Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
1ª OLIMPÍADA DE RACIOCÍNIO MATEMÁTICO DA ESCOLA FRAGA NA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Carla Rosane Fadanni

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O Ensino da Matemática vem sofrendo grandes modificações nos últimos anos. Boavida (1992) Estudos e pesquisas realizadas na área da Matemática apontam que esta disciplina é efetivamente importante na formação de indivíduos e sua inserção social. Nesse sentido, um insucesso em Matemática significa, muitas vezes, um fracasso não apenas na vida escolar, mas na própria condição de cidadão. Nesse sentido, destaca-se a 1ª Olimpíada de Raciocínio Matemático da Escola Fraga (ORMEF), realizada no município de Portão/RS com o objetivo de contribuir na qualificação do ensino da Matemática descobrindo e estimulando talentos em Matemática. A primeira ORMEF foi realizada em outubro de 2016, nas dependências da referida escola municipal, com a participação de 271 alunos, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, durante seu turno de aula. Além disso, 46 alunos das três escolas municipais foram convidados a participarem da Olimpíada. Foi enviado o regulamento para cada uma destas escolas, aos quais cinco alunos de cada ano, poderiam concorrer. As provas foram aplicadas no início de cada turno (manhã e tarde). As escolas convidadas participaram apenas no turno da tarde. A prova apresentava dez questões, valendo um ponto cada. Bianchini (2015). Os alunos competiram por ano de ensino, ou seja, alunos do 6º ano concorrem somente com alunos do 6º ano, os de 7º ano concorrem somente com alunos do 7º ano e assim por diante. As escolas convidadas fizeram sua inscrição na secretaria da escola. Foram premiados, com medalhas, os três primeiros lugares de cada ano do Ensino Fundamental da Escola Fraga e de cada ano das escolas convidadas, entregues através em uma solenidade na escola Fraga. O sucesso dessa atividade nos conduziu a organizamos este ano a segunda Olimpíada da Escola, pois verificamos que os alunos se sentiram motivados e como é importante repensarmos nossas práticas para melhoria do ensino da Matemática.


Texto completo: PDF