMADO A JOGOS É IGUAL A FERRAMENTA OTIMIZADORA DO ENSINO DA MATEMÁTICA | |
edislana alves barros andrade |
A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MIGUEL CALMON, BAHIA | |
Mirian Ferreira de Brito, Deiziane Coutinho de Miranda |
A GEOMETRIA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA | |
Mirian Ferreira Brito, Erinaldo Ferreira Nascimento |
CONCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO | |
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros |
CRIANDO APLICATIVOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA | |
Marcos Alberto Barbosa |
CRUZADINHA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: UMA PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Alessandra Querino da Silva, Natiele de Almeida Gonzaga |
FORMALIZAÇÃO E INTUIÇÃO NO APRENDIZADO DA TEORIA DOS CONJUNTOS | |
ALEXANDRE SOUZA DE OLIVEIRA, LUCAS DIEGO ANTUNES BARBOSA, VERA LÚCIA RAGEL DE SOUZA, ALBERTINA MARIA BATISTA DE SOUSA DA SILVA |
LESSON STUDY: UM CONTEXTO FAVORÁVEL A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | |
Renata Camacho Bezerra |
MATEMÁTICA E POESIA: A INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL | |
Renata Camacho Bezerra, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus, Luciana Del Castanhel Peron, José Ricardo Souza |
POSIÇÃO RELATIVA DE RETAS NO ESPAÇO USANDO O GEOGEBRA 3D | |
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
RELAÇÕES ENTRE A FÍSICA E A MATEMÁTICA NOS LIVROS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COM BASE NO PNLD 2015 | |
Elisangela Brauner, Maria Cecilia Pereira Santarosa |
SERÁ QUE REALMENTE SÃO APENAS CINCO OS SÓLIDOS DE PLATÃO? | |
Jéferson de Lima Vieira, Pethry Agustinho Teixeira, Betine Diehl Setti, Maria de Fátima Baptista Betencourt |
UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZANDO O SOFTWARE XLOGO | |
Relicler Pardim Gouveia, Liana krakecker, Ivanete Fátima Blauth, Florisval Santana Filho |
UMA DEFINIÇÃO DE DETERMINANTES | |
Josefa Deise Barros, Francisco Batista de Medeiros |
Brincando e aprendendo | |
Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado |
DIVISÃO COM NÚMEROS NATURAIS: SABERES DOCENTES (RE)CONSTRUÍDOS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Kariely Lopes Gomes de Brito, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Danielly Fraga Santana |
UMA PROPOSTA PARA O ESTUDO DO PRINCÍPIO DE CAVALIERI POR MEIO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DO USO DO MATERIAL DOURADO | |
Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
A MATEMÁTICA NAS EMENTAS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | |
Mirian Ferreira Brito, Ana Lúcia Manrique |
ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SALA DE AULA | |
Amália Lopes Bezerra |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
AS SEMIOSES ENCONTRADAS NA AQUISIÇÃO DOS CONHECIMENTOS PELOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS | |
Renata Ercília Mendes Nifoci, Ana Karine Dias Caires Brandão, Maria Teresa Merino Ruz Mastroianni |
OPERAÇÕES BÁSICAS MEDIANTE ÀS ATUAIS TENDÊNCIAS MATEMÁTICAS | |
Jéferson de Lima Vieira, Marília Hassan Pacheco Assunção, Marina Boito de Oliveira, Nathiele Braiz Cecchin |
A COMPLEMENTARIDADE NA CONSTRUÇÃO DO NÚMERO | |
Emerson Bastos Lomasso, Sonia Barbosa Camargo Igliori |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
PRIMEIROS PASSOS NO PLANO CARTESIANO: ATIVIDADES DIDÁTICAS | |
Paula Cristina Bacca |
ANÁLISE DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL ESPERADA PARA O ENSINO DA FATORAÇÃO NUMÉRICA E ALGÉBRICA | |
Míriam Guadagnini, Marlene Alves Dias, Valdir Bezerra dos Santos Júnior |
Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula | |
Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Jonas Miranda Vilamar de Souza, Ana Paula Rangel de Andrade |
Tratamento da Informação no Ensino Fundamental | |
Adriana da Costa Barbosa, Adriana da Costa Barbosa |
ATIVIDADES LÚDICAS E JOGOS COMO FACILITADORES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS: UMA VIVÊNCIA DO PIBID | |
