Tamanho da fonte:
CONSTRUÇÃO DE SÓLIDOS PLATÔNICOS COM ORIGAMI A PARTIR DA EXPOSIÇÃO DE UMA PMD
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo de relatar uma oficina realizada com alunos do 9º ano, referente aos Poliedros de Platão. Destacamos as etapas, as características da turma, os desafios e os resultados encontrados. A abordagem da oficina foi feita, de início, a partir da exposição de uma Performance Matemática Digital (PMD), que trazia classificações, exemplos e propriedades dos poliedros platônicos. Após essa etapa, foram apresentados diversos sólidos geométricos que fazem parte do laboratório de matemática, para observação e manuseio dos mesmos. Assim, foi possível identificar diferenças, analisar características, e determinar padrões relacionados às faces, vértices e arestas dos poliedros de Platão. Em seguida, realizou-se como tarefa, a construção de um deles por meio da técnica de origami. A atividade foi aplicada com objetivo de trabalhar os conceitos geométricos que fazem parte de Espaço e Forma dos Parâmetros Curriculares Nacionais, referentes ao segundo ciclo do ensino fundamental. Concluímos, como futuros professores que a utilização de materiais manipulativos na disciplina de Matemática atua como uma ferramenta motivadora e desencadeadora do aprendizado, atraindo o aluno para a sala de aula, o que permite então desenvolver a aplicação e ensino dos conceitos com maior agilidade. Os alunos se sentiram motivados ao manipular os sólidos e também ao construírem de origami o cubo, notamos que estas atividades contribuíram para a construção da visualização e percepção de características e propriedades dos sólidos de Platão, ampliando a visão dos alunos sobre a geometria espacial.
Texto completo:
PDF