Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Francis Miller Barbosa Moreira

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este ensaio teórico é parte de uma pesquisa desenvolvida no curso de Licenciatura em Matemática na Universidade do Estado da Bahia – UNEB/Campus X, com o desígnio de realizar estudos e reflexões acerca das tendências em Educação Matemática, em especial da Modelagem Matemática. De modo geral, os processos de ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Matemática tornam-se significativos no momento em que o educando vê a aplicabilidade de determinado conteúdo no seu cotidiano, trazendo para o seu dia a dia o que lhe foi ensinado em ambiente escolar. Portanto, investir em metodologias que encurtam esta distância entre conteúdo e aplicação torna o processo mais significativo, tanto para o educando quanto para o educador. Como sugestão a essa prática, esse artigo aborda bibliograficamente a Modelagem Matemática como metodologia para o ensino que tem como finalidade trazer para a aula de Matemática o estudo e análise de situações problema que sejam do cotidiano dos alunos. Numa perspectiva sócio critica, a Modelagem Matemática assume um posto de construção da consciência social dos alunos. Biembengut, D´Ambrósio dentre outros estudiosos, defensores desse recurso pedagógico, argumentam que a Modelagem quando é precedida de um bom planejamento e preparo do docente, suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem podem corroborar para formação do indivíduo, tornando-o cidadão apto para lidar com as mais variadas situações impostas a ele.

Texto completo: PDF