Adriano dos Santos, Daniela Miotte, Carolina Bruski Gonçalves, Elizangela Weber |
A JUNÇÃO DA AÇÃO DO ORIGAMI COM AS PESQUISAS DA NEUROCIÊNCIA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA | |
Elisane Strelow Gonçalves, Adriana Nebel Kovalscki, Josiane de Moraes Brignol |
OS PROBLEMAS AMBIENTAIS COMO TEMA DE SITUAÇÕES-PROBLEMA EM MATEMÁTICA | |
Cláudio Cristiano Liell, ARNO BAYER |
OS JOGOS MATEMÁTICOS E O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL | |
Cláudio Cristiano Liell, ARNO BAYER |
A PRODUÇÃO DE VÍDEO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA RURAL INTEGRANDO AS AVALIAÇÕES ESCOLARES | |
Josiane de Moraes Brignol |
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES À CERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
Charlâni Ferreira Batista Rafael, Jutta Reuwsaat Justo |
NÚMEROS INTEIROS: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA | |
RENATA ARRUDA BARROS, GLEICIELLE NEIVA DE SOUZA FONSECA, MAGNO LUIZ FERREIRA |
USO DO TEODOLITO CASEIRO PARA O ENSINO DE RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS NA REDE MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE | |
Miguel Melendo Beck |
A OBMEP CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: NOSSA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO | |
Rejane Zancanaro, Anderson de Abreu Bortoletti |
O JOGO COMO UMA ALTERNATIVA DIDÁTICA NAS OFICINAS DO PIBID: UMA PROPOSTA DIFERENCIADA PARA AS DIFICULDADES DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS | |
Gabriela Gohlke Bley, Tatiana Taís Schein, Elizangela Weber |
A PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E O ESTUDO DA ÁREA TOTAL: UM EXPERIMENTO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
DÉBORA BUSSOLOTTO, MÁRCIA Rodrigues Notare |
NO ENSINO DA GEOMETRIA... FORMAS DA EXPRESSÃO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Leticia Diello Kuhn, Lisete Bampi, Lucas Führ, Caroline Dal Agnol |
Projeto Mega Mente Matemática | |
Italia Tatiana Bordin, Regina Helena Munhoz |
ANÁLISE DAS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
RENATA ARRUDA BARROS, MAGNO LUIZ FERREIRA, JÉSSICA ALVES ALBERICE BENEDICTO CARVALHO |
ENSINO DE QUADRILÁTEROS COM USO DE UM JOGO DE TRILHAS | |
Jéssica Maciel Matuoka, Natália Iryna de Sant Ana Brandão, Natiele de Almeida Gonzaga, Alessandra Querino da Silva |
MATEMÁTICA NA ESCOLA E CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA: PERIGO DE EXTINÇÃO DOS MURIQUIS | |
Rosa García Márquez, Jeanne Denise de Barros |
Educação Matemática no Ensino Médio
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Tamires Holz Gehrke, Rogério Burkert, Gerson Altenburg |
Diferentes abordagens no ensino de funções | |
Guimara Bulegon |
Progressões Geométricas Na Escala Musical Ocidental | |
Christian James Henschel, Tânia Baier |
GINCANA DE MATEMÁTICA: POPULARIZANDO O DIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVENDO HABILIDADES NO IFRS - CAMPUS CAXIAS DO SUL | |
Camila Gasparin Magnaguagno, Kelen Berra de Mello |
PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAIS CONCRETOS EM UMA TURMA DA EJA | |
Magda Campos Barbosa, ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Maxwell Gonçalves Araújo, Franciane José da Silva |
COMUNICAÇÃO EM MATEMÁTICA: LER E APRENDER | |
Ademir Basso |
Aprendizagem da Geometria Espacial: uma Abordagem com o uso do Software GeoGebra e os Registros de Representação Semiótica | |
Cátia Luana Bullmann, Catia Nehring |
A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE LIMITES NO ENSINO MÉDIO | |
Caroline Conrado Conrado Pereira, Vanilde Bisognin |
CARTÃO DE CRÉDITO: PROPOSTAS PARA TRABALHAR AS ILUSÕES MATEMÁTICAS | |
Jussara Brigo, Stefane Layana Gaffuri |
CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Andrei Luís Berres Hartmann, Camila Porto Giacomelli, Liane Teresinha Wendling Roos |
CRIPTOGRAFIA E O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM E SUA INVERSA | |
Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Alex Cabral Barbosa |
