Minicursos
DOBE E REDOBRE: PARALELISMO E PERPENDICULARISMO COM O ORIGAMI | |
Silvania Couto Conceição, Wellington Rabello Araújo, Rosana Catarina Rodirgues Lima, Carlos Miguel Silva Ribeiro |
Criptografia: Evolução histórica e aplicação na função afim e sua inversa | |
Lívia Azelman de Faria Abreu, Ramon Chagas Santos, Silvana Leal da Silva, Karina França Bragança |
UMA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE PROBABILIDADE COM SUPORTE DO EXCEL® | |
José Ronaldo Alves Araújo, Caio Cesar di Gesu Janguas, Armando Quarezemin Quilichini |
A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS POR MEIO DA LIBRAS. | |
Fabiane Carvalho Bohm, Thaís Philipsen Grützmann, Heniane Passos Aleixo |
A UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DOS CONHECIMENTOS ARITMÉTICOS: DESVELANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA DA MATEMÁTICA E DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | |
Daniela Maria de Almeida, Vanessa Tarouco, Kássia Anita de Freitas Rodrigues Ferreira |
MC_EXPRESSÕES ALGÉBRICAS: REFLEXÕES SOBRE SEU ENSINO | |
SANDRA MARA MARASINI, Henrique Schons Assumpção, Janaína Sagiorato Suptitz, Rafael Andrioli da Rosa |
O USO DE DOBRADURAS NO ESTUDO DA GEOMETRIA PLANA | |
Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
A ARTE QUE REVELA A BELEZA MATEMÁTICA | |
Rosana de Andrade Araujo Pinto, Kairo Victor Neves Ferreira de Olinda |
“E AGORA, O QUE DEVO DIZER AO MEU ALUNO?”: INTERPRETANDO RESPOSTAS, CONSTRUINDO SIGNIFICADOS | |
Milena Soldá Policastro, Alessandra Ribeiro Alemeida |
EXPLORANDO A GEOMETRIA ESPACIAL COM GEOGEBRA | |
Celina Aparecida Almeida Pereira Abar |
O CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA: REFLEXÕES E DISCUSSÕES DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Elion Souza da Silva, Fabiana Chagas Andrade, Jefferson Araujo Santos, Stephenson Luiz da Silva |
DEMONSTRAÇÃO DIDÁTICA – A PIRÂMIDE E SEU VOLUME | |
Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Emanuel Gomes Lourenço, Francisco Aldrin Armstrong Rufino |
Pôsteres
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NO IFFLUMINENSE CAMPUS CAMPOS CENTRO | |
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Vanice da Silva Freitas Vieira, Adriele Cabral de Oliveira |
ANÁLISE DE COLEÇÕES DIDÁTICAS SOB O VIÉS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA | |
Auriluci Carvalho Figueiredo, Michel da Costa, Mariana Carolina Assis |
APRESENTANDO A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO SUPERIOR COM FOCO HITÓRICO | |
Valeria Rosado Pinheiro, Gracielle Antunes de Araújo, Luciano de Oliveira Santos |
UM PANORAMA DAS PESQUISAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL REALIZADAS NO PARANÁ | |
Eliane Maria de Oliveira Araman |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A INCLUSÃO DE DEFICIENTES VISUAIS | |
Daniele Amaral, Débora Pereira Laurino |
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA | |
Gracielle Antunes Araújo, Fabiana Ferreira Santana, Valéria Rosado Pinheiro |
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR | |
Gracielle Antunes de Araújo, Valéria Rosado Pinheiro, Adelino José dos Santos |
LABORATÓRIO DIGITAL DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA PARA CURSOS DE LICENCIATURA EM EAD | |
Ursula Tatiana Timm, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa, Clarissa de Olgin Assis, Claudia Lisete Oliveira Groenwald |
O ENSINO DE MATEMÁTICA: O CAMINHO DA MODERNIZAÇÃO | |
Ivonete Pereira Amador, Ricardo Fajardo |
MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: INTERLIGANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Graziela Macuglia Oyarzabal, Nádia Teresinha Schröder, Milena de Sá Almeida |
ATIVIDADES DE FUNÇÕES DO 1º E 2º GRAU COM O GEOGEBRA | |
frank victor amorim, Albérico Texeira Canário de Souza |
Brincando e aprendendo | |
Tuani Bondimann Bertoldo, Edinara da Silva Pereira, Graciele de Borba Gomes Arend, Amanda Denise Nogueira Machado |
O VOLUME DA PIRÂMIDE EM UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA | |
Luis Gustavo Fontoura dos Santos, Sandro Antônio Godeiro de Andrade, Albérico Teixeira Canário de Souza, Antônio Roberto Silva |
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Apreensões mobilizadas no estudo do círculo nos anos iniciais do Ensino Fundamental | |
Priscila Arcego, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
JOGOS, BRINCADEIRAS,ARTE E LITERATURA INFANTIL COMO RECURSOS PARA O ENSINO INCLUSIVO EM MATEMÁTICA | |
Edvonete Souza de Alencar |
RELATO E ANÁLISE DE EXPERIÊNCIA: A MATEMÁTICA NO BRINCAR DE CONFECCIONAR ROUPAS | |
Dulce Stela Schramme, Thais Leonardo Rodrigues Silva, Neila Tonin Agranionih |
DESAFIOS MATEMÁTICOS: UM OLHAR PARA INCLUIR NA ESPECIFICIDADE, A LUZ DOS DOCUMENTOS MARISTA. | |
Danielle Caregnatto, Caroline Brandelli Garziera, Mariana de Souza Arieta |
A RESOLUÇÃO DE ALGORITMOS DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO APRESENTADA POR CRIANÇAS COM INDÍCIOS DE DISCALCULIA | |
Isabel Cristina Machado de Lara, João Pedro Neves Frare, Lanúzia Almeida Brum Avila, Letícia da Silva Pimentel |
SABERES E CRENÇAS DE PROFESSORAS POLIVALENTES: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA | |
Luana Leal Alves, Antonio Mauricio Medeiros Alves |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E O JOGO AWALÉ: UMA PRÁTICA EDUCATIVA COM BASE NA ABORDAGEM HISTÓRICO-CULTURAL | |
Joelma dos Santos Rocha Trancoso, Christiane da Silva Assis, Antônio Henrique Pinto, Alex Jordane de Oliveira |
CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MENCIONADOS POR DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Eliane Maria de Oliveira Araman, Jader Otavio Dalto, André Luis Trevisan |
Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental
O JOGO DE GOLFE COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EXPRESSÕES ALGÉBRICAS | |
renata lourinho da silva, Maria José Lopes de Araújo, Josiane da Silva Reis |
ANÁLISE DA RELAÇÃO INSTITUCIONAL ESPERADA PARA O ENSINO DA FATORAÇÃO NUMÉRICA E ALGÉBRICA | |
Míriam Guadagnini, Marlene Alves Dias, Valdir Bezerra dos Santos Júnior |
PIBID/CAPES/UPF 2016: JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
JAQUELINE SIMON, Rafael Andrioli da Rosa, Adrieli Rejane Daronch |
A ESCALA DE CUISENAIRE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: CONSTRUINDO O CONCEITO DA POTÊNCIA DA SOMA | |
Carolina Guimarães, Emanuelle Figueiredo, Ana Mary Almeida |
CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO ENSINO DE EQUAÇÕES DE 1°. GRAU COM UMA INCÓGNITA. | |
Carla Fernanda Siqueira Barreto de Freitas dos Santos, Lívia Ladeira Gomes, Ana Mary Fonseca Barreto de Almeida |
FÁBRICA DE MATEMÁTICA: MARTELOS E PREGOS NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA | |
Camila Aliatti |
Um palpite inteligente: incentivando a estimativa em sala de aula | |
Karina França Bragança, Ramon Chagas Santos, Jonas Miranda Vilamar de Souza, Ana Paula Rangel de Andrade |
A CONCEPÇÃO DE ÂNGULO EM ALUNOS DOS 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL AO ESTUDAREM CINEMÁTICA | |
Juliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto |
ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA: UMA POSSIBILIDADE PARA A AULA DE MATEMÁTICA | |
Marcos Vinícius dos Santos Amorim, Luciano Feliciano de Lima |
AS INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO ENSINO DO TEOREMA DE PITÁGORAS | PDF () |
Gerson Scherdien Altenburg, Cristina Franz Strelow, André Luis Andrejew Ferreira |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL | |
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato, Antonio Henrique Pinto |
NO CAMINHO DA GEOMETRIA OU A GEOMETRIA PELO CAMINHO? | |
Susilene Garcia da Silva Oliveira, Juliana Alves de Souza |
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E ANALISADA SOB A ÓTICA DAS ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS DA MEC/OCDE | |
Suziane Dias Almansa, Rita de Cássia Pistóia Mariani |
O ENSINO DE FRAÇÕES ATRAVÉS DO USO DE MATERIAL DIDÁTICO MANIPULÁVEL E DE RECURSO TECNOLÓGICO | |
MAIARA ANDRESSA STREDA, ROSI KELLY REGINA MARMITT, Lucilaine Abitante Goin |
Educação Matemática no Ensino Médio
O ENSINO DA TRIGONOMETRIA POR MEIO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS E DO SOFTWARE GEOGEBRA | |
Tamires Holz Gehrke, Rogério Burkert, Gerson Altenburg |
APRENDENDO MATRIZES: UM ESTUDO CONTEXTUALIZADO E DINÂMICO COM UM JOGO DE TABULEIRO. | |
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Lívia Azelman de Faria Abreu, Ranna de Jesus Ambrosio |
PROPOSTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA COM MATERIAIS CONCRETOS EM UMA TURMA DA EJA | |
Magda Campos Barbosa, ANA CRISTINA GOMES DE JESUS, Maxwell Gonçalves Araújo, Franciane José da Silva |
O MÉTODO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA JIGSAW E O USO DE DOBRADURAS NA INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO DE POLIEDROS | |
Ciandra Augusta de Araújo |
A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE FORMIGA (MG) | |
Lúcia Helena Costa Braz, Marina Andrade Alves da Silva |
ENFOQUE ONTOSEMIÓTICO: UMA ANÁLISE EPISTÊMICA SOBRE ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NO ENSINO MÉDIO | |
Luísa Silva Andrade, Carmen Teresa Kaiber |
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: INVESTIGAÇÃO SOBRE AS DIFICULDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM | |
Marina Andrade Alves da Silva, Lúcia Helena Costa Braz |
GEOMETRIA ESPACIAL: UM OLHAR CRÍTICO PARA AS EMBALAGENS | |
Letícia Carvalho Maciel, Letícia Viveiros de Souza, Lucas Franco Belém de Freitas, Ranna de Jesus Ambrosio |
O ensino de função através do jogo “Máquina de Função”: uma abordagem dialógica e investigativa | |
Daniel Antonio Silva de Araujo, Marielle Moura Oliveira, João Carlos Barros Monteiro, Sara Gomes Cordeiro de Faria |
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DO PRIMEIRO E DO SEGUNDO GRAUS, COM O SOFTWARE GEOGEBRA, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM DIALÓGICA E INVESTIGATIVA | |
Luciano Feliciano de Lima, Valdiron Robson Ferreira de Sousa, Matheus Souza Amorim |
TABULEIRO TRIGONOMÉTRICO: JOGOS MATEMÁTICOS PARA ENSINO MÉDIO | |
Nair Rodrigues Souza, Thayane Amaral do Nascimento |
LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio | |
Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini |
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATRIZES | |
Pedro Gurgel Moraes, Andreilson Oliveira da Silva, Elionardo Rochelly Melo de Almeida, Odacir Almeida Neves |
Educação Matemática no Ensino Superior
ENSAIOS: INTEGRANDO VÍDEOS E DEMONSTRAÇÕES MATEMÁTICAS | |
Marcelo Batista de Souza, Rúbia dos Santos Amaral, Marcelo de Carvalho Borba |
Educação Matemática, Tecnologias Informáticas e Educação à Distância
VIDEOAULAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA | PDF () PDF |
Ketelyn Paravidini Vieira, Gilmara Teixeira Barcelos, Tiago Destéffani Admiral |
A UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Caroline Maffi, Diego De Vargas Matos, Lanúzia Almeida Brum Avila, Thaísa Jacintho Müller |
CULTURA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO DE GEOMETRIA: UM ESTUDO ETNOMATEMÁTICO FRENTE AO USO DA TECNOLOGIA DIGITAL | |
Gerson Scherdien Altenburg, André Luis Andrejew Ferreira |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA E PRODUÇÃO DE VÍDEOSNO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUADRILÁTEROS E TRIÂNGULOS | |
Anelise Pereira Baur, Leandra Anversa Fioreze |
O USO DE ALGORITMOS DE SIMILARIDADE PARA CONCORDÂNCIA DAS ANÁLISES DE ERROS DE TAREFAS MATEMÁTICAS | |
Antonio Sergio Abrahão Monteiro Bastos, Jose Carmino Gomes Junior |
FUNÇÃO DO 1° GRAU NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES, COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA, ATRAVÉS DE SMARTPHONES E TÁBLETES. | |
Frank Victor Amorim |
História da Matemática, História da Educação Matemática e Cultura
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ESTUDO DE EQUAÇÕES QUADRÁTICAS: CONTRIBUIÇÕES DE RENÉ DESCARTES | |
Fernanda Manhães Santos, Ingrid Suély Queiroz da Silva, Ana Paula Rangel de Andrade |
CECY CORDEIRO THOFEHRN: uma professora e autora gaúcha | |
Francine Fernandes Araujo, Circe Mary Silva da Silva |
QUESTIONAMENTOS SOBRE O ENSINO DE CÁLCULO MENTAL | |
Monica Flugel Alves |
Formação de Professores que Ensinam Matemática
MONITORIA DE MATEMÁTICA: UMA BELA INICIAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE | |
JADER LEONARDO RODRIGUES DELLA FLORA, Mateus Pozzebon Borges, Graciele de Borba Gomes Arend |
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS | |
Jaqueline Molon, Mariana Lima Duro, Carina Loureiro Andrade |
DO CONHECIMENTO DO CONTEÚDO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO: CONTRIBUTOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE COMPARTILHADA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | |
Marnei Luis Mandler, Maria Alexandra Oliveira Gomes, Aruana do Amaral |
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA, O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PARTICIPANTES DO GETEMA | |
André Gustavo Oliveira da Silva, Fabio Luis Baccarin, Leticia Barcaro Caleste Omodei, Lucineide Keime Nakayama Andrade |
LETRAMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Ana Beatriz Chiste Cruz, Kamylla Canalli, Neila Tonin Agranionih |
O APRENDER COM E SOBRE A LINGUAGEM ESCRITA NO ESPAÇO DE FORMAÇÃO ACADÊMICO-PROFISSIONAL DO PIBID MATEMÁTICA: SENTIDOS CONSTRUÍDOS PELOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO | Sem título |
Liliane Silva Antiqueira, Celiane Costa Machado |
PROCESSO DE ESCOLHA DOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO E DOS SABERES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Marcos Aurélio Alves e Silva, Tânia Maria Goretti Donato Bazante |
PROFESSORES POLIVALENTES: QUAIS CONCEPÇÕES SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA CARREGAM CONSIGO? | |
José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
UM OLHAR SOBRE O CONHECIMENTO GEOMÉTRICO DE ALUNOS DA LICENCIATURA SOB A ÓTICA DA TEORIA DE VAN HIELE | |
Maria Lucia Carvalho Fontanini, Bruna Bruniera, Fabiane Christine Gimenes, Kelly Rodrigues Araujo |
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR | |
Ney David Veloso, Rossano André Dal-Farra, Mariana Mostardeiro de Aguiar |
