Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
REFLEXÕES DE CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Ariel Wesley Soares, Alexandre Krüger Zocolotti

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta dados sobre uma pesquisa de Iniciação Cientifica realizada num Instituto Federal no contexto de Laboratório de Matemática e formação inicial docente. Este texto aborda algumas ações do estágio supervisionado e de bolsistas do PIBID realizadas no contexto do LEM ou sobre o uso de materiais deste laboratório, e influências para a formação de licenciandos de Matemática. Acompanhamos licenciandos da disciplina de estágio supervisionado II no segundo semestre de 2016 que ministrou a regência a com alunos de uma escola municipal no Ensino Fundamental II utilizando materiais didáticos manipuláveis e atividades realizadas por bolsistas do PIBID até o primeiro semestre de 2017 no LEM. Contam como dados relatos em seminários a partir de áudios e gravações, diário de bordo, formulários de pesquisas após as ações e relatórios escritos. Concluímos que estas ações realizadas vinculadas ao LEM, proporcionaram momentos de reflexões para os licenciandos, tanto na sua formação quanto a respeito do ambiente do laboratório, que poderiam ser diferentes em relação a sala de aula, a dinâmica da relação de respeito do professor e aluno, os obstáculos a serem superados e sobre sua aprendizagem da docência.

Texto completo: PDF