Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente artigo é um recorte de uma investigação que vem sendo produzida no contexto de uma dissertação de mestrado, vinculada à linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), com o tema Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a ser implantada em 2017. A BNCC é uma temática nova para a Educação Básica, com o intuito de conduzir os sistemas educacionais na elaboração de suas propostas curriculares, considerando o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento, de acordo com Plano Nacional de Educação (PNE) e a Conferência Nacional da Educação (CONAE). Assim, a BNCC determina os conteúdos a serem desenvolvidos nas escolas do país, onde 60% dos conteúdos mínimos trabalhados em sala de aula sejam os da BNCC e, os 40% restantes, ficam a critério de cada sistema educacional estadual. A metodologia utilizada, nessa investigação, é de base quali-quantitativa. Os dados obtidos são oriundos de questionários de pesquisa aplicados aos professores de Matemática e, entrevistas estruturadas realizadas com uma amostra de participantes do experimento. Como resultado da pesquisa, destaca-se a constatação em relação a BNCC, as dificuldades enfrentadas, opiniões e ponto de vista encontrados nesse processo pelos professores de Matemática entrevistados.