Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
TÉCNICAS DE CONTAGEM – EXPLORANDO POSSIBILIDADES
Maria Eduarda Hojnacki Costa, Raissa de Mello Brunauth, Eduardo Meliga Pompermayer

Última alteração: 29-09-2017

Resumo


Este trabalho descreve uma proposta didática para um minicurso de Introdução ao Pensamento Combinatório, tendo como público-alvo alunos ingressantes no Ensino Médio. Os conceitos abordados serão o princípio fundamental da contagem, fatorial, permutação simples, arranjo simples e combinação simples. O objetivo geral de aprendizagem é permitir que os alunos desenvolvam habilidades para resolver problemas que envolvem os conteúdos deste minicurso e para a aplicação desses conceitos em sua vida escolar ou no cotidiano;além disso, pretende-se incentivar e desenvolver a capacidade de organização, o raciocínio lógico e a criatividade dos mesmos. Este artigo tem como principal objetivo disseminar esta proposta didática, a fim de que a mesma seja utilizada em sala de aula, propiciando ao professor uma ressignificação da prática pedagógica e ao aluno uma ressignificação da sala de aula.

Texto completo: PDF