Última alteração: 05-10-2017
Resumo
Este artigo tem como pretenção levar o leitor a refletir a respeito dos objetivos do ensino secundário no território brasileiro, entre os anos de 1890 e 1930. Tal objetivo de nenhuma forma pretende enculcar áqueles que o ler o pensamento de que tais levantamentos históricos de alguma forma podem predizer o futuro ou até mesmo melhora-lo. Nossa humilde intenção se baseia apenas em trazer elementos para conhecimento e reflexão de fatos vividos, e assim termos ferramentas que possibilitem entendermos os efeitos das ações já realizadas. Este trabalho esta diretamente vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME) e utiliza como referencial teórico e metodológico os escritos de Marc Bloch (2001; 2002) e Le Goff (1999; 2003) juntamente com as ideias de André Chervel(1990) referentes a Disciplinas Escolares. Pode-se obsevar que no período em que propomos nosso estudo, foram realizadas seis reformas educacionais no ensino secundário brasileiro, ficou evidente as mudanças ocorridas no decorrer da educação secundária, em certo período com objetivo claro voltado a uma preparação aos estudos posteriores, em outros uma preparação a educação profissional e também como uma preparação para plena participação na sociedade. Em ambas as reformas a presença da disciplina escolar de Matemática foi confirmada em alguns casos com carga horária maior que em outros.