Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O ENSINO INTRODUTÓRIO DE ÂNGULOS ATRAVÉS DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS
Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Maiara Bernardino da Silva, Rosângela Araújo da Silva

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este trabalho apresentará experiências didáticas desenvolvidas no estágio curricular supervisionado III, na formação docente na Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Santa Cruz. O mesmo, foi desenvolvido e executado em uma turma com aproximadamente trinta e cinco alunos de 7° ano na Escola Estadual Quintino Bocaiúva, campo de estágio e pesquisa, localizada no Rio Grande do Norte, na cidade de Santa Cruz. Tem-se como objetivo principal apresentar um conteúdo de geometria plana de forma introdutória, mais especificamente ângulos, de uma forma dinâmica, visando auxiliar diretamente e/ou indiretamente o ensino aprendizagem dos alunos. Parte deste trabalho indicará formas de interligar o ensino tradicional do conteúdo já mencionado anteriormente que faz parte da ementa curricular dos anos finais do ensino fundamental e o ensino através de oficinas e atividades em grupo. Buscaremos retratar ainda, algumas reflexões aos graduandos e docentes de Matemática sobre o pensar, o repensar de novas estratégias de ensino que possam tornar as aulas mais compreensíveis, dinâmicas, interessantes e concretas. Finalizaremos apresentando um relato de experiência das aulas ministradas, visando compartilhar todas as experiências adquiridas e mostrar as atividades desenvolvidas para abordar o conteúdo utilizando materiais didáticos manipuláveis.

Texto completo: PDF