Última alteração: 06-10-2017
Resumo
MATEMÁTICA E HISTÓRIA EM QUADRINHOS NA CULTURA DIGITAL
Rose Mary Kern Martins[1]
Diva Souza Silva[2]
Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo
O presente artigo faz parte de pesquisa em desenvolvimento que tem por objeto de investigação o ensino de Matemática nos anos iniciais aliado ao uso de Tecnologias de Informação e comunicação. Um dos objetivos é analisar como se dá a iniciação dos conceitos de geometria utilizando HQs em suporte digital de forma colaborativa com os alunos. A fundamentação teórica inicial está amparada em Lorenzato (1995) e Calazans (2004). A abordagem metodológica é de base qualitativa, a partir da pesquisa-ação, que é uma forma de ação que planejaremos em caráter educacional com uma classe de alunos dos anos iniciais, a fim de fazer uma reflexão crítica nos fazeres e saberes de ações pedagógicas envolvendo pesquisador e pesquisados na busca de estratégias. Nesse sentido, buscamos respostas para indagações sobre a importância da geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental na forma de apropriação do conhecimento significativo e autonomia na construção de saberes.
Palavras-chaves: Geometria. História em Quadrinhos. Anos Iniciais. Tecnologias.
[1]Mestranda em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia - MG. kkern9@hotmail.com
2 Professora doutora do Curso de Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia – MG. diva@ufu.br
O trabalho foi apresentado com apoio Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (FAPEMIG).