Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM NÚMEROS INTEIROS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ancilla Dall’Onder Zatt

Última alteração: 04-09-2017

Resumo


A vida e a Matemática se deparam com algo em comum quando um problema se apresenta: a necessidade de pensar uma solução. Esse pensar se solidifica quando há uma base conceitual, isto é, conhecimentos prévios que incluem o cálculo e a persistência na busca da solução. O questionamento que se faz é como os alunos do sexto ano do Ensino Fundamental solucionam problemas matemáticos, envolvendo operações com Números Naturais e, se existe uma base conceitual no desempenho destes estudantes. O tema é relevante pelas circunstâncias que envolvem os alunos desse ano escolar, pelo processo didático dos professores no ensino/aprendizagem, pelas perspectivas de aprimoramento docente e pelos objetivos convergentes dos professores municipais, pesquisadores (ULBRA)[1] e Secretaria Municipal de Canoas. Os professores de Matemática participantes do projeto propuseram-se a ações de seleção, análise, resolução e aplicação, aos seus alunos de problemas matemáticos, envolvendo leitura e interpretação/representação de gráficos e operações com Números Naturais adequados ao currículo do sexto ano do Ensino Fundamental. O objetivo do estudo concretizou-se na análise dos resultados que possibilitou verificar sucessos e carência a serem superadas no ensino/aprendizagem, desse ano escolar, do Ensino Fundamental descritas em sequência. apresenta-se o projeto desenvolvido no pós-doutorado esenvolvido no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ci~encias e Matemática (PPGECIM) da ULBRA/Canoas.


[1] Coordenação da Dra. Cláudia Lisete Oliveira Groenwald.


Texto completo: PDF