MAPEAMENTO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO ESTUDO DE TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO | |
Juliane Carla Berlanda, Inês Farias Ferreira |
O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS PARA AUXILIAR A COMPREENSÃO DO PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO | |
Francisca Brum Tolio, Eleni Bisognin |
PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Charles Bruno da Silva Melo, Eleni Bisognin |
O ESTUDO DE RELAÇÕES LÓGICAS POR MEIO DO USO DOS BLOCOS LÓGICOS | |
Caroline Maffi, Monica Bertoni Dos Santos, Rosana Maria Gessinger |
A FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU APLICADA AO ESTUDO DE FÍSICA: A CINEMÁTICA | |
Geraldo Bull da Silva Junior, Jefferson Ney |
Educação Matemática no Ensino Superior
TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÂO BÁSICA PARA O ENSINO SUPERIOR: ANÁLISE DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REALIZADA COM ACADÊMICOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin |
ANÁLISE GRÁFICA DO CONCEITO DE DERIVADA SEGUNDO OS PRESSUPOSTOS DA TEORIA APOS | |
Janice Rachelli, Vanilde Bisognin |
MODELAGEM MATEMÁTICA POR FASES: UMA APLICAÇÃO AO ENSINO DE LOGARITMOS | |
Seiji Niwa, Paulo Roberto Barbosa, Graziela Marchi Tiago |
ENSAIOS: INTEGRANDO VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS | |
Marcelo Batista de Souza, Rúbia dos Santos Amaral, Marcelo de Carvalho Borba |
REFLEXÕES SOBRE A INSERÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Graziela Marchi Tiago, Paulo Roberto Barbosa, Lívia Carolina Vieira |
DO CONCRETO AO ABSTRATO: SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO CONCEITO DE LIMITE NO INFINITO | |
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Ivanete Zuchi Siple, Jéssica Meyer Sabatke |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
PRODUÇÃO DE VÍDEOS COM CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA: um exemplo com o vídeo “Classificação de Frações” | |
Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba |
VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | PDF () PDF |
Ketelyn Paravidini Vieira, Gilmara Teixeira Barcelos, Tiago Destéffani Admiral |
RECURSOS COMPUTACIONAIS E O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES COM SOFTWARE GEOGEBRA. | |
Jéssica Carolini da Silva Laurindo, Lucas Caitano, Marcus Vinicius de Azevedo Basso |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DA “BATALHA DO MILHÃO” | |
Bruno Mendes Basso, Thaísa Jacintho Müller |
Geometria Fractal: O uso do software GeoGebra na construção do Floco de Neve | |
Aline de Lima Brum, Elaine Corrêa Pereira |
GEOGEBRABOOK: UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
Bernarda Souza de Menezes, Daniela Barcellos Haas |
DIVULGANDO VÍDEOS NO YOUTUBE PARA ENSINAR A CONSTRUIR APLICATIVOS NO ENSINO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS | |
Marcos Alberto Barbosa |
ESTUDO DE EQUAÇÕES DO 1º. GRAU COM DUAS INCÓGNITAS: USO DO APLICATIVO DESMOS EM TABLETS | |
CAMILA LINHARES RIBEIRO BARBOSA, Gilmara Teixeira Barcelos, Silvia Cristina Freitas Batista |
O ENSINO HÍBRIDO E AS INOVAÇÕES SUSTENTADAS E DISRUPTIVAS | |
Josias Dioni Bravim, Vanessa Battestin Nunes, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: TESTES INICIAIS DE UM APLICATIVO PARA CALCULAR PARCELAS DE SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO | |
Neslei Noguez Nogueira, Vinicius Carvalho Beck |
UMA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM/PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS | |
Ivanete Fátima Blauth, Suely Scherer |
CONTRIBUIÇÕES DA FERRAMENTA GRÁFICA BLOCKLY NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ALGORITMOS | |
Carmen Scorsatto Brezolin, Neiva Ignes Grando |
E-BOOKS EM SALA DE AULA | |
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer |
Recursos educacionais digitais e WebDocumento: A investigação do mapa da representação de um sistema de recursos. | |
Amanda Rodrigues da Silva, Franck Bellemain |
