Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Cláudia Carreira da Rosa, Debora Coelho de Souza

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Neste minicurso apresentamos uma pesquisa que relaciona o uso da Modelagem Matemática como uma estratégia de ensino de Matemática para professores que ensinam matemática, mas que não necessariamente possuem formação na área, como é o caso dos professores que atuam nos anos iniciais. Nosso objetivo, neste minicurso, é mostrar que é possível trabalhar com a Modelagem Matemática em diferentes níveis de ensino, de forma investigativa, aprendendo e ensinando ao mesmo tempo. Usar Modelagem Matemática pode possibilitar ao professor promover discussões ricas, tanto de conteúdos matemáticos quanto da utilização dos mesmos, tornando-os assim mais concreto. Os conteúdos a serem abordados com as atividades de Modelagem Matemática serão adaptados dependendo do nível de ensino dos participantes. Neste contexto, defendemos que capacitar o professor para o ensino de matemática de forma que o mesmo tenha a oportunidade de se renovar e até mesmo de aprender pode levá-lo a refletir sobre sua prática, fazê-lo buscar aprender enquanto ensina e assim melhorar sua atuação em sala de aula e consequentemente melhorar o ensino de matemática.


Texto completo: PDF