Tamanho da fonte:
EXPLORANDO CONCEITOS DE GEOMETRIA ANALÍTICA EM UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que visou investigar o tema Geometria Analítica no Ensino Médio e as possibilidades didático-pedagógicas de uma proposta metodológica articulada com a teoria dos Registros de Representação Semiótica de Duval para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem deste tema em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizando Tendências Metodológicas para o Ensino e Aprendizagem da Matemática. Apresenta-se a sequência didática desenvolvida e implementada no AVA e os resultados para o conteúdo de circunferência. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa. Os resultados apontam que os alunos, em geral, demostraram habilidades matemáticas que requer a aprendizagem deste conteúdo à medida que realizavam estudos e testes adaptativos com os recursos desenvolvidos e disponibilizados neste ambiente virtual. Infere-se ser primordial abordagens didático-pedagógicas que mobilizem e articulem diferentes registros semióticos e diferentes tendências metodológicas para o ensino da Geometria Analítica.
Texto completo:
PDF