Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esta investigação está vinculada ao curso de Pedagogia – PARFOR, na modalidade segunda licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como objetivo apresentar a revisão bibliográfica, ainda incipiente, acerca da alfabetização e do letramento matemático. A discussão de alfabetização está pautada no entendimento que este conceito está arraigado a uma concepção de código e ao domínio de técnicas, o que levou a desdobramento que estabeleceram a alfabetização e o letramento como processos distintos. A transposição do conceito letramento para o campo da Educação Matemática fez emergir dois entendimentos, a alfabetização na perspectiva do letramento matemático e a alfabetização e letramento matemático. A primeira entende a matemática como ação pedagógica que possibilita que o sujeito compreenda as organizações sociais e culturais e a segunda percebe a matemática como uma linguagem a ser desenvolvida, em que o ser letrado consiste em compreender as diferentes situações sociais e culturais que a matemática se aplica. Com este ensaio conclui-se que, os dois entendimentos apresentados, a alfabetização na perspectiva do letramento matemáticos e a alfabetização e o letramento matemático, mesmo com bases teóricas distintas, têm o objetivo de proporcionar ações pedagógicas que rompam com o processo de produção de sujeitos heterônomos, que seguem as regras produzidas pelo outro sem questioná-las.