Última alteração: 06-10-2017
Resumo
Atualmente a sociedade passa por constantes transformações e a educação necessita de ser reformulada quanto a metodologia de ensino. Diante do avanço tecnológico e das mudanças que vem ocorrendo na forma de ensino, faz-se necessário uma mudança significativa, para que os educadores consigam planejar e desenvolver atividades que venham modernizar o método de ensino tradicional.
Assim, o propósito deste trabalho foi avaliar a utilização de uma plataforma de ensino da matemática como meio otimizador, uma vez que caracterizam-se por possuir uma estrutura dinâmica e auxiliam o professor no que se refere a uma avaliação contínua mais realista e apropriada aos padrões atuais. Aplicou-se este trabalho aos alunos do 9º ano em duas escolas, com o objetivo de mostrar a eficiência do uso da tecnologia digital como ferramenta pedagógica no ensino da Matemática, sendo observado inicialmente que os discentes têm resistência quanto ao ensino da matemática e possuem muitas questões relativamente a importância da disciplina. Com a introdução da tecnologia aliada ao profissional do ensino, os discente se mostraram mais interessados, participativos e com interesse de compreender outros temas além do Teorema de Pitágoras, que era o proposto para o estudo. Chegou-se a conclusão de que a tecnologia digital é uma grande aliada para corpo docente atingir bons resultados, com uma formação didática adequada a forma esperada de ensino atual, uma vez que os discentes necessitam de uma estrutura com ferramentas que se identifique e, principalmente, para que possam reconhecer a Matemática como uma disciplina fundamental para o contínuo desenvolvimento da sociedade.