Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Apresenta-se, neste artigo, resultados e reflexões em torno de uma investigação que teve como foco o desenvolvimento e implementação de uma proposta de estudos de recuperação para a Geometria dos anos finais do Ensino Fundamental, sob a perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS). A proposta de estudo desenvolvida buscou retomar conceitos, definições, propriedades e procedimentos pertinentes a Geometria trabalhada ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental. A proposta foi planejada levando em consideração as indicações oficiais para o ensino da Geometria, pesquisas na área e os aportes teóricos do EOS. No que se refere a estrutura dos materiais de estudos, os mesmos foram construídos no Power Point, visando integrar tanto o uso das Tecnologias Digitais, por meio de atividades, jogos online, objetos de aprendizagem, vídeos, animações e uso de softwares, como também, atividades de construção, manipulação e a resolução de problemas. A proposta de estudo foi implementada junto a um grupo de 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do Município de São Leopoldo/RS. A análise dos resultados alcançados foi realizada tomando como referência o EOS, principalmente, na Idoneidade Didática e suas dimensões. As análises produzidas apontam que em geral a proposta atende aos pressupostos estabelecidos pelo EOS. As maiores fragilidades encontram-se nos argumentos, relações e síntese, tanto no que se refere ao material produzido como também nos significados estabelecidos pelos estudantes. Já as dimensões interacionais, emocionais e mediacional atingiram altas idoneidades, em grande parte dos seus componentes e indicadores.