Última alteração: 07-10-2017
Resumo
Novas competências e nomenclaturas estão surgindo e vêm sendo discutidas no ambiente escolar para que a matemática passe por uma transformação de currículo que a torne inclusiva. Tais transições inserem-se também no contexto da educação de surdos, haja visto que no cotidiano da prática de ensino de matemática se torna notório, em função do baixo rendimento de alunos surdos na aprendizagem da matemática, a necessidade de adaptação curricular, porém, em um contexto de salas de aulas regulares. Este minicurso tem como objetivo geral, desenvolver atividades de conteúdos matemáticos diversos usando calculadoras, para facilitar o desenvolvimento do pensamento matemático de alunos ouvintes e surdos. A proposta do minicurso baseia-se na utilização de materiais simples, de baixo custo e de fácil aquisição. Objetivando tornar a disciplina lúdica espera-se que, através do Método de Resolução de Problemas e atividades práticas, a aprendizagem tenha real sentido na vida cotidiana e na cultura surda. Fazendo com que tais atividades se convertam em um incentivo ao professor no sentido de integrar a criatividade no processo de ensino-aprendizagem.