Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A DIREITA DE QUEM? A LATERALIDADE E O REFERENCIAL ESPACIAL PARA CRIANÇAS DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Francielli Aparecida Rocha de Carli, Leila Pessôa Da Costa, Sandra Regina D’Antonio Verrengia, Regina Maria Pavanello

Última alteração: 07-10-2017

Resumo


Resumo: O que os professores entendem por geometria? Quais conteúdos abordam esta área da matemática? Essas foram algumas das questões que motivaram as pesquisas empreendidas pelos GEPEME[1] cujo artigo em pauta apresenta alguns dos resultados obtidos, em especial sobre o ensino e a aprendizagem da lateralidade. O objetivo deste artigo é o de destacar, no processo de ensino e de aprendizagem, a necessidade de se ter um referencial para explorar a localização e a movimentação espacial. Desta forma, o trabalho desenvolvido apresenta outras possibilidades para o ensino da geometria que não se restrinja às noções básicas da geometria euclidiana.

Palavras Chaves: Educação Matemática. Geometria. Lateralidade. Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


[1]GEPEME – Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar.


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