Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INSTRUIR, TREINO E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS
Robson André Barata de Medeiros, Paulo Vilhena da Silva, Janeisi de Lima Meira

Última alteração: 18-10-2017

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar o ensino dos conceitos da matemática escolar e, pela aquisição de sua linguagem, constituída pela escrita de símbolos, que representa um elevado nível de abstração e de caráter universal, de suas técnicas, via treino e repetição de seus conteúdos, o que na atualidade, após a Educação Matemática assumir as rédeas do “ensino” de matemática, passou a ser algo bizarro, opressor e ultrapassado, que promove a formação de indivíduos passivos. Contudo, a repetição, treino e o exercício das técnicas e dos conteúdos matemáticos propiciam a apropriação de seus conceitos, os quais contribuem para o desenvolvimento de níveis mais complexos de pensamento, proporcionando a organização, disciplina, autocontrole, liberdade, autonomia intelectual e criatividade do aluno, que é o defende a Pedagogia Histórico-Crítica

Texto completo: PDF