Última alteração: 05-10-2017
Resumo
Resumo: O presente artigo partiu de questionamentos feitos à discentes do Curso de Matemática do IFPI Campus Piripiri, relacionados ao cadastramento da Plataforma Lattes, bem como análise da referida página virtual. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma das maiores e mais sólidas estruturas públicas de apoio a ciência, tecnologia e inovação dos países em desenvolvimentos, junto com outras empresas dão bolsas de incentivo a educação e pesquisa como Programa Instituição de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Ciências Sem Fronteira. Para avaliar o currículo dos acadêmicos; foi criada a Plataforma Lattes na qual um dos principais componentes é o Currículo Lattes. Esse currículo é o meio de informação mais importante que utilizamos para conhecermos a formação acadêmica de discentes e docentes cadastrados. Encontramos o histórico e a trajetória de profissionais, isto é, as produções, áreas de atuações, projetos científicos, experiências e participações em congressos e bancas. O Currículo Lattes é muito importante na vida acadêmica, pois os currículos uma vez cadastrado pode ser avaliado e de repente serem convocados a participar de palestras e bancas; além de avaliar o trabalho de discentes e docentes cadastrados, já que todos os dados de suas carreiras constam nesse sistema. Por isso é importante que os acadêmicos sejam cadastrados, além do mais, muitas empresas solicitam o Currículo Lattes em vez do Currículo Vitae. Este currículo é um processo contínuo, ou seja, as mudanças vão ocorrendo de acordo com a vida do acadêmico. Nestes questionamentos observamos que os discentes conheciam a plataforma e cadastravam-se durante aulas da Disciplina Desenvolvimento Profissional, vemos também acessibilidade.
Palavras Chaves: : Currículo Lattes. Acadêmicos. Docentes.