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REFLEXÕES SOBRE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Última alteração: 05-10-2017
Resumo
As novas propostas curriculares que vêm ocorrendo no Brasil, considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), bem como os resultados das avaliações externas instigam as instituições e profissionais da educação a refletir sobre a estrutura curricular das escolas de Educação Básica, e a importância de discuti-las e reestruturá-las. O presente trabalho considera as vivências da autora como assessora pedagógica de um curso de Formação Continuada de Professores de Matemática realizado por uma das Coordenadorias Regionais de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, considerando as discussões inerentes à reestruturação do currículo de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para que este processo seja significativo, é importante que os professores que atuam nas escolas de Educação Básica realizem o estudo dos documentos oficiais, dos descritores das avaliações externas, dos documentos da escola, e também as novas propostas curriculares da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Este processo está possibilitando a reflexão e discussão por parte dos professores, culminando na reestruturação do currículo escolar. O presente relato identifica este processo inicial de trabalho, possibilitando a reflexão sobre a importância da formação continuada do professor de matemática na perspectiva de problematização de sua prática e de análise crítica de proposta públicas de Educação.
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