Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Com o intuito de introduzir no IFRS – Campus Caxias do Sul a cultura do Dia da Matemática, popularizando a data, além de mostrar aos alunos uma versão da disciplina diferente da qual estão acostumados, desenvolvendo habilidades durante esse processo, os alunos da disciplina de Estágio Supervisionado nas Modalidades de Ensino, do curso de Licenciatura em Matemática, junto com a professora da disciplina, desenvolveram a I Gincana de Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul. Foi optado pelo desenvolvimento de uma gincana devido à possibilidade de unir a competição, o lúdico e a matemática, possibilitando aos alunos uma forma diferenciada e estimuladora de pensar nos conteúdos de matemática e desenvolver formas de resolver problemas expostos durante a atividade. Após a realização da mesma, para avaliação da atividade, foram enviados questionários aos envolvidos na atividade. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e a partir das análises desses questionários, pôde-se concluir que os alunos, de fato, desconheciam o dia da Matemática, além de nunca terem participado de atividades desse gênero. O raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e o espírito de liderança, aspectos pertinentes na vida dos alunos, foram desenvolvidos e os alunos e professores, em sua maioria, classificaram a atividade como positiva e gostariam que a Gincana fosse realizada novamente.