Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
BARALHO DE FRAÇÕES: UMA ALTERNATIVA DIFERENCIADA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Maiara Bernardino da Silva, Gislaynne Maria Ribeiro da Silva, Rosângela Araújo da Silva

Última alteração: 24-10-2017

Resumo


Este trabalho tem como objetivo principal apresentar uma proposta de atividade elaborada para o ensino de soma de frações irredutíveis. Tomando-se como base uma pesquisa bibliográfica acerca do uso de novas metodologias de ensino, foi escolhido o uso de jogos matemáticos, onde pudemos elaborar e confeccionar o jogo denominado “Baralho de Frações”. Para que o respectivo jogo seja utilizado em sala de aula, é necessário que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca de soma de frações. Neste sentido, optamos por trazer um resumo sobre os passos que devem ser seguidos para somar frações, sendo elas de denominadores iguais ou diferentes. Apresentamos também um breve relato sobre o surgimento do conceito de frações, onde foi tomado como base os trabalhos de Cavalieri (2005), Eves (2011) e de Boyer e Merzbach (2012). E, para finalizar, abordaremos a maneira como o jogo foi pensado e confeccionado. Além disso, esclarecemos as regras do respectivo jogo. Apesar do jogo proposto não ter sido levado ainda para sala de aula, tem-se como objetivo levar o trabalho adiante, onde possam ser feitas intervenções em sala de aula, e pretende-se trazer novas propostas de jogos para outros conteúdos além de soma de frações.


Texto completo: PDF