Tamanho da fonte:
O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA EM UMA ORGANIZAÇÃO DE ENSINO RESPALDADA NA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste trabalho apresentamos um levantamento bibliográfico das produções sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática em uma organização do ensino respaldada na Teoria Histórico-Cultural (THC), sendo restrita a periódicos nacionais durante os anos de 2007 a 2017. Temos como objetivo olhar para o processo de ensino e aprendizagem de matemática nessa perspectiva teórica, realizando levantamento bibliográfico de artigos publicados em periódicos nacionais que tomem essa temática como referência. Primeiramente, apresentamos nosso modo de proceder na seleção do nosso material a ser analisado nessa pesquisa. Posteriormente, descrevemos, de forma geral, os artigos selecionados e, por fim, analisamos o conjunto de dados levantados. Observamos que a THC é tomada como respaldo teórico de modo a orientar o professor em suas ações e reflexões no processo de ensino e aprendizagem e a Atividade Orientadora de Ensino é tomada como princípio teórico na organização do ensino. As pesquisas realizadas contribuem para o aprofundamento teórico, metodológico e prático dessa perspectiva teórica, não restringindo as reflexões para comprovar teorias já existentes, mas com o intuito de aprofundar as discussões teóricas apresentadas e de transformar a realidade objetiva para uma nova qualidade.
Texto completo:
PDF