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UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE RSTUDIO COMO UM MICROMUNDO DE CIÊNCIA DE DADOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Sabe-se que disciplinas como Matemática, Física e Química são vistas com estranheza pelos alunos e público em geral, por diversas razões que vão desde os discursos internalizados de que tratam-se de áreas complicadas, bem como argumentos fundamentados em experiências frustrantes envolvendo as mesmas, contudo, ainda não há consenso quanto a isso. O fato de serem disciplinas que trabalham com ideias abstratas pode colaborar para este estigma.. Conteúdos que envolvam Estatística e Probabilidade estão previstos na última versão da Base Nacional Comum Curricular e, portanto, merecem ser dialogados e abordados com os alunos em sala de aula por métodos e estratégias mais atuais que podem contribuir para contornar estes obstáculos. Neste sentido, trazemos uma sugestão de uma nova visão para esta temática, envolvendo Ciência de Dados que, além dos cálculos já bem conhecidos na aprendizagem de Estatística e Probabilidade, utiliza o moderno aplicativo RStudio como um micromundo na livre exploração de dados disponíveis em bases públicas e criação, análise e interpretação de gráficos a partir desses dados . Neste trabalho, Após a apresentação do gráfico plotado pelo ambiente RStudio, exemplificaremos e discutiremos os resultados obtidos através desta análise com as devidas demonstrações.
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