Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O MODELO DE VAN HIELE E A APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA
José Ricardo Ledur, Danielle dos Santos Rodrigues

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma proposta de minicurso, que tem por objetivo propor atividades de Geometria Plana e Espacial, tomando como referência o Modelo de Van Hiele. O modelo de Van Hiele está estruturado em cinco níveis de compreensão, descrevendo características do processo de pensamento, oportunizando avaliar por meio desses níveis e das habilidades descritas em cada um, o grau de desenvolvimento do pensamento geométrico e da aprendizagem adquirida pelos estudantes. Embora o modelo de Van Hiele seja voltado para análise dos conteúdos de Geometria Plana, propomos ampliar a perspectiva do modelo no desenvolvimento de conceitos e propriedades da Geometria Espacial. Logo, através de uma sequência de atividades busca-se alcançar as competências determinadas por cada nível. Serão desenvolvidas atividades com softwares de Geometria Dinâmica, além de construções de objetos geométricos com régua e compasso, bem como uso de materiais concretos. O resultado esperado, neste minicurso, é que os participantes conheçam e se apropriem ainda mais do Modelo de Van Hiele como metodologia de ensino para a Geometria Plana e Espacial, e que consigam utilizar as atividades propostas, bem como construir/ desenvolver novas atividades, usando o modelo de Van Hiele como referência.


Texto completo: PDF