Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho apresenta uma investigação sobre as percepções de licenciandos em Pedagogia em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Participaram desta pesquisa vinte estudantes que cursavam uma disciplina de Matemática no curso de Pedagogia. Para avaliação das percepções sobre o que é Matemática, para que serve a Matemática e quais os sentimentos envolvidos em relação à Matemática, os estudantes responderam a um questionário com perguntas abertas. As análises às respostas foram realizadas utilizando a técnica de análise de conteúdo, resultando em categorias e subcategorias de discussão. Assim, observaram-se aspectos relacionados à Matemática como ciência do cotidiano, para resolução de problemas. Além disso, também evidenciaram-se percepções acerca da Matemática enquanto potencial para inserção do indivíduo no mundo e para a ressignificação de conhecimentos. Quanto aos sentimentos, em sua maioria, tratam-se de reações positivas como o apreço pelo conhecimento e prazer em ensinar e aprender. Conclui-se, portanto, que os licenciandos consideram a Matemática como conhecimento fundamental para o estabelecimento de relações com o mundo, apesar dos desafios e dificuldades relatadas.