Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DOS TIPOS DE AVALIAÇÃO A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA
Kevila Cezario de Morais, Francielle Quaresma farias da Silva, Dilza Côco

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente trabalho trata de uma pesquisa de caráter exploratório por meio de uma abordagem qualitativa. Temos por objetivo analisar diferentes conceitos de avaliação e seus pressupostos, identificando suas funções, conceitos e parâmetros e seus diferentes tipos. Temos por objetivo analisar diferentes definições de avaliação e seus pressupostos, identificando suas funções, conceitos e parâmetros. Foram analisados trabalhos de Luckesi e Heydt quanto às definições e métodos de avaliação. A partir dessas informações, será tratado o relato de uma experiência vivenciada nas aulas de matemática de uma turma de primeira série do ensino médio, durante a aplicação de uma avaliação diagnóstica. Algumas respostas das avaliações foram estudadas e examinadas para análise dos conceitos geométricos expostos pelos discentes. A atividade foi aplicada com objetivo de trabalhar os conceitos geométricos e de grandezas que fazem parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Dessa maneira foi possível identificar as defasagens e excedentes desse conteúdo na aprendizagem dos educandos nas séries antecedentes, já que a turma era composta por alunos que cursaram o Ensino Fundamental II em diferentes escolas, e assim, tomar providências quanto ao método que seria utilizado para ensino no conteúdo que viria em seguida no curso de matemática do Ensino Médio.


Texto completo: PDF