Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
RECICLAR, REDUZIR, REUTILIZAR: COMO A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS AJUDA A DAR RESPOSTAS EFETIVAS PARA A PROBLEMÁTICA DO LIXO?
Gislaine Maria Ferreira Matos, Karly Barbosa Alvarenga

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


A Modelagem Matemática com enfoque na Educação Matemática Crítica, proposta por autores como Skovsmose (2001) e Araújo (2009), é vista como uma ferramenta de aprendizagem para a cidadania. Estando ligadas à ações de participação na sociedade, a Modelagem Matemática pode formar para a vida e para a atuação critica na realidade em que vivem. O objetivo desse minicurso é, portanto, mostrar por meio de um exemplo de atividade de Modelagem Matemática, as possibilidades que a mesma tem para uma Educação Matemática Crítica de jovens estudantes do ensino médio. Propomos a investigação matemática sobre a redução do volume de lixo gerado pelo consumo de copos descartáveis durante o evento, abordando situações problema dentro dos domínios do ensino médio. Somado a isso, pretendemos também a partir da socialização dos resultados da atividade, gerar um espaço para reflexão sobre como ocorre o desenvolvimento do pensamento crítico e a aprendizagem matemática em atividades de Modelagem Matemática, entendendo assim suas aproximações à Educação Matemática Crítica.


Texto completo: PDF