Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PRÁTICA DE ENSINO: AUTORIA OU MIMESE?
Marlubia Correa de Paula, Lori Viali, Gleny Teresinha Duro Guimarães

Última alteração: 15-09-2018

Resumo


Este artigo resulta de dados obtidos de um Mapeamento envolvendo a dois eventos. Em um deles a temática Prática de Ensino, tem sido abordada, desde a década de setenta. A pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar como tem sido tratado o termo autoria, no ENDIPE(1979-2015) e no EDIPE (2003-2015). Para conceituar autoria, utiliza-se as ideias sobre função-autor de Michel Foucault (2002). Trata-se conforme Minayo(2013) de uma pesquisa qualitativa, de fontes documentais e bibliográficas que utilizou como sua fonte de coleta de dados, os artigos publicados em atas e anais do ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino) do I ao VXII encontro. E, no EDIPE (Encontro Estadual de Didática e Prática de Ensino), do I ao VI ano de ocorrência. Para isso, foram consultados 4.117 artigos. Como modo de apresentação dos trabalhos selecionados utiliza-se o Mapeamento Teórico de Biembengut(2008). A justificativa desta pesquisa ancora-se no fato de que a autoria, não é um termo encontrado, com facilidade, nos textos que descrevem as práticas de ensino de professores, tanto na Educação Básica, como no Ensino Superior. Do total de artigos analisados, foram encontrados apenas dezessete artigos mencionando o termo autoria, e em nenhum deles, o uso decorreu do reconhecimento dos próprios professores, em relação as suas práticas de ensino. Conclui-se que a autoria em relação as práticas de ensino, apresentadas nestes dois eventos, ainda está por ser construída.