Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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REFLEXÕES ACERCA DAS POTENCIALIDADES DO USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
Daiane Leal da Conceição, Michel Hallal Marques

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


A disseminação do uso das Tecnologias Móveis Sem Fio (TMSF), como tabletes e smartphones, em países desenvolvidos ocasionou um crescimento no mercado empresarial de criação de aplicativos educacionais. Entretanto, embora dados de pesquisas nacionais e internacionais apontem o crescimento desse uso pelos estudantes, ainda se observa uma resistência dos professores em utilizar essas tecnologias como um recurso pedagógico na sala de aula e a proibição do uso no espaço escolar. Hoje vários aplicativos voltados a Matemática estão disponíveis para download gratuitamente, onde mostram passo a passo como resolver determinados problemas e desafios, permitindo uma aprendizagem individualizada, em que os estudantes têm a flexibilidade de realizar tarefas no seu próprio ritmo. Diante do exposto acima, a proposta deste minicurso é apresentar as potencialidades de três aplicativos educacionais (Mathematics, Photomath e Geogebra), propondo aos participantes a exploração dos apps através da realização de algumas atividades, com o intuito de criar um espaço para que a comunidade acadêmica, de professores em formação inicial e continuada, possa refletir sobre as potencialidades do uso desses aplicativos educacionais no ensino da Matemática. Esse trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na linha de formação de professores, com o objetivo de investigar as concepções dos docentes que estão em atuação na educação básica, na rede pública de ensino do RS, frente ao uso dessas TMSF na Educação Matemática.

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