Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
PROVINHA BRASIL DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE SOBRE OS DESCRITORES DO TESTE 2 DE 2015
Fabíola Arioli Tomasi, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O trabalho é um recorte da dissertação de mestrado, cujo problema de pesquisa é: Quais as questões e os descritores da Provinha Brasil de Matemática de 2015 que se apresentaram como mais fáceis e mais difíceis pelo resultado do Teste 2 realizado com o 2º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de educação de São Leopoldo/RS? A pesquisa teve uma abordagem de natureza qualitativa e quantitativa, sendo o método de coleta de dados e sua posterior análise caracterizada como método misto. O artigo pretende mostrar aos professores e gestores a importância da análise dos resultados da Provinha Brasil de Matemática a qual fornecem elementos que sirvam como instrumentos de diagnóstico ao professor que ensina matemática nos anos iniciais. Para essa comunicação, trazemos os resultados do Teste 2 da Provinha Brasil de Matemática realizada em novembro de 2015 com 343 testes com alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental de 6 escolas de um município da região metropolitana do RS. Verificamos quais as questões e descritores que apresentaram maiores dificuldades nos eixos Números e Operações, Geometria, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. Pode-se considerar que o Teste 2 apresentou questões com habilidades que devem ser observadas, retomadas e consolidadas pelos professores durante o ciclo de alfabetização a fim de sanar possíveis lacunas de aprendizagem.


Texto completo: PDF