CONHECIMENTO MATEMÁTICO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS: UM CASO DE ESTIMAÇÃO DE(E) MEDIDA DE COMPRIMENTO | |
Alessandra Rodrigues Almeida, Milena Soldá Policastro, Silvania Couto, Miguel Ribeiro |
RELATO DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II NO ENSINO DA MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL EM TUPANCIRETÃ-RS | |
Andreza Cavalheiro da Costa, Graciele de Borba Gomes Arend |
Avaliação em Educação Matemática
UMA REFLEXÃO A CERCA DOS ERROS COMETIDOS PELOS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA NAS AVALIAÇÕES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
REFLEXÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA EM CURSOS SUPERIORES | |
Karly Barbosa Alvarenga, Marger Viana |
Processos Cognitivos e Linguísticos em Educação Matemática
CONGRUÊNCIA SEMÂNTICA EM RAYMOND DUVAL: OLHARES EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Jeremias Stein Rodriguês, Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |
A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM NA APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UM ESTUDO NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL | |
Marcia Azevedo Campos, Ivana Paula Ferraz Andrade |
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ESTRATÉGIA DO USO DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA | |
André Ricardo Lucas Vieira, Pedro Paulo Souza Rios, Érica Valeria Alves |
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas
MODELAGEM MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: Um relato com turmas do nono ano do Ensino Fundamental | |
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Mariane Aguirre Arcamendia, Claudia Carreira da Rosa |
RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR: COMO A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS AJUDA A DAR RESPOSTAS EFETIVAS PARA A PROBLEMÁTICA DO LIXO? | |
Gislaine Maria Ferreira Matos, Karly Barbosa Alvarenga |
Currículo e Educação Matemática
CURRÍCULO PRESCRITO, CURRÍCULO AVALIADO E O ENSINO DOS NÚMEROS RACIONAIS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | PDF () |
ALESSANDRA CARVALHO TEIXEIRA, NORMA SUELY GOMES ALLEVATO |
ENSINO DE MATEMÁTICA POR COMPETÊNCIAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR | |
Mariana Barbosa Cassiano, Heitor Achilles |
Educação Matemática e Inclusão
CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPO COM UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA | |
Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm |
ENSINO DE MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL: CONTRIBUIÇÕES OUTSIDERS PARA UMA ESCOLA DE ESTABELECIDOS | |
José Wilson dos Santos, Luciane Clementino Pereira Aguillar |
PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS: ALGUMAS POSSIBILIDADES EM RELAÇÃO AO TRANSTORNO DE DISCALCULIA | |
Lanúzia Almeida Brum Avila, Isabel Cristina Machado de Lara |
TRABALHANDO COMPRIMENTO DA CIRCUNFERÊNCIA COM DEFICIENTE VISUAL | |
Wagner Dias Santos, Cassiano Amorim |
ENSINO DE FRAÇÕES PARA CEGOS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | |
Rogério de Aguiar, Silvia Teresinha Frizzarini, Luí Felippe da Silva Bellicantta Molloss |
Ensino de Estatística e Probabilidade e Educação Ambiental
AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma abordagem sob o “olhar” da resolução de problemas | |
Manoel dos Santos Costa, Norma Suely Gomes Allevato |
Mesas Redondas
PROVOCAÇÕES SEMIO-COGNITIVAS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES CEGOS EM MATEMÁTICA | |
Daiana Zanelato dos Anjos, Méricles Thadeu Moretti |