Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ABORDAGEM DOS MÉTODOS ESTATÍSTICOS: UM OLHAR SOB A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO FUTURO ADMINISTRADOR
Fernanda Oliveira dos Santos, Suzi Samá

Última alteração: 11-11-2017

Resumo


O espaço organizacional é complexo, formado por incertezas e circunstâncias diversas devido às muitas variáveis que compõe seu ambiente interno e externo. A Estatística apresenta-se como um método que auxilia o administrador na análise e interpretação dessas variáveis. Destacamos que não basta apenas reconhecer a importância da estatística é fundamental ter o domínio dos diversos métodos de análise e interpretação. Com este entendimento, o presente estudo tem por objetivo investigar de que forma o corpo docente do Curso de Administração aborda e relaciona os conceitos estatísticos com as diversas áreas desta Ciência. Esta pesquisa surgiu em decorrência de estudos, como apresentado por Silva (2017), que apontam que alguns professores tem dificuldade em suprir as dúvidas dos alunos em decorrência da formação deficitária em métodos quantitativos. Vale aqui destacar que muitos docentes que atualmente ministram Estatística no Ensino Superior não possuem formação na área.  Além disso, os futuros administradores tem dificuldade em fazer a ligação da Estatística com sua atuação profissional. Esta dificuldade pode ser explicada por diversos fatores, um deles pelo próprio desconhecimento dos professores de Estatística sobre os fenômenos da área das Ciências Sociais. A presente investigação caracteriza-se como uma pesquisa exploratório-descritiva.   A coleta de dados será realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com os professores e questionário com os estudantes do Curso de Administração. Na análise dos resultados adotaremos uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos, a fim de conhecer melhor o fenômeno investigado (FLICK 2009). Espera-se que os resultados do estudo, em andamento, auxiliem os gestores e professores do referido curso a superar as dificuldades identificadas na compreensão dos métodos estatísticos, bem como identificar formas de promover o ensino contextualizado dos conceitos estatísticos.


Texto completo: PDF