DISPOSITIVOS MÓVEIS COM TECNOLOGIA TOUCHSCREEN NO ENSINO DA GEOMETRIA | |
Cristiane Pereira Felicio, Melissa Meier, Marcos V.A Basso |
O USO DE GAMES PARA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Taiane Carrilho Rosa, Vinicius Carvalho Beck, Denise Nascimento Silveira |
O JOGO DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DOS NATIVOS DIGITAIS | |
Josiel de Oliveira Batista, Danielle de Sousa Silva, Luciane Ferreira Mocrosky, Ronaldo Barros Ripardo |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NAS ARITMÉTICAS EDITADAS PARA AS ESCOLAS PAROQUIAIS LUTERANAS GAÚCHAS DO SÉCULO XX | |
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NAS EDIÇÕES DA SEGUNDA ARITMÉTICA DA SÉRIE CONCÓRDIA | |
Malcus Cassiano Kuhn, Arno Bayer |
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A MULTIPLICAÇÃO RUSSA COMO ALTERNATIVA DE TRABALHO EM ARITMÉTICA | |
Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
OS JESUÍTAS E O ENSINO DA ARITMÉTICA EM SEUS GINÁSIOS NO SUL DO BRASIL NOS SÉCULOS XIX E XX | |
Silvio Luiz Martins Britto, Arno Bayer |
QUADRADOS MÁGICOS E MEDIAÇÃO SIMBÓLICA: TRABALHANDO JOGOS DIDÁTICOS E HISTÓRIA DA MATEMÁTICA À LUZ DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL | |
Ivan Alvaro dos Santos, Tânia Baier |
A ETNOMATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE APRENDIZAGEM A PARTIR DAS VENDAS EM UMA FEIRA LIVRE | |
Jose Nilson Morais, Francisco de Assis Bandeira |
CONTEXTO HISTÓRICO DA RUPTURA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO – GEOMÉTRICO: XY UMA RETA OU UMA ÁREA? | |
Paula Cristina Bacca |
SUJETO, IDENTIDAD Y ACTIVIDAD: UNA MIRADA DESDE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA EN AMBIENTES DE RURALIDAD | |
FREDY ALEJANDRO BARBOSA MELÉNDEZ |
Laboratório de Ensino de Matemática - Um Ambiente de Aprendizado e Formação de Professores | |
Yasmin Barbosa Cavalheiro, Leonardo Ribas Pereira, Joyce da Silveira Delfino |
CARACTERÍSTICAS DA TENDÊNCIA PEDAGÓGICA FORMALISTA MODERNA NUM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES | |
Camila Bomhart, Isabel Koltermann Battisti |
UMA EXPERIÊNCIA DE USO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NAS AULAS DE UMA TURMA DE ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fabricia Mara Tonon, Inocêncio Fernandes Balieiro Filho |
CONTEXTUALIZAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: PROBLEMA OU SOLUÇÃO? | |
PAULO VILHENA DA SILVA, ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS, JANEISI DE LIMA MEIRA, JOSIANE SILVA DOS REIS |
A HISTÓRIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CANOAS: AS SABATINAS DO ANO DE 1956 | |
Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer |
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO GENERAL FLORES DA CUNHA: A MATEMÁTICA MODERNA DOS ANOS 1955 A 1979 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Elisete Maria Bonfada |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS EM DUAS METODOLOGIAS: TRADICIONAL E DIFERENCIADA | |
Silvia Teresinha Frizzarini, Polyana Benk, Claudete Cargnin |
ATIVIDADES MULTIPLICATIVAS BASEADAS NA TEORIA COGNITIVA DE VERGNAUD: analisadas à luz de representações semióticas. | |
Raimundo Luna Neres, Eliziane Rocha Castro, Antonio Luiz de Oliveira Barreto |
MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend |
VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Isadora Konarzewsky Patzer, Isabel Koltermann Battisti |
INVESTIGANDO COM O GEOGEBRA 3D: O MÉTODO AXIOMÁTICO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA ESPACIAL | |
Lucas de Souza Barbosa, Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Cristiana Andrade Poffal |
REFLEXÕES SOBRE A PRESENÇA DO SUPERVISOR DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Cátia Brock, Eliana Maria Mallman Teixeira |
EDUCACÃO FINANCEIRA CRÍTICA NOS ANOS INICIAIS: DESAFIANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA NO TRABALHO COM PROJETOS | |
ANA PAULA ROHRBEK CHIARELLO, Lucí Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi |
