Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS APLICATIVOS MÓVEIS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Gracielle Antunes de Araújo, Valéria Rosado Pinheiro, Adelino José dos Santos

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


alterando de forma intensa seu comportamento, tornando os dispositivos móveis elementos frulcrais para novo modelo de organização social da era digital. A grande audiência dos dispositivos móveis aliadas à praticidade proporcionada na execução de um trabalho, tornaram os aplicativos um dos objetos indispensáveis no cotidiano, seja pessoal ou profissional. Neste sentido, alguns profissionais do Ensino da Matemática têm-se modernizado, buscando adequar a aplicação das ferramentas da nova geração de discentes, conhecidos como “nascidos digitais”. O propósito deste trabalho foi avaliar a utilização da tecnologia como um meio potencializador do processo do ensino e aprendizagem da Matemática na Engenharia Civil. Para isto, investigou-se algumas abordagens sobre ensino e tecnologia para posteriormente analisar os conceitos básicos e a história da matemática em alguns livros de referência para então, aplicá-los no desenvolvimento da solução de problemas no ramo de Engenharia Civil, viabilizando uma melhor compreensão da importância dos conceitos matemáticos e suas aplicações. Foi aplicado uma análise de percepção aos discentes, a partir de um questionário, no qual objetivou-se investigar se a tecnologia digital realmente auxilia no processo de ensino-aprendizagem e como está inserida no meio profissional atual. Como resultado da pesquisa verifica-se que no entendimento dos discentes, as novas tecnologias reiteram a necessidade de estarmos constantemente interagidos com uma sociedade dinâmica e em permanente mutação. Assim, chegou-se a conclusão de que os aplicativos constituem ferramentas essenciais para a forma atual, no que se diz respeito a execução otimizada do processo ensino-aprendizagem, transfigurando-se em uma ferramenta de trabalho essencial na construção de um sistema de ensino.


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