Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA E CIÊNCIAS: INTERLIGANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Graziela Macuglia Oyarzabal, Nádia Teresinha Schröder, Milena de Sá Almeida

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A matemática está presente em nosso dia a dia, mas a escola a torna uma matéria escolar e, enquanto tal, uma área do conhecimento desconectada da vida e da alegria em aprender. Se essa realidade no Ensino Fundamental já é preocupante, questiona-se ainda mais em relação à presença aleatória da matemática nas proposições didático-pedagógicas de docentes na Educação Infantil. Considera-se que os conceitos iniciais da matemática devam ser bem explorados na primeira etapa da educação básica, tais como classificação, seriação e quantificação, pois assim contribuirão para a conservação do número e o pensamento lógico-operatório da criança. Além disso, com o intuito de formar-se as novas gerações preparadas para enfrentarem a complexidade da nossa realidade, faz-se necessário oportunizar situações de ensino e de aprendizagem que mantenham relações entre as diferentes áreas do conhecimento. Portanto, será apresentado neste trabalho o exemplo de um Projeto realizado com uma turma de Educação Infantil, com crianças de 5 e 6 anos, em uma Escola Municipal de Educação Infantil na cidade de Triunfo/RS, no qual, partindo de um problema envolvendo a área de ciências naturais e sua relação com o cotidiano dos alunos, foi possível relacionar conteúdos de diferentes áreas, com destaque para a matemática, pouco trabalhada objetivamente pelo professor da turma antes da chegada da estagiária do curso de Pedagogia que desenvolveu essa nova abordagem com a turma. A análise dessa proposição pedagógica mostra que o Projeto incentiva tanto a reflexão, por parte do professor, em relação à sua experiência docente e as capacidades e necessidades das crianças, quanto proporciona à criança ser um sujeito ativo, curioso e agente transformador de sua realidade.


Texto completo: PDF