Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O USO DE VÍDEOS AULA COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Viviane Espinosa de Carvalho

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: Atualmente a televisão, o vídeo e o celular são tecnologias encontradas em quase todos as casas dos brasileiros, ambos tem extrema importância como recursos educativos, e a grande aceitação das pessoas, em especial das crianças e estudantes. O vídeo tem feito parte cada vez mais nas escolas nos dias de hoje, sendo já incluso como recurso didático e auxilio na aprendizagem dos estudantes. A matemática é uma disciplina onde geralmente os alunos tem dificuldade, sendo este um dos maiores motivos pelo desinteresse, diante disso a busca por novos recursos que torne á torne mais atraente. Nesse sentido, o presente trabalho visa retratar atividades realizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Coronel Pilar, desenvolvidas durante o último trimestre do ano de 2016 com quatro turmas de 1º ano do Ensino Médio visando utilizar dessa tecnologia como auxílio na aprendizagem, onde os estudantes eram os próprios sujeitos, sendo os mesmos responsáveis pela criação das vídeos aula com os conteúdos escolhidos pela professora. As tecnologias na educação estão diante as diferentes formas de ensinar e comunicar, onde os professores estão utilizando como material de apoio para a sala de aula, e o vídeo vem sendo um aliado para tornar a matemática mais simples e agradável. Sendo assim, os meios tecnológicos de comunicação, em especial o vídeo, pode ser usado como recurso para educar, interagir e contribuir para o aprendizado e o conhecimento de nossas crianças, num mundo de tantas transformações.


Texto completo: PDF