A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE MATEMÁTICA SOBRE A IDEIA DE NÚMERO | |
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Vanilde Bisognin, Etiane Bisognin Rodrigues, Kátia Fogaça Martins |
COMPREENSÕES DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO RELATIVAS AOS PROCESSOS DE CONHECER E ENSINAR MATEMÁTICA | Sem título |
Luis Sebastião Barbosa Bemme, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Greice Scremin |
“REPRESENTATIVIDAD DE LA COMPLEJIDAD DEL OBJETO MATEMÁTICO” COMO UN INDICADOR DE IDONEIDAD EPISTÉMICA DE UN PROCESO DE INSTRUCCIÓN | |
Vicenç Font, Adriana Breda |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: reflexões a partir de projetos de intervenção pedagógica no estágio curricular supervisionado | |
Vanessa Amélia da Silva Rocha, Roseli Araujo Barros, Pablinny Ribeiro Bonfim Lima |
A PLATAFORMA E-PROINFO: UMA VIVÊNCIA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Jussara Brigo |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR SOB A LUZ DOS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO | |
Lucas Diego Antunes Barbosa, Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima |
CONTRIBUIÇÕES DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Pedro Augusto Pereira Borges |
FORMAÇÃO DO PROFESSOR INDÍGENA: EM DEBATE O PAPEL SOCIOPOLÍTICO DA MATEMÁTICA | |
Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Bruna Larissa Cecco |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
NARRATIVAS DE PROFESSORES FORMADORES QUE ATUAM NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS | |
Josane Geralda Barbosa, Celi Espasandin Lopes |
PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS COM TECNOLOGIAS | |
CAROLINA CORDEIRO BATISTA, INGRID CORDEIRO FIRME, ROSA MONTEIRO PAULO |
PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DOS SABERES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Marcos Aurélio Alves e Silva, Tânia Maria Goretti Donato Bazante |
UM ESTUDO COMPARATIVO EM RELAÇÃO ÀS ESTUFAS CONVENCIONAIS E ELÉTRICAS NA SECAGEM DE FOLHAS DE FUMO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Glaucia Cabral Moraes, Luciana Elisa Tornquist, Rafael Winicius Winicius da Silva Bueno |
UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE | |
Maria Lucia Carvalho Fontanini, Bruna Bruniera, Fabiane Christine Gimenes, Kelly Rodrigues Araujo |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA MEDIADA PELAS TICs NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS | |
MARCOS JOSÉ PEREIRA BARROS, IDEMAR VIZOLLI |
CONCEPÇÃO DOS LICENCIANDOS SOBRE O CURSO: DAS EXPECTATIVAS À SALA DE AULA | |
Lélia de Oliveira Cruz, Arno Bayer |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PNAIC: REFLEXÃO E MUDANÇA NAS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA | |
Roberta Schnorr Buehring, Juliane da Cruz de Castro |
ENSINO DE MATRIZES NUMÉRICAS NO ENSINO MÉDIO: O IMPACTO NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS | |
Thiago Barbosa Guedes, Aline Olveira Lemos, Katia Eliana Gonçalves Ferreira, Silvia Regina Vieira da Silva |
PIBID: UMA LIGAÇÃO ENTRE A GRADUAÇÃO E A DOCÊNCIA | |
silvia machado, Magda Neves da Silva, Lorens Estevan Buriol Siguenas |
OFICINAS DE JOGOS MATEMÁTICOS: Pibid como possibilidade de troca de saberes | |
Lorens Estevan Buriol Siguenas |
UMA PROPOSTA DE ENSINO DO TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Rosemeire de Fatima Batistela |
USOS/SIGNIFICADOS DE GEOMETRIA MOBILIZADOS POR ESTUDANTES NA FORMAÇÃO INICIAL | |
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Anna Regina Lanner de Moura |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um olhar a partir do estágio curricular supervisionado | |
Ana Carolina Evangelista Sousa, Roseli Araújo Barros |
Avaliação em Educação Matemática
RECUPERAÇÃO EM MATEMÁTICA: AVALIAÇÃO EM DUAS FASES | |
Ademir Basso |
A BUSCA POR VALOR DESCONHECIDO EM QUESTÕES DA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva |
ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS SOBRE O DESEMPENHO DE ESTUDANTES NA PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA | |
Vinicius Carvalho Beck, João Alberto da Silva, Cristina Cavalli Bertolucci, Lupi Scheer dos Santos, Fabrício Monte Freitas |
ENEM, SIPEM E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA: DISCUSSÕES ACERCA DA AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA DE 2012 A 2016 | |
Cristina Cavalli Bertolucci, Janice Rubira Silva, Paola Reyer Marques |
AVALIAÇÃO DA XXXII FEIRA CATARINENSE DE MATEMÁTICA: ASPECTOS ESTRUTURAIS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS | |
Vilmar José Zermiani, Iraci Müller, Carlos Efrain Stein, Vilmar Ibanor Bertotti Junior |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
LITERATURA E MATEMÁTICA: EXISTE LÓGICA NO PAÍS DA MARAVILHAS? | |
Diana Patricia Ferreira de Santana, Neide Biodere |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
ETNOMATEMÁTICA NO GARIMPO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Freudson Dantas Lima, Francisco Assis Bandeira |
MODELAGEM MATEMÁTICA E UM MUSEU INTERATIVO: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | |
Everlise Sanches Brum, Silvana Pinto Saggiono, Bruno da Silva Oliveira, Isabel Cristina Machado de Lara |
Sequências textuais na expressão do processo de Modelagem Matemáticade estudantes do Ensino Médio | |
MORGANA SCHELLER, Danusa de Lara Bonotto |
DESAFIO AOS MONITORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS | |
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Pedro Manuel Baptista Palhares |
PROFESSORES DO ENSINO BÁSICO VIVENCIANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Eliane Bihuna de Azevedo, Elisandra Bar de Figueiredo, Marcos Manuel da Silva |
O PLANEJAMENTO DE UMA TAREFA DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATERIALIZADO NOS TEXTOS DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Danusa Lara Bonotto, Morgana Scheller, Valderez Marina do Rosário Lima |
Currículo e Educação Matemática
REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Raquel Taís Breunig |
Educação Matemática e Inclusão
O CONCEITO DE NÚMEROS INTEIROS E A CONTEXTUALIZAÇÃO GEOMÉTRICA QUE ENVOLVE SUAS OPERAÇÕES NUMÉRICAS - Uma construção para duas turmas do 8º ano do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) | |
Raquel Tavares Scarpelli de Araujo Moreira, Rosana Gomes Bernardo |
COMUNICAÇÃO ATIVA NA LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS ENVOLVENDO MATEMÁTICA PARA JOVENS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | |
Jorge Brandão, Denize Silveira |
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS | |
Cátia Luana Bullmann |
CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPO COM UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA | |
Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm |
RESOLUÇÃO GRÁFICA DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES DO PRIMEIRO GRAU: A EXPERIÊNCIA DE ENSINAR UM ALUNO CEGO | |
ELEN GRACIELE MARTINS, Barbara Lutaif Bianchini |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS: BALANÇO DAS TESES E DISSERTAÇÕES EM ÂMBITO NACIONAL NO PERÍODO DE 1985-2000 | |
Fernanda Silva Baú, Emerson da Silva Ribeiro, Eliana Alves Pereira Leite, Moab Marques da Silva |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
A DETERMINAÇÃO DE ESPAÇOS AMOSTRAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMBINATÓRIOS NA EJA | |
Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
ATIVIDADES DE COMBINATÓRIA EM LIVROS DA EDUCAÇÃO PRIMÁRIA CHILENA | |
Cristiane de Arimatéa Rocha, Danilo Díaz Levicoy, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba |
CONSTRUINDO O PERFIL DA TURMA: UM ESTUDO SOBRE GRÁFICOS NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Clarissa Coragem Ballejo, Lori Viali |
VIVÊNCIA DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM | |
Mauren Porciúncula, Alessandra Abade da Cruz, Milena Ruas Marques, Pedro Henrique Barcarolo |
Mesas Redondas
LOS PROFESORADOS UNIVERSITARIOS DE MATEMATICA | |
Teresa Braicovich |