Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
APLICAÇÕES DE DERIVADAS NA PERSPECTIVA SOCIOEPISTEMOLÓGICA
Elisete Adriana José Luiz, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Ricardo A Cantoral Uriza

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Esta comunicação científica apresenta um recorte da tese de doutorado intitulada Derivadas e suas Aplicações em cursos de Engenharia, na Perspectiva da teoria da Socioepistemologia. O objetivo do estudo é investigar uma sequência de atividades, para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos conceitos de Derivadas e suas Aplicações em Cursos de Engenharias no enfoque da Socioepistemologia. O método de pesquisa utilizado é um estudo de caso, que prevê a aplicação de situações problemas com o conceito de Derivadas e suas Aplicações, com um grupo de alunos matriculados em Cálculo Diferencial e Integral I de cursos de Engenharia. A pesquisa será aplicada na instituição de ensino Unidade Central de Educação Faem Faculdades Ltda (UCEFF) na cidade de Chapecó, no estado de Santa Catariana. Apresenta-se a pesquisa realizada com professores de Cálculo da Universidade referida, que investiga a concepção didática desses professores com análise referenciado pela Socioepistemologia e apresenta-se uma situação problema com a temática de pesquisa. Os resultados apontam que os professores desenvolvem o processo de ensino com o mesmo discurso matemático indicado nos livros de Cálculo, não utilizam as tecnologias da Informação nas aulas, as aulas são expositivas.

Palavras chaves: Derivadas e Aplicações. Ensino Superior. Teoria Socioepistemológica. Sequência Didática.

 


Texto completo: PDF