Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este artigo aborda a resolução de algoritmos de adição e subtração apresentada por crianças com indícios de Discalculia. O objetivo é analisar as estratégias utilizadas para a resolução de algoritmos propostos em um teste piloto envolvendo as operações de adição e subtração antes e depois de intervenções psicopedagógicas. Realiza uma análise quantitativa e qualitativa com base nos estudos de Kamii e Vergnaud. Participaram da pesquisa 19 crianças, entre 9 e 13 anos, as quais realizaram o teste, dessas 7 se submeteram a dez horas de intervenções psicopedagógicas e refizeram o teste. Não se detém no detalhamento das intervenções realizadas, o que interessa nesse momento é aferir o desempenho dos sujeitos e analisar a evolução de suas estratégias no pós-teste. Partindo da hipótese de que as crianças do pós-teste obtiveram uma nota superior por terem sido submetidas a um conjunto de dez intervenções psicopedagógicas, o resultado de um Teste de Hipóteses para duas amostras, evidenciou um valor-p inferior a um nível de significância de 5% indicando que há evidências de que as intervenções foram eficazes para um melhora significativa no desempenho das crianças participantes da pesquisa.