Tamanho da fonte:
A MATEMÁTICA NA APICULTURA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente estudo objetiva ressaltar a tendência Etnomatemática na perspectiva da Educação Matemática Contemporânea, propondo um ensino a partir dos contextos históricos, econômicos, políticos e socioculturais em que os sujeitos estão inseridos. Neste sentido, pretende-se explorar os conteúdos matemáticos presentes na cultura de criação de abelhas e produção de mel, apicultura, sob um olhar Etnomatemático. Acredita-se na diversificação das aulas de Matemática, muitas vezes tradicionais e descontextualizadas, por meio da Etnomatemática, que enfoca o respeito na pluralidade cultural e nos significados da aprendizagem para a resolução de problemas vivenciados pelo educando no seu cotidiano. Para a elaboração deste estudo apoiou-se nesta metodologia, respaldando-se em teóricos como: D’Ambrósio, Fiorentini e Silva. Optou-se pela investigação da atividade apícola e seu enquadramento no ensino e aprendizagem dos conteúdos curriculares da disciplina de Matemática. Realizou-se uma entrevista com apicultores da empresa Prodapys, localizada na cidade de Araranguá (SC). Com ênfase nos dados obtidos na entrevista, verificaram-se diversos conteúdos que podem ser contemplados no âmbito educacional, tais como a geometria, aritmética, porcentagem e regra de três.
Texto completo:
PDF