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AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE DISCUTEM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO MATEMÁTICO
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho consiste no primeiro movimento de uma pesquisa vinculada ao curso de Pedagogia – PARFOR, na modalidade segunda licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tem como objetivo dialogar com as produções científicas a fim de identificar o que pensam os professores dos Anos Iniciais acerca da alfabetização e do letramento matemático. A investigação qualitativa se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica e teve como fonte as comunicações científicas apresentadas no XI e XII Encontro Nacional de Educação Matemática, no V e VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática e no VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, bem como artigos do sitio SCIELO, no período de 2012 a 2016. Da análise emergiram quatro eixos: Políticas Públicas Educacionais, estudos conceituais, ação pedagógica e compreensão dos professores. O eixo Políticas Públicas Educacionais mostrou que, apesar da proposição orientações teórico e práticas com o objetivo de estabelecer a homogeneidade no processo do alfabetizar matematicamente, os professores continuam desenvolvendo ações pedagógicas pautadas nas experiências vivenciais. Os eixos estudos conceituais e ação pedagógica se complementam e indicam a necessidade da modificação da ação pedagógica como possibilidade para uma melhor competência das crianças nos processos de leitura e de escrita, tanto da língua materna, quanto na linguagem matemática. Por fim, o entendimento dos professores se apresenta da forma antagônica, alguns docentes entendem o ensinar matemática como procedimento estritamente técnico, enquanto outros entendem como um processo complexo que envolve conhecimento matemático e pedagógico. Assim, concluímos que pouco se discutiu a respeito da compreensão dos professores.
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